A Qualcomm Technologies e o BMW Group anunciaram hoje o Snapdragon Ride Pilot, um sistema de direção automatizada (AD) desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. O sistema será lançado no novo BMW iX3 e é baseado nos chips Snapdragon Ride (SoCs) da Qualcomm, utilizando uma pilha de software de ponta. O objetivo é fornecer recursos de segurança e conforto, desde o Nível 2+ de navegação em rodovias e áreas urbanas, e já está validado para uso em mais de 60 países. A tecnologia será disponibilizada para outras montadoras e fornecedores, prometendo uma nova era de inovação em mobilidade.
A Qualcomm Technologies e o BMW Group anunciaram hoje o resultado de sua colaboração de três anos: o Snapdragon Ride Pilot. Este é um novo sistema de direção automatizada (AD) que faz sua estreia global no novo BMW iX3, o primeiro veículo de produção da Neue Klasse.
O sistema foi projetado para atender aos mais altos padrões de segurança e suporta níveis de AD que variam do NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos) até o Nível 2+ de navegação em rodovias e áreas urbanas com recursos de piloto automático.
O Snapdragon Ride Pilot já foi validado para uso em mais de 60 países, com planos de expansão para mais de 100 países até 2026. Após o lançamento, a tecnologia será disponibilizada para todas as montadoras globais e fornecedores Tier-1 por meio da Qualcomm Technologies.
Nakul Duggal, gerente geral do grupo Automotivo da Qualcomm, afirma que a colaboração com a BMW foi transformadora e permitiu a criação de um sistema de nível global que leva os benefícios de segurança e conforto da direção automatizada aos consumidores.
Mihiar Ayoubi, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Experiência de Condução do BMW Group, complementa que a colaboração resultou em uma contribuição significativa para o grande salto tecnológico que a marca está dando com sua Neue Klasse.
O Snapdragon Ride Pilot usa uma arquitetura unificada com uma variedade de câmeras de alta definição e sensores de radar para fornecer cobertura de 360 graus. Isso, combinado com mapeamento de alta definição e localização precisa por GNSS, ajuda a permitir uma condução automatizada segura e confiável.
O sistema de condução automatizada do BMW iX3 permite capacidades avançadas, como a mudança de faixa contextual e a ultrapassagem. O sistema inicia manobras com base em dicas sutis do motorista, como olhares no espelho ou pequenos movimentos de direção.
O veículo também oferece condução “mãos-livres” em redes rodoviárias homologadas, por meio de uma assistência de autoestrada. Além disso, a tecnologia permite a detecção de vagas com inteligência artificial, assistência de estacionamento e monitoramento da cabine baseado em câmeras.
O “supercérebro de condução automatizada” da BMW, um computador central inteligente alimentado por Snapdragon Ride SoCs, tem 20 vezes mais poder de computação do que a geração anterior.
O BMW iX3 também está equipado com o chipset V2X 200 da Qualcomm Technologies para suportar comunicações veículo-para-tudo (V2X), que permitem que o carro “veja” e “ouça” além do alcance de seus sensores, reduzindo colisões ao identificar riscos invisíveis.
A pilha de software Snapdragon Ride AD prioriza a segurança, com um forte compromisso com os padrões de Níveis de Integridade de Segurança Automotiva (ASIL) e Segurança Funcional (FuSa). O sistema também aborda a Segurança da Funcionalidade Pretendida (SOTIF) e incorpora medidas robustas de segurança cibernética.
O desenvolvimento e os testes da pilha de software são apoiados por uma “fábrica de dados e simulação”, que integra dados do mundo real com dados sintéticos e simulações baseadas em IA. Isso cria um conjunto diversificado de cenários de condução para aprimorar o treinamento e os testes.
O Snapdragon Ride Pilot oferece suporte a atualizações over-the-air (OTA) e é totalmente personalizável por meio do Snapdragon Ride SDK. Isso dá às montadoras a flexibilidade de personalizar soluções em todos os segmentos de veículos.
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SoC (System on a Chip): Um circuito integrado que combina todos os componentes de um computador ou outro sistema eletrônico em um único chip.
AD (Automated Driving): Condução Automatizada. Refere-se a sistemas que podem controlar o veículo sem intervenção humana, em diferentes níveis.
ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems): Sistemas avançados de assistência ao motorista. Tecnologias que ajudam a aumentar a segurança e a conveniência ao dirigir, como frenagem de emergência e assistente de faixa.
V2X (Vehicle-to-Everything): Comunicação entre o veículo e seu ambiente, incluindo outros veículos, pedestres e infraestrutura rodoviária.