A ZF está revolucionando a manutenção de veículos com uma nova tecnologia que monitora a saúde de componentes do chassi e do trem de força. O sistema usa dados de sensores para detectar desgaste e mau uso, prevendo falhas e alertando motoristas e frotistas antes que problemas sérios ocorram. A tecnologia já é capaz de identificar irregularidades sutis, como porcas de rodas soltas, aumentando a segurança e reduzindo custos de manutenção.
A ZF está investindo em serviços de monitoramento para veículos, buscando dar aos motoristas e frotistas mais informações sobre a condição técnica de seus carros. A tecnologia da empresa vai além do diagnóstico tradicional, prevendo falhas e oferecendo recomendações de reparo antes que o problema se agrave.
O projeto é especialmente útil para carros de aluguel e frotas, onde diferentes motoristas podem usar o veículo de maneira distinta. A tecnologia da ZF consegue identificar os efeitos de irregularidades e do uso incorreto, ajudando a manter a confiabilidade e a segurança do veículo.
Segundo Torsten Gollewski, Vice-Presidente Executivo de P&D, Inovação e Tecnologia Corporativa da ZF, a empresa utiliza seu conhecimento analítico para avaliar o status funcional do veículo.
Um exemplo prático e notável da tecnologia é um carro de demonstração equipado com o novo Smart Chassis Sensor. O sensor, que possui um acelerômetro integrado, é capaz de detectar vibrações específicas que indicam que as porcas da roda estão soltas.
Ao identificar essa vibração, o sistema emite um alerta para o motorista, impedindo que ele continue a viagem. Essa função de monitoramento é crucial, pois rodar com porcas de rodas soltas pode levar a um grave acidente.
A base para a tecnologia são os dados gerados pelo portfólio de sistemas inteligentes da ZF, que incluem componentes como steer-by-wire e brake-by-wire, eixos traseiros, freios eletromecânicos, e sistemas de amortecimento ativos.
Com os dados desses sistemas, a ZF consegue não só verificar o bom funcionamento de seus próprios produtos, mas também oferecer funções adicionais de alto benefício para o cliente.
Um caso comum é a batida no meio-fio ao estacionar. Um motorista pode não dar importância ao impacto, mas ele pode causar danos permanentes ao chassi. A tecnologia da ZF identifica esses impactos e envia um feedback imediato, permitindo que o motorista decida se é preciso uma visita a uma oficina.
Tobias Klein, responsável pelo monitoramento da saúde veicular da ZF, afirma que a tecnologia faz a diferença entre um reparo reativo e a confiabilidade preditiva, evitando paradas não programadas e mantendo as operações em funcionamento.
O processo é facilitado pelo uso de tecnologia de nuvem para nuvem. Os dados anônimos dos sistemas da ZF no veículo são transferidos para a nuvem da montadora e, em seguida, para a nuvem da ZF.
Na nuvem da ZF, algoritmos de inteligência artificial (IA) analisam os dados. Os resultados podem ser visualizados em um painel acessível aos motoristas e gerentes de frota, fornecendo informações claras sobre a saúde do veículo.
Para aplicações de segurança e em tempo real, a análise pode ser feita localmente por um aplicativo no computador do veículo (“embarcado”), garantindo que os alertas sejam entregues de forma mais rápida.
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By-wire: Tecnologia que substitui a conexão física entre componentes (como volante/rodas ou pedal de freio/pinças) por sinais eletrônicos.
Trem de força: Conjunto de componentes que gera e transfere a força do motor para as rodas, como motor, transmissão e eixo.
Inteligência artificial: Ramo da ciência da computação que permite a máquinas realizarem tarefas que exigiriam inteligência humana, como aprender e tomar decisões.
Sistema embarcado: Um sistema de computador projetado para realizar uma função específica dentro de um dispositivo maior, como um veículo.