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Volvo lança chassi elétrico BZRLE com piso baixo e amplia linha urbana no Brasil

Apresentado durante o seminário NTU 2025, o Volvo BZRLE amplia o portfólio da marca com uma opção elétrica de piso baixo, atendendo grandes cidades brasileiras com foco em acessibilidade, eficiência energética e alta disponibilidade operacional.

A Volvo apresentou o novo chassi elétrico BZRLE com piso baixo durante o seminário NTU em Brasília. O modelo, com até 300 km de autonomia, chega para atender metrópoles como São Paulo e Goiânia e reforça o portfólio da marca com foco em zero emissões e acessibilidade urbana.

A Volvo Buses acaba de apresentar seu mais novo integrante da família de elétricos: o chassi BZRLE com piso baixo, voltado para operações urbanas em grandes metrópoles brasileiras. O lançamento aconteceu durante o seminário da NTU, um dos mais relevantes eventos do setor de transportes públicos, realizado nos dias 12 e 13 de agosto em Brasília (DF).

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Com zero emissões e funcionamento silencioso, o BZRLE foi desenvolvido especialmente para atender cidades como São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Brasília, que demandam ônibus com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Com o novo modelo, a Volvo passa a oferecer o portfólio mais completo de chassis elétricos urbanos no País, incluindo versões padron, articulado e biarticulado, com diferentes configurações de altura e capacidade.

A base do BZRLE é uma plataforma já consolidada e conhecida entre operadores, compartilhando freios, eixos e quadro de chassi com a versão a diesel equivalente. Isso garante padronização na manutenção, maior familiaridade com os componentes e menores custos operacionais. A tração 4×2 permite carrocerias de até 13,5 metros, com capacidade para até 90 passageiros.

O novo chassi pode ser equipado com um ou dois motores de 200 kW cada, totalizando impressionantes 400 kW (540 cv). Todos os componentes – inclusive as baterias de íons-lítio – são posicionados abaixo do assoalho, aumentando o espaço interno para passageiros e permitindo carrocerias totalmente envidraçadas, ampliando a visibilidade e o conforto. Há ainda a possibilidade de instalação de portas em ambos os lados do veículo, conforme exigência de cada operação urbana.

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Com quatro ou cinco baterias de 90 kWh, o Volvo BZRLE atinge até 300 km de autonomia. O sistema de recarga via tomada CCS2, com capacidade de até 250 kWh, permite recarregar completamente as baterias em apenas uma hora, viabilizando operações contínuas e com alta disponibilidade.

O modelo conta com a exclusiva caixa automatizada de duas marchas da Volvo, que, aliada ao sistema de regeneração nas frenagens, proporciona até 35% de recuperação de energia. O compressor de ar de última geração colabora para uma experiência de condução mais silenciosa, essencial para ambientes urbanos.

Outro avanço tecnológico presente é a opção pela direção Volvo Dynamic Steering (VDS), que oferece maior conforto e precisão ao motorista, com ajustes automáticos em baixas velocidades e correção de trajetória em situações adversas. A segurança é reforçada pela tecnologia de Zonas de Segurança, que reduz automaticamente a velocidade do ônibus em locais críticos, como escolas, hospitais ou terminais, por meio de monitoramento por GPS.

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Integrando a visão da marca de alcançar zero acidentes e zero emissões, o BZRLE reafirma o compromisso da Volvo com a sustentabilidade urbana. A meta global da marca é eliminar emissões de CO₂ de origem fóssil até 2040, e a ampliação da gama de veículos elétricos é um passo decisivo nessa direção.

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Chassi com piso baixo – Configuração que elimina degraus na entrada do ônibus, facilitando o acesso para todos os passageiros, especialmente pessoas com mobilidade reduzida.

Motorização elétrica de 400 kW – Conjunto de dois motores de 200 kW cada, entregando potência equivalente a 540 cv, com resposta imediata e zero emissões.

Regeneração energética – Sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens, transformando-a em carga elétrica para as baterias, aumentando a eficiência do veículo.

Volvo Dynamic Steering (VDS) – Direção dinâmica que utiliza motor elétrico acoplado ao sistema hidráulico para reduzir o esforço de manobra e melhorar a estabilidade em alta velocidade ou em pisos irregulares.

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