terça-feira, 5 agosto , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Exportações de marcas chinesas surpreendem em junho de 2025 com força no Brasil, México e Austrália

BYD, Chery, GWM e Geely lideram ofensiva internacional com destaque para eletrificados e novos subsegmentos

Levantamento global da GACO Auto revela os 15 principais destinos de exportação das maiores marcas chinesas em junho de 2025, com destaque para Brasil, México, Austrália, Rússia e Reino Unido, que absorvem boa parte do crescimento da nova ofensiva asiática no mercado automotivo internacional.

A China segue expandindo sua presença global com marcas como BYD, Chery, Great Wall Motors (GWM) e Geely. De acordo com a GACO Auto, que reuniu dados de vendas em mais de 40 países representando cerca de 90% do mercado global, o crescimento das exportações chinesas segue em ritmo acelerado, com a eletrificação como principal vetor.

- Publicidade -

BYD mantém liderança entre elétricos e híbridos plug-in

Maior fabricante mundial de veículos eletrificados, a BYD exportou 9.823 unidades para o México, seu principal mercado internacional em junho. O Brasil aparece em 2º lugar, com 8.163 unidades, seguido de perto por Austrália (8.156), Turquia (6.857) e Tailândia (6.796). Marcas como Denza, braço premium da BYD, já dividem espaço com modelos mais populares em mercados como Indonésia, Malásia e Tailândia.

O Reino Unido também desponta como um destino consolidado, com 4.583 unidades recebidas, à frente de países europeus como Espanha, Itália, Alemanha e França.

Chery expande participação com múltiplas submarcas

A Chery, maior exportadora da China em volume total, teve a Rússia como seu principal destino em junho, com 18.866 unidades, divididas entre Chery, Jaecoo, Jetour, Omoda, EXEED, XCITE e KAIYI. O Irã ficou em segundo, com 14.680 unidades.

- Publicidade -

O Brasil absorveu 5.123 veículos da Chery, sendo 4.742 da marca principal e 381 da Jaecoo. Outros mercados importantes incluem Austrália, Turquia, Reino Unido, África do Sul, Itália e Israel, com destaque para o uso estratégico de marcas locais como DR Motor e EBRO em países europeus.

Great Wall Motors cresce com foco em SUVs e picapes

A GWM exportou 10.433 unidades para a Rússia, com a marca Haval representando 9.176 veículos, reforçando sua liderança em SUVs. O Brasil surge em 3º lugar, com 3.021 unidades recebidas em junho, enquanto Austrália (5.464) e África do Sul (2.288) também mantêm relevância no portfólio internacional da marca.

Outros mercados estratégicos incluem México, Arábia Saudita, Alemanha e Tailândia, com marcas como Tank, WEY e ORA compondo a diversificação da oferta.

- Publicidade -

Geely reforça atuação com portfólio premium

A Geely, incluindo suas subsidiárias Zeekr, Lynk & Co, Knewstar e BELGEE, teve forte concentração de exportações na Rússia (10.956 unidades), mas também reforçou presença no Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes) e na Europa Ocidental, com exportações para Espanha, França, Alemanha e Holanda.

A marca Zeekr lidera a ofensiva premium elétrica da Geely em países como Tailândia e Holanda, enquanto a Lynk & Co mantém posicionamento jovem e urbano, especialmente na Europa.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Etanol hidratado – Combustível de origem vegetal utilizado puro em motores flex, com cerca de 5% de água.
NEV (New Energy Vehicle) – Termo usado para veículos eletrificados, incluindo BEV (100% elétrico), PHEV (híbrido plug-in) e FCEV (célula a combustível).
Submarcas – Estratégia de marketing em que marcas criam divisões com identidade própria, como Jetour (Chery) ou Tank (GWM).
Exportação direta x marca local – Algumas montadoras usam marcas locais, como DR Motor na Itália, para comercializar veículos chineses com apelo regional.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

SIMEA 2025 - AEA