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Volvo fecha venda de ônibus elétricos para São Paulo

Chassis elétricos BZRLE são os primeiros modelos de piso baixo da marca comercializados no Brasil e reforçam o compromisso da capital paulista com a descarbonização.

A empresa de transporte Santa Brígida, uma das maiores operadoras de São Paulo, fechou a compra de 20 unidades do chassi elétrico BZRLE da Volvo. O modelo, que se destaca pelo piso baixo e pela tecnologia de zero emissão de poluentes, será integrado à frota da capital, que já conta com a maior quantidade de ônibus da América do Sul e avança em seus planos de sustentabilidade e eletrificação do transporte público.

A parceria entre a Santa Brígida e a Volvo consolida a relação de longa data entre as empresas. A frota atual da Santa Brígida, com 656 veículos, é composta majoritariamente por ônibus Volvo, totalizando 489 unidades, ou 74% do total. A confiança na marca se estende ao pós-venda, à disponibilidade de peças e à robustez dos produtos, fatores que foram cruciais na decisão de compra dos novos chassis elétricos.

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A venda foi realizada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo. De acordo com Fernando Marques, diretor da Santa Brígida, a escolha pela Volvo se baseia na maturidade da tecnologia. Ele destaca que a empresa tem uma história com veículos elétricos testados na Europa, o que garante a confiabilidade do produto que agora chega ao Brasil.

A aquisição do Volvo BZRLE contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar e a redução da poluição sonora na capital paulista. Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, destaca que o novo modelo atende às necessidades de cidades que buscam conciliar o acesso facilitado para passageiros, com piso baixo, e as metas de descarbonização, sem emissão de CO₂.

O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Utilizando a tomada CCS2, o carregamento pode atingir até 250 kWh, permitindo a recarga completa em cerca de uma hora. Essa rapidez no processo de carregamento garante maior disponibilidade do veículo para os operadores. A plataforma do novo modelo é a mesma já utilizada em outros ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel, o que facilita a adaptação e manutenção para a frota da Santa Brígida.

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A empresa Santa Brígida faz parte do grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), fundado em 1960. O grupo, que inclui também a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo, cresceu de 98 veículos em 1980 para os atuais 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários. A empresa tem uma cultura sustentável de longa data, com a construção de sua garagem em 1998 com recursos como captação de água da chuva e separador de água e óleo, e a obtenção da certificação ISO 14001.

O grupo NSÓ também se destaca por ter construído a primeira garagem com certificação LEED da América Latina, a principal certificação mundial para edifícios sustentáveis. Essa filosofia se alinha com os valores da Volvo, que tem o meio ambiente como um dos pilares de sua marca. A aposta da Santa Brígida nos ônibus elétricos reflete não apenas uma tendência do mercado, mas um compromisso genuíno da empresa com a sustentabilidade.

A Santa Brígida é reconhecida entre as mais de 20 operadoras urbanas de São Paulo por seus altos índices de qualidade em avaliações de desempenho realizadas pela SPTrans, órgão gestor do sistema de transportes. A empresa foca seus esforços no conforto do passageiro e na qualidade do atendimento, priorizando indicadores como o tempo e o cumprimento de viagem. Os novos Volvo BZRLE irão operar na região Noroeste de São Paulo, onde a empresa concentra suas atividades como parte do Consórcio Bandeirante, do qual é responsável por 87% da operação.

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A chegada de veículos de alta tecnologia como o Volvo BZRLE ao mercado brasileiro de transporte público demonstra que o setor está cada vez mais engajado em adotar soluções de eletrificação e descarbonização. Embora o custo inicial dos ônibus elétricos ainda seja um desafio, o investimento a longo prazo em infraestrutura e em frotas mais limpas é fundamental para a saúde pública e a qualidade de vida nas grandes metrópoles, consolidando o transporte público como protagonista na transição energética.

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Chassi elétrico – Estrutura de veículo projetada para motores elétricos e baterias, diferentemente do chassi de combustão interna.

Piso baixo – Design de ônibus com o piso próximo ao nível da calçada, facilitando o acesso de passageiros com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes.

kWh (quilowatt-hora) – Unidade de medida usada para quantificar a energia armazenada nas baterias, indicando sua capacidade.

CCS2 – Padrão europeu de conector de carregamento rápido para veículos elétricos, que permite altas potências de recarga.

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