A Super Truck Elite teve duas corridas emocionantes em Curvelo, que marcaram o retorno de Nicolas Giaffone e Rodrigo Taborda ao pódio. Giaffone, que cometeu um erro na primeira prova, se recuperou de forma espetacular para vencer, enquanto Taborda quebrou um jejum de mais de um ano e meio sem vitórias. Os resultados deixaram o campeonato ainda mais acirrado, com os quatro primeiros colocados separados por apenas 12 pontos.
A sétima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras em Curvelo (MG) foi um espetáculo de emoção e imprevisibilidade na categoria Super Truck Elite. Os grandes destaques do fim de semana foram Nicolas Giaffone e Rodrigo Taborda, que brilharam e voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio.
O palco das disputas foi o Circuito dos Cristais, que com um calor de 32ºC, viu o jovem Nicolas Giaffone ter uma performance impressionante. O piloto da R9 Competições foi o maior pontuador da rodada e, além de uma vitória na primeira prova, garantiu o segundo lugar na corrida complementar.
Giaffone largou da pole-position na Corrida 1 e liderou grande parte da prova. No entanto, ele cometeu um erro em uma frenagem e caiu para a quarta posição. Em uma reação espetacular, o piloto do Volkswagen não se abalou e escalou o pelotão de volta, conquistando a vitória na última volta.
O triunfo foi o terceiro do jovem de 20 anos em sua temporada de estreia na categoria, e o primeiro desde a etapa de Londrina, há cinco meses. Após a vitória, Giaffone comemorou, mas manteve os pés no chão.
“Foi uma loucura! Cometi um erro ali na primeira corrida: subestimei uma freada, travei roda, passei reto e caí para quarto. Foi uma briga, mas fui voltando aos poucos e consegui passar o Perdoncini na última volta”, declarou o piloto.
A segunda corrida do dia, que teve o grid invertido, marcou a vitória de Rodrigo Taborda, da equipe Vannucci Racing. Largando da pole, o piloto paranaense de Mandirituba resistiu à pressão e venceu sua primeira corrida em mais de um ano e meio.
Taborda celebrou a vitória, que representou o fim de um período de dificuldades. “Já estava na hora. Enfrentei vários problemas, mas graças a Deus fizemos um grande trabalho, tanto eu como a equipe. Caminhão bom, confiável, deu para segurar o primeiro lugar e desencantar”, afirmou.
A etapa de Curvelo pegou fogo no campeonato da Super Truck Elite. Pedro Perdoncini se mantém na liderança com 197 pontos, mas a diferença para o segundo colocado, Arthur Scherer, é de apenas sete pontos.
Leo Rufino é o terceiro com 187 pontos e, com os 41 pontos conquistados na etapa, Nicolas Giaffone se consolidou como o quarto colocado, com 185 pontos. Os quatro primeiros estão separados por apenas 12 pontos, prometendo uma reta final emocionante.
A próxima etapa será em Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, entre 17 e 19 de outubro, e será crucial para definir os candidatos ao título.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Rookie – Termo usado para se referir a um estreante em uma categoria do automobilismo. No texto, se refere a Nicolas Giaffone, que está em sua primeira temporada na Copa Truck.
Top Qualifying – Fase final da sessão de classificação onde os pilotos que se classificam com os melhores tempos disputam as primeiras posições do grid de largada.
Grid invertido – Uma regra comum que inverte a ordem de largada para a segunda corrida, com o objetivo de gerar mais ultrapassagens e emoção.
Última volta – Momento final de uma corrida, onde a disputa pela vitória e por posições se intensifica.