A Porsche será a primeira montadora a disponibilizar um sistema de carregamento por indução de 11 kW para carros elétricos. A tecnologia, que dispensa a necessidade de uma wallbox, oferece a mesma potência do carregamento com fio, com uma eficiência de até 90%. O novo sistema será lançado primeiramente com a nova geração do Cayenne Elétrico, que fará sua estreia mundial no final de 2025. O sistema de carregamento sem contato estará disponível para venda em 2026, a princípio na Europa, e depois em outros mercados.
A Porsche inova ao ser a primeira fabricante a trazer para o mercado um sistema de carregamento sem fio de 11 kW para veículos elétricos. O conceito One-Box significa que, além da placa de solo, não é preciso instalar uma wallbox ou unidade de controle, simplificando o processo para o usuário. Segundo Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, o carregamento por indução tornará o processo mais fácil e conveniente para os motoristas, fator decisivo para a aceitação da mobilidade elétrica.
Com uma eficiência de transferência de energia de até 90%, a tecnologia oferece a mesma potência do carregamento com fio. A análise da Porsche mostra que cerca de 75% dos carregamentos de carros elétricos ocorrem em casa, o que demonstra o grande potencial do carregamento por indução. A base de solo, de fácil instalação, pode ser colocada em garagens fechadas ou vagas a céu aberto.
O sistema também inclui recursos avançados de segurança e conveniência. A base de solo tem detecção de movimento e de objetos estranhos, interrompendo o carregamento se algo ou alguém passar entre o veículo e a placa. Além disso, o sistema é integrado ao aplicativo My Porsche, permitindo monitorar o processo e autenticar veículos. Uma visualização no Surround View facilita o estacionamento do carro na posição ideal, e o carregamento começa automaticamente assim que o veículo para.
O sistema de recarga sem fio estará disponível como opcional para a nova geração do Cayenne Elétrico, com vendas começando em 2026. A Porsche também estabelece novos padrões em carregamento rápido com o novo Cayenne, que poderá alcançar uma potência DC de até 400 kW.
A decisão da Porsche de lançar o carregamento sem fio com potência de 11 kW é um marco importante para a mobilidade elétrica. Embora a tecnologia de indução já seja usada em smartphones, sua aplicação em larga escala em carros elétricos tem enfrentado desafios de eficiência e potência. Ao alcançar os 11 kW, a marca elimina a principal desvantagem do sistema em relação ao carregamento AC com fio, que é a velocidade de recarga em ambientes domésticos.
A grande vantagem para o consumidor é a conveniência. O processo de “plug and play” se transforma em “estacionar e carregar”, removendo a necessidade de manusear cabos e de ter uma wallbox, o que simplifica a vida do motorista. Essa inovação é um passo crucial para tornar os veículos elétricos mais práticos no dia a dia, abordando a “ansiedade de recarga” de uma maneira diferente, focada na facilidade.
A tecnologia também reforça o posicionamento da Porsche como uma marca de ponta no desenvolvimento de eletrificação. A capacidade de atingir uma potência de 400 kW em carregamento rápido e a inovação com o sistema sem fio mostram que a empresa não está apenas seguindo a tendência, mas liderando-a, o que certamente influenciará a concorrência e o futuro dos veículos elétricos.
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Carregamento por indução: Um método de transferência de energia sem fio que utiliza um campo magnético entre duas bobinas (uma na base de solo e outra no veículo) para carregar a bateria do carro.
Wallbox: Uma unidade de carregamento residencial ou comercial instalada na parede, usada para carregar veículos elétricos de forma mais rápida e segura do que uma tomada comum.
Carregamento AC: O tipo mais comum de carregamento de veículos elétricos, que utiliza corrente alternada, geralmente encontrado em residências e locais públicos.
Carregamento DC: O tipo de carregamento mais rápido, que utiliza corrente contínua, encontrado principalmente em estações de recarga de alta potência ao longo de rodovias.