Por Lucia Camargo Nunes* – A GWM lançou no Brasil a picape a diesel Poer P30, buscando se posicionar no concorrido segmento das médias.
Para não ficar devendo aos consumidores mais “tradicionais”, o utilitário é equipado com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 49 kgfm de torque. A transmissão é automática de nove marchas, com tração 4×4.
A Poer (pronuncia-se “power”) tem consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
São duas versões que se diferenciam nos conteúdos. O preço de lançamento da versão topo de linha, Exclusive, é de R$ 240 mil, e o da versão Trail é de R$ 220 mil. A partir de 20 de setembro, os preços sobem para R$ 260 mil (Exclusive) e R$ 240 mil (Trail). As primeiras unidades são importadas da China, mas ela já começa a ser montada na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP).
A capacidade de carga é de 1.010 kg para a versão Exclusive e 1.018 kg para a Trail e sua caçamba acomoda 1.248 litros.
A versão Exclusive oferece um conjunto de sistemas de segurança bem completo, contando com seis airbags e diversos itens de assistência ao motorista, como sistema de detecção de ponto cego, assistente de farol alto, sistema de centralização de faixa, alerta e frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro, frenagem de emergência em baixa velocidade, aviso de colisão traseira, controle inteligente de velocidade e controle de distância de estacionamento.
A picape tem garantia de 10 anos para componentes como motor, transmissão, eixos e freios. Para outros itens, como suspensão e acabamentos internos, a garantia é de 5 anos.
O elétrico da Nissan que chega, mas não será vendido no Brasil
A partir deste mês, uma frota de veículos 100% elétricos Nissan começará a rodar pelo Brasil, mas nenhuma unidade será, por enquanto, vendida ou alugada.
Cerca de 100 unidades do elétrico Nissan Ariya chegam para contribuir com o Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias da marca.
O objetivo é realizar avaliações em uso real, em diferentes estados, em vez de testes controlados, acelerando a coleta de dados.
O Nissan Ariya virá em quatro versões diferentes, que serão usadas como carros comuns por concessionários e funcionários, além de ações especiais da empresa.
Esses veículos fornecerão informações para o desenvolvimento de tecnologias e soluções de eletrificação, apoiando a Nissan na definição de futuras estratégias de mobilidade elétrica, segurança e entretenimento no Brasil.
Como é o Ariya
Por dentro, o painel tem telas integradas que totalizam 24,6 polegadas, head-up display, um carregador de celular num local diferente e que o deixa oculto, console central deslizante e assoalho plano, entre outros.
Por ser o Nissan elétrico mais tecnológico que existe no mundo, o Ariya, produzido no Japão, traz o sistema ProPilot 2.0 de condução semiautônoma que permite até dirigir sem as mãos, mas ele não vai ser habilitado no Brasil porque nossa legislação não permite.
Ele é um SUV médio, de 4,59 metros de comprimento (rodas de 19 polegadas) e seus 2,77 metros de entreeixos o tornam bem espaçoso com generoso porta-malas de 460 litros.
Das quatro configurações disponíveis, dirigi a versão Engage+ e4orce de tração integral, 394 cavalos de potência e 61 kgfm de torque que o tornam um foguetinho: ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos.
A bateria é de 91 kWh e baseado no modelo americano calcula-se em torno de 350 km de autonomia.
BMW traz versão mais ‘baratinha’ do X7
Em mais uma atualização de seus modelos de luxo, o novo BMW X7 ganha versão de “entrada” que se destaca por incorporar tecnologia híbrida-leve (MHEV) de 48V.
Equipado com motor de seis cilindros de 3.0 e 381 cv com tração integral xDrive, o novo X7 acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
O visual robusto traz linhas ousadas, faróis divididos inspirados no i7, grade iluminada Iconic Glow e rodas de 22 polegadas.
Internamente traz o sistema de telas curvas BMW Live Cockpit Professional, com painel de 12,3” e multimídia de 14,9”, além do acabamento em couro Merino.
O SUV conta com uma extensa lista de equipamentos de série, incluindo sistema de som surround Bowers & Wilkins, teto Sky-Lounge, assistentes de direção e estacionamento, além de sistemas de segurança avançados.
Disponível em seis cores e quatro opções de acabamento interno, o BMW X7 xDrive40i M Sport chega ao Brasil por R$ 999.950. Ele agrega à linha que já dispõe do X7 M60i a gasolina, que custa a partir de R$ 1.282.950.
Versão de entrada do X3 chega em outubro
A BMW também anunciou a chegada do X3 30 xDrive M Sport ao Brasil a partir de outubro, expandindo a linha que já inclui o X3 M50 xDrive.
O novo SUV possui um motor 2.0 TwinPower Turbo híbrido-leve de 258 cv, câmbio automático de 8 velocidades e sistema xDrive.
Sua frente apresenta novo design na grade e iluminação BMW Iconic Glow. A cabine combina espaço e tecnologia, com o BMW Curved Display, volante com base reta, nova alavanca de câmbio, teto solar panorâmico e ambiente premium. Mais informações de conteúdos e preço serão divulgadas por ocasião do lançamento.
Nova geração do Audi Q5 está em pré-venda
A Audi do Brasil lançou a nova geração do Q5, disponível nas versões SUV e Sportback, marcando a terceira geração do modelo e o primeiro SUV da marca no País a utilizar a plataforma PPC.
O visual foi atualizado para linhas mais modernas e fluídas, com faróis mais estreitos e grade Singleframe com anéis em 2D, além de lanternas full-led conectadas na traseira.
Equipado com motor 2.0 TFSI (evo5) de 272 cavalos e transmissão S Tronic de sete velocidades, o Q5 possui tração quattro com tecnologia ultra.
O interior apresenta o conceito de “palco digital” com duas telas, painel de navegação e instrumentos digitais, além de ar-condicionado de três zonas, bancos ajustáveis eletricamente e iluminação ambiente de 30 cores.
Os itens de série incluem diversas assistências de segurança, sete airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica, carregador wireless e sistema de som com dez alto-falantes.
A pré-venda já começou, com a versão Advanced quattro chegando em outubro e condições especiais na compra do primeiro lote até setembro, com preços a partir de R$ 399.990 para o SUV e R$ 429.990 para o Sportback.
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Turbodiesel – Motor a diesel equipado com um turbocompressor, que usa os gases de escape para comprimir o ar que entra no motor, aumentando a potência e o torque.
Híbrido-leve (MHEV) – Sigla para Mild Hybrid Electric Vehicle, um sistema que usa um pequeno motor/gerador elétrico e uma bateria para auxiliar o motor a combustão, melhorando a eficiência e o consumo.
Head-up display – Sistema que projeta informações importantes, como velocidade e navegação, no para-brisa do veículo, permitindo que o motorista as visualize sem desviar a atenção da estrada.
ProPilot 2.0 – Sistema de condução semiautônoma da Nissan que combina tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e navegação, permitindo uma condução mais segura e relaxada.
Quattro com tecnologia ultra – Sistema de tração integral da Audi que monitora as condições de rodagem e aciona a tração nas quatro rodas apenas quando necessário, otimizando o consumo de combustível sem comprometer a segurança.
BMW Iconic Glow – Recurso de iluminação da grade frontal dos veículos BMW, que acende para criar um visual distintivo e moderno.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]