As picapes Ram 2500 e 3500 2025 chegam para elevar o padrão do mercado com o novo motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output, o mais potente do segmento a diesel. O propulsor entrega impressionantes 436 cv e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque, garantindo capacidade de reboque e carga sem precedentes, além de um pacote de luxo, tecnologia e assistentes de condução semiautônoma que estabelecem um novo patamar de referência para a categoria.
A linha Heavy Duty da Ram, que já era líder e referência, se renova com uma série de inovações que a consolidam no topo. Segundo Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul, a nova geração foi pensada para adicionar ainda mais capacidade, luxo e estilo, mantendo a tradição da marca de oferecer os melhores veículos em sua categoria.
As novas picapes estão disponíveis em três versões: a 2500 Laramie, a 3500 Laramie Night Edition e a topo de linha 3500 Limited Longhorn. Todas compartilham um pacote robusto de mudanças no visual, tecnologia e mecânica.
Por fora, as novidades começam com uma grade redesenhada e ainda mais imponente, com o logo da marca reposicionado. Os novos faróis e as luzes de neblina são totalmente full LEDs, com destaque para o sistema automático de controle do facho alto, que se ajusta sozinho para não ofuscar motoristas no sentido contrário. A 3500 Laramie Night Edition se diferencia com um capô esportivo e elementos escurecidos, como a grade, logotipos e para-choques na cor da carroceria, conferindo um visual mais agressivo.
O interior recebeu atualizações significativas para maximizar o conforto e a experiência dos ocupantes. O quadro de instrumentos agora é uma tela digital colorida e totalmente customizável de 12,3 polegadas, onde é possível monitorar diversos parâmetros do veículo e o funcionamento dos novos assistentes de condução semiautônoma (ADAS).
O console central também foi redesenhado e agora abriga uma nova central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500, a maior entre as picapes no Brasil. Esta tela permite ajustar funções como aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, visualizar as imagens do sistema de câmeras 360°, ou acessar os recursos do Ram Connect, um sistema que oferece monitoramento remoto, Wi-Fi embarcado para até oito dispositivos e acesso via aplicativo. Uma câmera adicional na caçamba permite acompanhar a carga em tempo real.
O conforto acústico é um dos pontos altos, garantido por isolamento reforçado e um sistema de cancelamento ativo de ruído, tecnologia que funciona emitindo ondas em frequência oposta para anular sons indesejáveis, semelhante à encontrada em fones de ouvido de avião. A linha 3500 ainda eleva a experiência com um sistema de som Harman/Kardon certificado com 16 alto-falantes, um subwoofer de 10 polegadas e 750W de potência.
A versão 3500 Limited Longhorn é o ápice do luxo, com materiais nobres como madeira legítima certificada e couros genuínos com filigranas. O exclusivo retrovisor digital 3.0 projeta imagens da câmera traseira no espelho central, proporcionando uma visibilidade superior, e pode até mesmo exibir imagens de câmeras laterais ou de uma terceira câmera instalada em um reboque, vendida separadamente como acessório Mopar. Além disso, o passageiro dianteiro tem à disposição uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, com conexão HDMI e filtro de privacidade.
Dinamicamente, o destaque fica por conta do motor Cummins High-Output 6.7 Turbodiesel. Para atingir a potência recorde de 436 cv e 1.458 Nm de torque, o propulsor de seis cilindros em linha teve o bloco, cabeçote, sistemas de admissão, escape e válvulas redesenhados. Ele é acoplado a uma nova transmissão automática TorqueFlite HD de oito marchas, projetada para lidar com o torque massivo e otimizar a eficiência. Com esse conjunto, a 2500 atinge uma capacidade de reboque de 8.948 kg, e a 3500, de 9.079 kg, reafirmando sua superioridade.
Os atributos de versatilidade e praticidade da linha Heavy Duty foram mantidos e aprimorados. Os exclusivos Rambox, compartimentos laterais na caçamba, oferecem 244 litros de volume total, iluminação e revestimento à prova d’água. O acesso à caçamba é facilitado por um degrau retrátil e a tampa com abertura elétrica remota. Por dentro, há diversos porta-objetos e compartimentos ocultos, incluindo uma plataforma que se desdobra para criar uma superfície plana para cargas na cabine.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Turbodiesel – Tipo de motor a diesel que utiliza um turbo (turbocompressor) para forçar mais ar para a câmara de combustão, aumentando a potência e o torque sem precisar aumentar o tamanho do motor.
TorqueFlite HD – É o nome dado à transmissão automática de oito marchas da linha Heavy Duty, desenvolvida para suportar o alto torque do motor Cummins e otimizar a performance e a eficiência.
Ram Connect – Um serviço de conectividade exclusivo da Ram que oferece funcionalidades como monitoramento remoto do veículo, acesso a serviços de emergência, Wi-Fi embarcado e controle por meio de um aplicativo para smartphones.
Cancelamento ativo de ruído – Tecnologia que detecta sons indesejáveis na cabine e emite ondas sonoras em frequência oposta para neutralizar e eliminar o barulho, proporcionando um ambiente mais silencioso.
ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) – Sigla para “Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor”, que engloba tecnologias como frenagem autônoma, assistente de faixa e piloto automático adaptativo, projetadas para aumentar a segurança e o conforto ao dirigir.