O projeto “A volta ao mundo em 80.000 km”, da Continental Pneus, é uma reinterpretação contemporânea do clássico “A volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, substituindo os meios de transporte originais por uma épica viagem de carro. O livro, disponível gratuitamente em formato e-book e audiobook, foi coescrito por ChatGPT e apresenta uma jornada de exatos 80 mil quilômetros iniciada no Brasil, destacando a evolução da mobilidade e a paixão por dirigir.
A Continental Pneus lançou, no Dia Nacional do Livro (29 de outubro), uma obra digital gratuita intitulada “A volta ao mundo em 80.000 km”, que combina literatura clássica, criatividade humana e Inteligência Artificial.
O projeto é uma reimaginação do célebre “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, transportando o enredo para um contexto moderno, onde a aventura é realizada em uma jornada de 80 mil quilômetros de carro.
O novo protagonista da trama é Phileas Fogg V, tataraneto do personagem original, que inicia sua desafiadora viagem de carro em São Paulo, no Brasil.
O roteiro da aventura automotiva passa por paisagens icônicas como os Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu, além de destinos internacionais como México, Portugal, Egito e Índia.
A obra apresenta uma curiosidade notável no seu processo criativo: o texto foi coescrito por ChatGPT, um modelo de Inteligência Artificial que foi treinado com os livros de Júlio Verne.
O objetivo desse treinamento da IA foi reproduzir o estilo narrativo clássico e característico do famoso escritor francês.
Em contrapartida à colaboração da Inteligência Artificial na escrita, as ilustrações são 100% humanas, criadas especialmente para ilustrar cada um dos capítulos.
O total da viagem do novo protagonista soma exatamente 80 mil quilômetros rodados de carro, nem um a mais, nem a menos, estabelecendo um paralelo direto com o título da obra.
Em cada país visitado, a trama revela um trecho simbólico da evolução da mobilidade, reforçando o tema central da obra e sua ligação com a Continental Pneus.
A escolha da obra original para inspiração também é simbólica, visto que a Continental Pneus, fundada em 1871, é quase contemporânea do clássico de Verne, publicado em 1873.
O projeto, desenvolvido em parceria com a agência D’OM, já recebeu reconhecimento internacional com o bronze na categoria Branded Content Integrado a Outras Plataformas no FIAP Awards de 2025.
O livro conta com 307 páginas e está disponível nos formatos e-book e audiobook, este último acessível até mesmo em assistentes de voz, como a Alexa, e na plataforma Spotify.
O download gratuito da obra, nas versões em português e inglês, pode ser realizado no site da Continental Pneus, convidando o público a embarcar nesta jornada literária movida pela paixão por dirigir.
O projeto reforça a conexão da marca Continental Pneus com a aventura, a estrada e a inovação tecnológica, ao utilizar a Inteligência Artificial para criar um conteúdo envolvente.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Dia Nacional do Livro – Data comemorativa brasileira celebrada em 29 de outubro, criada para incentivar a leitura e homenagear os livros.
E-book – Livro em formato digital, que pode ser lido em dispositivos eletrônicos como tablets, smartphones ou e-readers.
Audiobook – Livro gravado em áudio, permitindo que o conteúdo seja “lido” ouvindo a narração.
ChatGPT – Modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial, capaz de gerar texto e interagir em linguagem natural, co-criando o conteúdo do livro neste projeto.
Branded Content – Conteúdo de marca; estratégia de marketing que cria conteúdo relevante e divertido com o objetivo de associar a marca a um determinado estilo de vida ou tema, em vez de focar diretamente na venda do produto.
