domingo, 21 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Menos resistência do ar, mais eficiência: o valor da aerodinâmica na Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz explica a importância da aerodinâmica para a eficiência, autonomia e segurança de seus veículos, destacando o novo CLA com EQ Technology como um exemplo de excelência.

A Mercedes-Benz sempre reconheceu o papel crucial da aerodinâmica para a eficiência de seus veículos. A marca reforça que uma menor resistência do ar resulta em maior autonomia, especialmente para carros elétricos. A redução de apenas 0,01 no coeficiente de arrasto (Cd) pode aumentar o alcance em longas distâncias em cerca de 2,5%. Com uma quilometragem anual de 15.000 km, essa otimização pode render 375 km extras.

A tradição da marca em aerodinâmica é longa, com modelos que quebraram recordes. O W 125 de 1937, o C111 dos anos 70 e o W124 de 1984, que foi o primeiro carro de produção a ter um Cd abaixo de 0,30, são exemplos do legado da Mercedes-Benz. Mais recentemente, o EQS alcançou um Cd de 0,20, e o VISION EQXX, de 2022, atingiu impressionantes 0,17, oferecendo menos resistência do ar do que uma bola de futebol americano.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Outro destaque recente é o AMG GT XX, que em agosto de 2025, bateu 25 recordes mundiais de longa distância na pista de testes de Nardò. Com um Cd de 0,19, o veículo demonstrou que a aerodinâmica não se limita à eficiência, mas também garante performance em altas velocidades, acima de 300 km/h.

O desenvolvimento da aerodinâmica na Mercedes-Benz não se restringe à eficiência e ao arrasto. Outras áreas importantes são a aeroacústica (redução de ruído), a manutenção da limpeza do veículo e o conforto ao dirigir com a capota aberta. Para garantir essa excelência, a empresa investe em equipamentos de ponta, como o “Grande Túnel de Vento” em Untertürkheim, em operação desde 1943, e o túnel de vento aeroacústico em Sindelfingen, inaugurado em 2013.

Otimização detalhada do novo CLA elétrico

O novo CLA elétrico é um exemplo do trabalho minucioso da Mercedes-Benz em aerodinâmica. Com um Cd de 0,21, ele se destaca como um dos melhores de sua classe. A otimização se dá em detalhes, desde a carroceria até as rodas.

- Publicidade -

Detalhes da otimização:

  • Rodas aerodinâmicas: A Mercedes-Benz oferece uma ampla gama de rodas otimizadas, incluindo uma nova cobertura bicolor que melhora o desempenho em até 15 pontos Cd em comparação com uma roda convencional.
  • Spoilers: Os spoilers nas rodas dianteiras e traseiras foram otimizados para minimizar o impacto das rodas na resistência do ar.
  • Vedação: As juntas ao redor da grade do radiador e dos faróis foram posicionadas de forma ideal e parcialmente vedadas para evitar turbulências.
  • Parte inferior: A parte inferior do veículo é quase totalmente fechada, com braços de controle das molas e barras de direção também cobertos para garantir uma superfície mais lisa e aerodinâmica.
  • Difusor traseiro: A Mercedes-Benz instala duas variantes de difusor na traseira do CLA totalmente elétrico, uma para modelos com engate de reboque e outra para modelos sem, garantindo que a aerodinâmica não seja comprometida por esse acessório.

O foco da Mercedes-Benz é que cada otimização, por menor que seja, contribua para a eficiência, desempenho e segurança do veículo, alinhando a tradição da marca com as demandas da mobilidade moderna.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

- Publicidade - Ofertas FIAT

Coeficiente de Arrasto (Cd): Medida da resistência do ar de um objeto em movimento. Quanto menor o Cd, mais aerodinâmico o objeto.

Aeroacústica: Estudo do ruído gerado pelo movimento do ar sobre uma superfície, como a carroceria de um carro.

Difusor: Componente aerodinâmico na parte traseira do carro que ajuda a controlar o fluxo de ar, reduzindo o arrasto e aumentando a estabilidade.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil