Com motor 1.6 de 110 cv e estrutura tubular robusta, o Buggy Duna Guepardo G300 promete unir o espírito aventureiro das trilhas à praticidade de circular nas ruas, com homologação completa e foco em um público que busca exclusividade e diversão ao volante.
Resultado de uma parceria inédita entre a Adventures Off Road, montadora cearense, e a iDroove Car, o modelo foi revelado na Autop 2024 e surge como o primeiro utilitário recreativo premium brasileiro. Seu desenvolvimento contou com engenheiros que participaram da história da Troller, o que reforça sua vocação para o fora de estrada.
Com um desenho de linhas simples e estrutura robusta, o Guepardo G300 foi concebido para rodar em qualquer tipo de terreno — de praias a trilhas severas. O motor EA211 1.6 aspirado, de quatro cilindros e 110 cv, é o mesmo utilizado em veículos da Volkswagen como Gol e Saveiro, associado a uma transmissão manual de cinco marchas. O conjunto, montado na parte traseira, proporciona uma dirigibilidade leve e ágil, aproveitando o baixo peso de apenas 700 kg.
Homologado pelo Contran para uso em vias públicas, o Duna G300 vai além da imagem de um simples buggy de praia. A presença de equipamentos de segurança e sinalização adequados permite ao modelo circular legalmente por ruas e estradas.
A suspensão foi desenvolvida pela empresa Off Limits, especialmente para o projeto, com amortecedores pressurizados duplos voltados ao uso misto — asfalto e trilha. A configuração McPherson na dianteira e eixo semi-independente na traseira, derivada de plataformas da Volkswagen, garante conforto e robustez mesmo em condições extremas.
Os números estimados de desempenho são convincentes: aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e velocidade máxima próxima de 160 km/h, com consumo médio de até 12 km/l na gasolina.
Visualmente, o modelo adota uma carroceria tubular em aço de alta resistência, com painéis reforçados e estrutura aberta, seguindo o estilo clássico dos buggies. As rodas aro 15” podem ser de aço ou liga leve, calçadas com pneus todo-terreno 215/75 R15 na dianteira e 31×10,5 R15 na traseira. A distância do solo de 380 mm reforça seu caráter aventureiro.
O tanque duplo, com capacidade total de 60 litros, amplia a autonomia e permite explorar longos trajetos longe dos centros urbanos. A capacidade de carga de 400 kg e a distância entre-eixos de 3.000 mm oferecem espaço razoável para até cinco ocupantes.
Segundo Clauder Ciarlini, CEO da Adventures Off Road, o Duna G300 “vai além da função de buggy de praia, pois é homologado para trafegar em vias públicas, representando uma nova proposta de mobilidade recreativa no Brasil”.
Para Jociandro Vichietti, CEO da iDroove Car, o sucesso do projeto está na união entre a “expertise em vendas” e a “engenharia veicular nacional”. Ele afirma que novos revendedores autorizados estão sendo nomeados em todo o país, mas ressalta que “não é para todos — é para quem quer crescer com algo diferente”.
O Duna Guepardo G300 chega em um nicho praticamente sem concorrentes diretos. Sua proposta mistura diversão, exclusividade e capacidade real off-road, o que o coloca como alternativa aos tradicionais UTVs e quadriciclos, mas com a vantagem de poder rodar legalmente em ruas e estradas.
Entre os pontos fortes, destacam-se o baixo peso, a robustez estrutural, a simplicidade mecânica e o custo competitivo diante de veículos recreativos importados. Por outro lado, o público deve considerar que se trata de um modelo de nicho, voltado a entusiastas e colecionadores, com uso prioritário em ambientes litorâneos ou de lazer.
Com design funcional, mecânica consagrada e foco no prazer de dirigir, o Buggy Duna Guepardo G300 reafirma o talento da engenharia nacional em criar soluções originais para quem busca liberdade e aventura sobre quatro rodas.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Motor EA211 – Propulsor de quatro cilindros, 1.6 litro, aspirado, usado em modelos como Gol e Saveiro, reconhecido pela confiabilidade e fácil manutenção.
Suspensão McPherson – Sistema independente que melhora a estabilidade e o conforto, amplamente utilizado em veículos de passeio.
Carroceria tubular – Estrutura em aço de alta resistência, que forma uma gaiola de proteção e reduz o peso total do veículo, essencial para desempenho off-road.
