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Direção, frenagem, eletrificação: carros serão definidos por software

A ZF apresentou na IAA Mobility 2025 inovações em chassis controlados por software, como freios e direção by-wire, além de tecnologias para otimizar a eficiência de veículos elétricos.

A ZF, na IAA Mobility 2025, apresentou um portfólio de tecnologias que moldam a próxima geração de veículos, focando em sistemas by-wire para chassi, eletrificação e softwares de ponta. A empresa já tem pedidos em série para suas tecnologias de direção e freios by-wire, que substituem as conexões mecânicas por eletrônicas. Além disso, a ZF lançou a plataforma SELECT para sistemas de propulsão elétrica, um novo sistema de gerenciamento térmico chamado TherMaS e softwares de inteligência artificial para monitorar a saúde dos veículos em tempo real.

A ZF, na IAA Mobility 2025, mostrou como os carros do futuro serão conduzidos: de forma elétrica, conectada e segura. A empresa já fornece acionamentos, sistemas by-wire e softwares para chassis prontos para produção em série, moldando o veículo elétrico definido por software do futuro.

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Segundo o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, as inovações da empresa se alinham com as megatendências globais da indústria automotiva, como a eletrificação e o veículo definido por software.

A empresa destacou sua liderança em soluções steer-by-wire (direção por fio) e brake-by-wire (freios por fio), com pedidos de montadoras da China, Europa e América do Norte. Essas tecnologias substituem a ligação física entre volante e rodas, ou pedal de freio e pastilhas, por um sistema eletrônico.

Esses sistemas by-wire permitem que as montadoras inovem em design e funcionalidades, pois liberam espaço no interior e oferecem mais flexibilidade na calibração da direção e frenagem.

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O conceito Chassis 2.0 da ZF buscou uma abordagem holística para sistemas de chassis inteligentes. Além das soluções by-wire, a empresa também integra atuadores em rede, como o sistema de direção do eixo traseiro AKC, amortecedores ativos e semi-ativos e a estabilização eletrônica de rolagem.

O software cubiX da ZF interliga de forma inteligente todos esses atuadores, independentemente da marca. Isso permite que as montadoras otimizem o comportamento de direção e implementem sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funções de direção automatizada.

No mercado de acionamentos elétricos, a ZF se posicionou com a plataforma SELECT e-drive. Essa base modular permite soluções de sistema altamente integradas, com uma ampla gama de variantes para motores elétricos, inversores, conversores e engrenagens de redução.

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A plataforma SELECT também incluiu soluções híbridas, como o novo câmbio automático 8HP evo e um extensor de autonomia, visando ciclos de inovação mais rápidos, melhor integração e custos otimizados.

Para melhorar a eficiência dos veículos elétricos, a ZF desenvolveu o TherMaS, um sistema de gerenciamento térmico otimizado que utiliza propano como refrigerante. Nos testes, o sistema aumentou a autonomia elétrica em até 10% em condições de inverno e em até 30% em condições extremas, graças ao uso mais eficiente do calor residual do trem de força.

A empresa também está investindo em soluções de software para monitorar a “saúde” do veículo em tempo real. Por meio da análise de dados de sistemas do chassi e do trem de força, a ZF pode prever falhas e recomendar reparos ou melhorias de desempenho.

Esses serviços digitais, baseados em dados dos próprios sistemas da ZF, são ideais para frotas de carros de aluguel e empresas que buscam mais eficiência e previsibilidade em suas operações.

A ZF utiliza inteligência artificial para otimizar suas soluções. Um exemplo é a tecnologia TempAI, que mede a temperatura interna do motor elétrico com alta precisão, sem a necessidade de sensores adicionais. O TempAI melhora a previsão de temperatura em mais de 15%, permitindo uma utilização mais precisa do motor.

Em relação à segurança, a ZF oferece a família de computadores centrais ProAI, que são escaláveis e se adequam a todas as plataformas de veículos, desde modelos básicos até os mais sofisticados com direção autônoma de Nível 3.

A modularidade e escalabilidade do ProAI permitem que as montadoras usem a mesma arquitetura de software para diferentes classes de veículos.

A ZF também oferece mais de 30 funções de ADAS e estacionamento como software independente, permitindo que as montadoras selecionem e integrem funções de forma modular. Isso resulta em maior flexibilidade, escalabilidade e ciclos de desenvolvimento mais curtos.

A ZF LIFETEC, divisão da empresa, apresentou o Heat Belt 2.0, um cinto de segurança com fios de aquecimento integrados, que pode reduzir o consumo de energia do ar-condicionado do veículo em até 1000 w.

Outra inovação da ZF LIFETEC é um conceito de volante retrátil que pode ser dobrado e recolhido no painel em poucos segundos, liberando espaço para o motorista em situações de estacionamento ou em modo de condução autônoma.

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By-wire: Tecnologia que substitui a conexão mecânica entre componentes (como volante/rodas ou pedal de freio/pinças) por sinais eletrônicos.

Chassis: Conjunto de componentes mecânicos de um veículo, incluindo suspensão, direção, freios e eixos.

Propulsão elétrica: Sistema que utiliza um motor elétrico para mover o veículo.

ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems): Sistemas avançados de assistência ao motorista, como frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa.

Eletrônica de potência: Componentes eletrônicos que controlam e gerenciam a energia elétrica em um veículo, como inversores e conversores.

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