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Leapmotor chega ao Brasil com tecnologia inédita

Quatro novidades agitam o mercado automotivo nacional, com a estreia da Leapmotor e sua tecnologia inédita, a renovação da picape Fiat Toro, uma edição limitada da GWM Ora 03 e o aumento de potência e preço das picapes Ram.

Por Lucia Camargo Nunes* – A Leapmotor, marca chinesa de veículos elétricos do grupo Stellantis, está preparando sua entrada no Brasil, com a importação de suas primeiras unidades chegando pelo porto de Santos.

Num primeiro momento serão vendidos dois SUVs. O C10 é grande, com 4,73 metros, e disponível em versão 100% elétrica, com motor de 231 cv e autonomia de 300 km, ou na versão Reev, inédita no País, que combina eletricidade e motor a combustão superando 1.000 km de autonomia.

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Essa tecnologia une um motor elétrico a um motor a combustão de 1,5 litro, que atua como gerador para abastecer a bateria e proporcionar uma autonomia total superior a 1.000 km.

O B10, SUV compacto de 4,52 metros, oferece opções de motores de 180 cv ou 218 cv, com autonomia entre 250 km e 300 km.

A Leapmotor chega ao Brasil após um momento de destaque na China, onde atingiu recorde de vendas em julho, com mais de 50 mil unidades, e no primeiro semestre de 2025 vendeu mais de 220 mil veículos, volume que deve bater as quase 294 mil unidades comercializadas em todo 2024.

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No Brasil, a marca oferecerá soluções específicas como a motorização Reev, que aumenta a autonomia sem depender da infraestrutura de recarga.

Fiat lança Toro 2026 renovada

A linha 2026 da picape compacta Fiat Toro recebeu atualizações de visual, conteúdos e preços. O design dianteiro foi renovado com linhas retas e geométricas, luz diurna em pixels, faróis full-led posicionados acima das saídas de ar redesenhadas, além de um skidplate maior.

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Na traseira, as lanternas full-led também possuem assinatura em pixels segmentados, com maçaneta da caçamba redesenhada e linhas que criam um visual mais musculoso.

O novo portfólio 2026 da Fiat Toro está disponível em seis versões em duas opções de motorização: flex T270, com até 176 cv, e turbodiesel Multijet 2.2, com 200 cv, oferecidas em diferentes configurações, incluindo versões com tração 4×2 ou integral e transmissão automática de 6 ou 9 marchas.

No interior, há painel digital de 7″, freio de mão eletrônico com auto hold e nova entrada USB traseira. Os preços variam de R$ 159.490 a R$ 228.490.

Série limitada do elétrico Ora 03

A GWM lança uma edição limitada de mil unidades do Ora 03 BEV58. O modelo possui uma bateria de 58 kWh, oferecendo até 315 km de autonomia pelo Inmetro.

A série traz itens exclusivos, como teto solar panorâmico, carregador por indução e acabamento interno todo preto.

Equipado com motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm, o Ora 03 dispõe de seis modos de condução e três de assistência de direção.

Além disso, oferece recursos de segurança avançados, incluindo sete airbags, frenagem autônoma, câmera 360°, reconhecimento de placas, condução semiautônoma nível 2+ e assistente de permanência em faixa.

O GWM Ora 03 BEV58 é uma opção intermediária entre o Skin e o GT e custa R$ 169 mil.

Ram 2500 e 3500 estão ainda mais fortes (e caras)

A linha Heavy Duty de picapes grandes da Ram 2500 e 3500 passou por renovação no design, tecnologia e conforto.

A principal novidade é o motor turbodiesel Cummins, que passa a render 436 cv de potência (59 cv a mais) e 148,7 kgfm de torque (reforço de 32 kgfm).

As caminhonetes receberam nova grade imponente, leds avançados, rodas de até 18 polegadas, lanternas redesenhadas e detalhes pretos na versão Night Edition.

A cabine da 3500 oferece painel digital de 12,3”, central multimídia de 14,5”, bancos eletricamente ajustáveis com memória e câmeras avançadas. A topo, 3500 Limited Longhorn, possui materiais nobres, espelho retrovisor digital e tela para passageiro de 10,25”.

Pesando cerca de 3.753 kg, requer habilitação categoria C, se diferem na suspensão: a 2500 tem suspensão five link, e a 3500, feixe de molas para maior carga.

Os preços aumentaram: a 2500 Laramie custa R$ 559.990, a 3500 Laramie Night Edition está por R$ 619.990 e a 3500 Longhorn sai a R$ 679.990.

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Tecnologia REEV – (Range Extended Electric Vehicle) Sistema híbrido em que o motor a combustão não traciona as rodas, mas funciona exclusivamente como um gerador para carregar a bateria do motor elétrico, estendendo a autonomia do veículo.

Full-LED – Sistema de iluminação veicular em que todas as luzes, como faróis e lanternas, são compostas por LEDs, proporcionando maior eficiência energética, durabilidade e uma iluminação mais clara e forte.

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É o órgão responsável por certificar e regulamentar padrões de qualidade e segurança de produtos, incluindo a autonomia de veículos elétricos no Brasil.

Condução Semiautônoma Nível 2+ – Classificação que define veículos com sistemas de assistência ao motorista que controlam direção e velocidade de forma combinada. O “nível 2+” geralmente indica um sistema mais avançado que pode funcionar em um maior número de situações, mas ainda exige a atenção e supervisão do condutor.

Habilitação categoria C – Carteira de motorista que permite dirigir veículos de transporte de carga com mais de 3.500 kg de peso bruto total.

Feixe de molas – Conjunto de lâminas de aço em forma de arco, utilizado como sistema de suspensão traseira em veículos de carga. É robusto, durável e ideal para suportar grandes volumes de peso.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]

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