O novo Renault Clio de sexta geração foi apresentado oficialmente, trazendo uma reformulação completa que reforça seu posicionamento no segmento de hatches compactos. O modelo, que já vendeu quase 17 milhões de unidades globalmente e é o carro francês mais comercializado de todos os tempos, destaca-se por um design mais moderno e atlético, um interior tecnológico e, principalmente, pela nova motorização híbrida E-Tech de 160 cv. A nova geração do hatch busca manter a liderança de vendas na Europa, onde foi o modelo mais vendido no primeiro semestre de 2025, apostando em eficiência e conectividade para atrair um público ainda mais amplo.
A sexta geração do Renault Clio representa um novo capítulo na história de um dos carros mais emblemáticos da indústria automotiva. Desde seu lançamento em 1990, o Clio sempre se destacou na categoria e foi duas vezes eleito Carro do Ano na Europa, em 1991 e 2006. Agora, a nova versão busca redefinir os padrões mais uma vez com seu estilo marcante, que a Renault descreve como técnico e de alta precisão. O modelo será fabricado na planta da Oyak Renault em Bursa, na Turquia, uma das maiores e mais importantes unidades de produção do Grupo.
O design do novo Clio foi totalmente redesenhado, com proporções que o tornam mais expressivo e moderno. O capô está mais longo, e a distância entre-eixos foi ampliada para 2,59 m. O carro cresceu em comprimento e largura, atingindo 4,12 m e 1,77 m, respectivamente, e as laterais contam com para-lamas pretos e a opção de rodas de 18 polegadas, conferindo um aspecto mais esportivo. A nova paleta de cores inclui sete opções, com destaque para as novas Absolute Red e Absolute Green.
O interior do novo Renault Clio foi repaginado para oferecer mais qualidade e tecnologia. O acabamento Esprit Alpine, por exemplo, utiliza o tecido Alcantara e um acabamento cromado que cria um visual sofisticado. O painel incorpora duas telas de 10,1 polegadas dispostas em formato de “V”, com o sistema multimídia OpenR Link com Google built-in.
No que diz respeito à motorização, o novo Clio foca na eficiência e no desempenho. A grande estrela da linha é o motor híbrido pleno E-Tech 160 cv, que combina um motor a combustão de 1.8 litro com dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh. Este conjunto, desenvolvido pela Horse Powertrain, oferece um desempenho de ponta, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
O sistema atinge uma eficiência notável, com emissões de CO2 de apenas 89 g/km e consumo combinado de 72,4 mpg (equivalente a aproximadamente 25,6 km/l). A Renault afirma que o sistema elétrico pode ser usado em até 80% do tempo na condução urbana, gerando uma economia de combustível de até 40% em comparação a um motor a gasolina convencional.
O sistema híbrido do Clio é complementado por uma transmissão inteligente multimodo sem embreagem. Esta caixa de câmbio, inspirada na tecnologia da Fórmula 1, oferece 15 combinações possíveis entre o motor a combustão e os elétricos. A nova geração do hatch também estará disponível com um motor a gasolina TCe de 1.2 litro e 115 cv, que entrega um torque de 190 Nm e um desempenho sólido para a categoria.
A Renault reforça a segurança com uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O novo Clio pode ser equipado com até 29 desses sistemas, incluindo o Active Driver Assist, que é um controle de cruzeiro adaptativo inteligente, e a correção de trajetória em caso de detecção de perigo. Outros recursos notáveis incluem o freio de estacionamento automático, o sistema de frenagem de emergência automática em marcha a ré e a câmera 360° de alta definição.
Além disso, a Renault introduziu o programa Human First, que no novo Clio inclui o Safety Score e o Safety Coach, que avaliam a condução e fornecem conselhos personalizados para melhorar a segurança. Essa abordagem tecnológica e de design reforça a identidade da Renault e a mantém na vanguarda da inovação.
A nova geração do Clio demonstra a estratégia da Renault de manter um portfólio completo e moderno no segmento B. O modelo se posiciona de forma competitiva ao combinar a praticidade de um carro compacto com a tecnologia e o desempenho de um veículo de um segmento superior. O foco na motorização híbrida E-Tech é um ponto crítico, permitindo que a marca atenda à crescente demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes, enquanto mantém a versatilidade necessária para o mercado global.
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E-Tech – Motorização híbrida da Renault que combina motores a combustão e elétricos para otimizar o desempenho e a eficiência de combustível, reduzindo as emissões de poluentes.
ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) – Conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o motorista em diversas tarefas, como estacionamento, frenagem de emergência e manutenção de faixa, aumentando a segurança.
OpenR Link – Sistema de infoentretenimento da Renault, com telas integradas, que oferece conectividade avançada, navegação por GPS e acesso a aplicativos, melhorando a experiência a bordo.
MPG (Miles Per Gallon) – Unidade de medida de eficiência de combustível utilizada em países de língua inglesa, indicando quantas milhas um veículo pode percorrer com um galão de combustível.