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Carros híbridos superam vendas de veículos a gasolina e são a nova tendência de mercado

Apesar das previsões de que os elétricos a bateria dominariam o setor, os veículos híbridos se consolidaram como protagonistas nas vendas automotivas do Ocidente, impulsionados pela evolução tecnológica e, principalmente, pelo seu custo total de propriedade mais baixo.

Os veículos híbridos, que incluem as versões convencionais (HEVs) e plug-in (PHEVs), ultrapassaram as vendas de modelos a gasolina na Europa em 2024, respondendo por 38% do mercado. A consolidação dessa motorização é impulsionada pela evolução tecnológica e pelo custo total de propriedade mais baixo, sendo 6,5% mais baratos que os carros a combustão interna (ICE) e 14% mais acessíveis que os elétricos a bateria (BEVs) com alta autonomia, segundo projeções do Departamento de Energia dos EUA (DoE).

Os veículos híbridos estão vivendo uma década de ouro, consolidando-se como protagonistas nas vendas automotivas do Ocidente, contrariando as previsões de que seriam superados pelos elétricos a bateria (BEVs).

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Essa tendência é particularmente notável na Europa, onde em 2024 os híbridos (HEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) representaram 38% das vendas de carros novos.

Pela primeira vez, os híbridos superaram os veículos movidos apenas a gasolina (conhecidos como ICE), que ficaram com 33,3% de participação no mercado europeu.

Embora fatores como a ansiedade de autonomia e a falta de confiança na infraestrutura de carregamento impulsionem a preferência pelos híbridos, o fator mais concreto e estrutural é o custo.

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A vantagem do custo vai além do preço de compra inicial, destacando-se na análise dos custos totais ao longo da vida útil do veículo, que incluem abastecimento, manutenção, seguro e reparos.

Projeções do Departamento de Energia dos EUA (DoE) para veículos lançados em 2025 mostram que o custo médio total de propriedade em 15 anos é mais baixo para os híbridos convencionais.

O custo total estimado para os híbridos convencionais (HEV) é de US$ 82.800, enquanto os veículos a combustão interna (ICE) têm um custo de US$ 88.200.

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Os híbridos plug-in (PHEV) são estimados em US$ 90.000, e os elétricos com autonomia de 480 km (BEV) em US$ 96.300.

Isso significa que um híbrido tradicional custa 6,5% a menos que um ICE e 14% a menos que um BEV com alta autonomia, uma diferença significativa.

A demanda por automóveis é sensível ao preço, e um estudo da Resources for the Future aponta que a cada aumento de 1% no preço de um carro, a demanda tende a cair 0,5%.

Mesmo com a métrica de custo total de propriedade, que é menos favorável aos híbridos do que o preço de compra, a estimativa é que a demanda por HEVs supere a dos ICEs em cerca de 3% e a dos BEVs em cerca de 7%.

Essa redução no custo dos híbridos é resultado da evolução tecnológica e da eficiência da engenharia automotiva ao longo dos últimos 20 anos.

Os híbridos utilizam motores menores e mais eficientes que os veículos convencionais, algo que a indústria soube explorar de forma eficaz.

O aprimoramento do design dos motores, a redução de peso, a otimização dos sistemas de refrigeração e o aumento da eficiência energética contribuíram para o sucesso dos híbridos.

Consequentemente, os híbridos oferecem não apenas menor consumo de combustível, mas também custos reduzidos de manutenção e reparo.

Paralelamente, as baterias e os motores elétricos também evoluíram, tornando-se mais duráveis, eficientes e compactos.

A integração entre o motor a combustão, a bateria e o motor elétrico está cada vez mais sofisticada, graças aos avanços em eletrônica e software.

Esse progresso contínuo e integrado resulta em uma redução consistente de custos e melhora na eficiência, uma combinação difícil de ser superada por outras tecnologias.

Apesar do forte crescimento dos híbridos, a tendência não é de domínio exclusivo, mas sim de um cenário de diversificação da motorização.

Cada tipo de motorização se adequará melhor a perfis de uso específicos, e a era do motor a combustão como solução universal está sendo superada.

Por exemplo, BEVs com baterias menores e autonomia de 320 km já têm um custo total de propriedade estimado em US$ 84.200, quase empatando com o HEV.

Em ambientes urbanos, onde a autonomia é menos crítica, os BEVs tendem a se tornar a opção mais econômica e viável.

Por outro lado, em mercados com infraestrutura de recarga limitada e onde a autonomia ainda é uma preocupação real, os híbridos continuarão a ser a escolha mais prática, acessível e demandada.

Nesse novo equilíbrio de mercado, impulsionado por eficiência, tecnologia e custo-benefício, os híbridos mostram que vieram para ficar.

A HORSE Powertrain, empresa da qual Matias Giannini é CEO, reforça essa visão, sendo líder mundial em soluções de propulsão híbridas e a combustão, com know-how industrial de décadas.

A HORSE Powertrain acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável, investindo em tecnologias que abrangem desde propulsões híbridas completas, híbridas plug-in até tecnologias a combustão, além de componentes como motores, caixas de câmbio e baterias.

A Horse Powertrain tem sede em Londres, no Reino Unido, emprega 19.000 pessoas globalmente e possui 17 fábricas e 5 centros de P&D.

O capital acionário da Horse Powertrain é dividido entre o Renault Group (45%), a Geely (45%) e a Aramco (10%).

Já a HORSE Technologies, que é fornecedora global de soluções de propulsão e parte da Horse Powertrain, emprega mais de 9.000 pessoas em oito plantas de fabricação e três centros de P&D em sete países, incluindo Curitiba, no Brasil.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Híbrido Convencional (HEV) – Veículo que combina um motor a combustão e um motor elétrico, sendo a bateria recarregada automaticamente pela energia gerada pelo motor a combustão ou pela frenagem regenerativa.

Custo Total de Propriedade (TCO) – Métrica financeira que calcula o custo total de um ativo (como um veículo) ao longo de sua vida útil, incluindo preço de compra, combustível, manutenção, seguro, impostos e desvalorização.

Eletrificação – Transição da indústria automotiva para veículos que utilizam motores elétricos, englobando carros híbridos e totalmente elétricos.

Motores a Combustão Interna (ICE) – Motores tradicionais que geram energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, etanol ou diesel.

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