A Scania está expandindo seu foco em eletrificação com o lançamento da Scania Industrial Batteries, uma nova organização dedicada a aplicações industriais e fora-de-estrada (off-road). A iniciativa, que sucede a aquisição da divisão industrial da Northvolt Systems, posiciona a Scania para fornecer soluções completas, incluindo sistemas de bateria, motores elétricos e software, para enfrentar os desafios de ambientes exigentes.
A Scania está fortalecendo seu portfólio de eletrificação com a nova organização, a Scania Industrial Batteries, com sede na Suécia. O foco é em aplicações industriais e fora-de-estrada, como mineração, construção e manuseio de materiais.
Este lançamento ocorre após a aquisição da divisão industrial da Northvolt Systems em abril de 2025. A compra permite que a Scania Industrial Batteries ofereça uma solução totalmente integrada, que já está disponível para os clientes.
O portfólio off-road da Scania inclui uma solução totalmente eletrificada que abrange sistemas de bateria, motores elétricos, software, conectividade e serviços de suporte. Todos esses componentes são projetados para as condições desafiadoras de terrenos difíceis.
As novas baterias da Scania estão disponíveis em duas plataformas, Core e Compact, com capacidades que variam de 21 a 624 kWh e tensão de até 1000V. As soluções podem ser vendidas como parte de um trem de força elétrico completo ou como produtos autônomos. Elas são projetadas e fabricadas na Europa.
O mercado de equipamentos elétricos off-road está crescendo rapidamente. A Scania observa uma adoção cada vez maior de soluções eletrificadas em setores como construção e mineração, onde os benefícios são claros. A eletrificação traz economia de energia e permite reduções significativas de emissões a longo prazo, fatores cruciais para indústrias que consomem muita energia.
A transição de motores a combustão para trens de força elétricos apresenta desafios, como a necessidade de baterias de alta capacidade e motores elétricos de alta precisão. A Scania está abordando esses desafios com um portfólio abrangente de componentes, que são desenvolvidos em estreita colaboração com fabricantes e operadores para aumentar a eficiência e reduzir as emissões nas operações mais exigentes.
Gustaf Sundell, vice-presidente executivo e chefe de Ventures e New Business da Scania, afirma que a empresa busca liderar a eletrificação de aplicações off-road e ajudar os clientes nessa transição. Ele destaca que a combinação da agilidade da empresa recém-adquirida com a profunda experiência em engenharia e a rede global da Scania posiciona a marca para acelerar a eletrificação nos ambientes mais difíceis.
A Scania reforça seu papel como líder em eletrificação, tanto em aplicações rodoviárias quanto fora-de-estrada. O novo portfólio de baterias inclui soluções para ônibus, caminhões e aplicações industriais. Os novos sistemas de bateria, compatíveis com os componentes elétricos da Scania, permitem um desenvolvimento mais rápido, testes e implantação, ajudando OEMs (fabricantes de equipamentos originais) e usuários finais a adotarem máquinas mais limpas e eficientes.
Elin Åkerström, CEO da Scania Industrial Batteries, ressalta que as baterias são sistemas críticos que afetam o desempenho e o tempo de atividade. Ela afirma que os clientes podem contar com a Scania para sistemas de bateria de alta qualidade, projetados para desempenho e sustentabilidade, alimentando veículos off-road nos ambientes mais severos.
A Scania Industrial Batteries atende à demanda do mercado com um design modular e compacto, garantindo a integração entre diferentes plataformas, desde empilhadeiras industriais até escavadeiras. Com fábricas em Gdańsk, na Polônia, e um centro de P&D em Estocolmo, na Suécia, a divisão tem mais de sete anos de experiência, tendo fornecido milhares de sistemas de bateria com mais de 12 milhões de horas de operação em equipamentos de mineração, construção e agricultura.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Off-road: Refere-se a veículos ou equipamentos que operam em terrenos não pavimentados, como em canteiros de obras, minas ou florestas.
kWh (Quilowatt-hora): Unidade de medida de energia, comumente usada para medir a capacidade de baterias.
OEMs (Original Equipment Manufacturers): Fabricantes de Equipamentos Originais. Empresas que produzem peças ou componentes que serão usados em produtos finais de outra empresa.