Levantamento global da GACO Auto revela os 15 principais destinos de exportação das maiores marcas chinesas em junho de 2025, com destaque para Brasil, México, Austrália, Rússia e Reino Unido, que absorvem boa parte do crescimento da nova ofensiva asiática no mercado automotivo internacional.
A China segue expandindo sua presença global com marcas como BYD, Chery, Great Wall Motors (GWM) e Geely. De acordo com a GACO Auto, que reuniu dados de vendas em mais de 40 países representando cerca de 90% do mercado global, o crescimento das exportações chinesas segue em ritmo acelerado, com a eletrificação como principal vetor.
BYD mantém liderança entre elétricos e híbridos plug-in
Maior fabricante mundial de veículos eletrificados, a BYD exportou 9.823 unidades para o México, seu principal mercado internacional em junho. O Brasil aparece em 2º lugar, com 8.163 unidades, seguido de perto por Austrália (8.156), Turquia (6.857) e Tailândia (6.796). Marcas como Denza, braço premium da BYD, já dividem espaço com modelos mais populares em mercados como Indonésia, Malásia e Tailândia.
O Reino Unido também desponta como um destino consolidado, com 4.583 unidades recebidas, à frente de países europeus como Espanha, Itália, Alemanha e França.
Chery expande participação com múltiplas submarcas
A Chery, maior exportadora da China em volume total, teve a Rússia como seu principal destino em junho, com 18.866 unidades, divididas entre Chery, Jaecoo, Jetour, Omoda, EXEED, XCITE e KAIYI. O Irã ficou em segundo, com 14.680 unidades.
O Brasil absorveu 5.123 veículos da Chery, sendo 4.742 da marca principal e 381 da Jaecoo. Outros mercados importantes incluem Austrália, Turquia, Reino Unido, África do Sul, Itália e Israel, com destaque para o uso estratégico de marcas locais como DR Motor e EBRO em países europeus.
Great Wall Motors cresce com foco em SUVs e picapes
A GWM exportou 10.433 unidades para a Rússia, com a marca Haval representando 9.176 veículos, reforçando sua liderança em SUVs. O Brasil surge em 3º lugar, com 3.021 unidades recebidas em junho, enquanto Austrália (5.464) e África do Sul (2.288) também mantêm relevância no portfólio internacional da marca.
Outros mercados estratégicos incluem México, Arábia Saudita, Alemanha e Tailândia, com marcas como Tank, WEY e ORA compondo a diversificação da oferta.
Geely reforça atuação com portfólio premium
A Geely, incluindo suas subsidiárias Zeekr, Lynk & Co, Knewstar e BELGEE, teve forte concentração de exportações na Rússia (10.956 unidades), mas também reforçou presença no Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes) e na Europa Ocidental, com exportações para Espanha, França, Alemanha e Holanda.
A marca Zeekr lidera a ofensiva premium elétrica da Geely em países como Tailândia e Holanda, enquanto a Lynk & Co mantém posicionamento jovem e urbano, especialmente na Europa.
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NEV (New Energy Vehicle) – Termo usado para veículos eletrificados, incluindo BEV (100% elétrico), PHEV (híbrido plug-in) e FCEV (célula a combustível).
Submarcas – Estratégia de marketing em que marcas criam divisões com identidade própria, como Jetour (Chery) ou Tank (GWM).
Exportação direta x marca local – Algumas montadoras usam marcas locais, como DR Motor na Itália, para comercializar veículos chineses com apelo regional.