terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Vendas de veículos eletrificados crescem em 2025 e impactam consumo de gasolina

Relatório aponta que a China já tem 51% do mercado de carros novos composto por eletrificados, enquanto o Brasil se consolida como líder no segmento de híbridos flex.

O ano de 2025 marca um crescimento significativo da participação de veículos eletrificados nas principais economias mundiais. Na China, os eletrificados já representam mais da metade das vendas de veículos novos, enquanto na Europa e nos Estados Unidos o crescimento também é notável. No Brasil, o destaque fica por conta dos modelos híbridos, que dominam as vendas do segmento, demonstrando a consolidação da tecnologia flex-fuel e o impacto crescente da eletrificação na frota circulante, que já reduz em 0,4% o consumo de combustíveis do ciclo Otto.

A categoria de veículos eletrificados deixou de ser um mero coadjuvante para se tornar protagonista no mercado de veículos nas principais economias do mundo. A China, por exemplo, que enfrenta tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, consolidou-se como um dos maiores mercados de veículos elétricos. No primeiro semestre de 2025, dos 13,5 milhões de veículos licenciados no país, 6,9 milhões foram eletrificados, o que representa 51,3% do total de vendas, um aumento significativo em relação aos 41,3% do mesmo período em 2024.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Na Europa, que inclui a União Europeia, Reino Unido, Noruega, Suíça e Islândia, a participação dos eletrificados nas vendas de veículos leves novos cresceu de 50,9% no primeiro semestre de 2024 para 61,2% em 2025. Alguns países, como a Alemanha, viram uma desaceleração nas vendas de veículos eletrificados após o fim dos subsídios governamentais, enquanto mercados menores, como a Áustria, continuam investindo pesado na transição para a eletromobilidade, com destaque para a popularidade dos modelos híbridos (HEVs).

O mercado automotivo dos Estados Unidos também apresentou um crescimento notável. As vendas de veículos eletrificados alcançaram 1,74 milhão de unidades no primeiro semestre de 2025, respondendo por 21,6% do total de veículos leves novos licenciados no país, em comparação com 18,4% no mesmo período do ano anterior. No entanto, a guerra comercial de tarifas de importação iniciada pelos Estados Unidos tem gerado preocupações. Os custos de importação de peças e veículos aumentaram, levando as montadoras a reavaliarem seus planos e a ficarem atentas aos impactos da redução de subsídios.

No Brasil, a preferência pelos modelos híbridos tem se confirmado como a principal tendência do mercado de eletrificados. No primeiro semestre do ano, dos 86,9 mil veículos eletrificados vendidos, 49,8% foram modelos plug-in híbridos (PHEVs). Os modelos híbridos tradicionais representaram 8,1% das vendas, enquanto os híbridos flex (HEV Flex) foram responsáveis por 7,9%. Apesar de serem o segundo grupo mais vendido, com 35,2% do total, os modelos a bateria (BEVs) registraram uma queda de 4,2% no comparativo anual.

- Publicidade -

Apesar da leve queda nas vendas de BEVs, a participação total de veículos eletrificados nas vendas de veículos leves novos no Brasil cresceu de 7,4% no primeiro semestre de 2024 para 10,2% em 2025. O mês de junho foi o que registrou a maior participação nas vendas em toda a série histórica, alcançando 10,6% (21,4 mil veículos em um total de 181 mil vendidos no mês).

Ainda que os eletrificados representem mais de 10% das vendas totais de automóveis leves novos, eles respondem por apenas 1,1% da atual frota circulante de veículos no Brasil. Em contrapartida, os veículos a combustão Flex Fuel representam uma parcela esmagadora de 86,1% da frota, de acordo com uma estimativa da DATAGRO. Essa participação crescente de eletrificados na frota já causa um impacto de 0,4% no consumo de combustíveis do ciclo Otto.

O impacto das vendas de veículos eletrificados no consumo de gasolina é ainda mais acentuado em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo de gasolina está hoje 2,2% abaixo do registrado há um ano. Na China, mesmo com um crescimento do PIB superior a 5% ao ano, o consumo de gasolina totalizou 49,8 bilhões de litros no primeiro semestre de 2025, o que representa uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando o efeito direto da eletrificação na matriz energética do setor de mobilidade.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Apesar da participação crescente em alguns países, o cenário global para o segundo semestre de 2025 gera preocupações entre as montadoras. Os maiores custos de produção e a redução de subsídios têm sido repassados ao consumidor, o que reduz o potencial de vendas. Como resultado, algumas montadoras estão revendo seus planos de investimento para o futuro, aplicando medidas de corte de gastos com demissões em massa e o cancelamento de novos projetos, em um movimento de reajuste estratégico para o futuro.

Mecânica Online®Mecânica do jeito que você entende

Veículo elétrico (BEV) – Automóvel que utiliza exclusivamente um motor elétrico para propulsão, sendo alimentado por uma bateria recarregável. Não emite poluentes.

Veículo híbrido (HEV) – Veículo que combina um motor a combustão interna com um ou mais motores elétricos. A bateria é recarregada pelo motor a combustão e pela frenagem regenerativa.

Veículo híbrido plug-in (PHEV) – Veículo híbrido cuja bateria pode ser recarregada em uma fonte de energia externa, além de ser carregada pelo motor a combustão. Geralmente possui maior autonomia no modo elétrico que um HEV convencional.

Frota circulante – Conjunto de todos os veículos registrados e em circulação em um determinado país ou região.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil