A Daimler Buses será a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública a partir de 2026, com foco em destinos turísticos de alto tráfego. A iniciativa começa com um projeto-piloto em Colônia, Alemanha, onde quatro pontos públicos de recarga rápida de 400 kW serão instalados já em 2026. A subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável por todo o processo, desde o planejamento à operação, oferecendo uma solução completa e sem investimento inicial para os operadores. A expansão da infraestrutura suportará o novo ônibus intermunicipal elétrico à bateria da marca, o eIntouro, lançado na Busworld 2025.
A Daimler Buses anunciou um plano ambicioso para impulsionar a expansão da infraestrutura de recarga de alto desempenho para ônibus elétricos na Europa, a partir de 2026.
A empresa instalará suas próprias estações de recarga públicas com foco em destinos turísticos de alto tráfego, como estacionamentos de ônibus em parques de diversões e outros pontos estratégicos das cidades.
Com isso, a Daimler Buses se tornará a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública, um movimento estratégico no mercado.
A subsidiária Daimler Buses Solutions será a responsável por todo o processo, incluindo planejamento, construção, operação e manutenção da rede.
O pontapé inicial da iniciativa é um projeto-piloto lançado em cooperação com a agência regional de energia NRW.Energy4Climate e a cidade de Colônia.
Como resultado deste projeto-piloto, quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro de Colônia já em 2026.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, destacou que a construção da infraestrutura pública de recarga está demorando muito e a empresa busca dar um impulso importante para o setor.
Ele reforçou que o futuro do ônibus é elétrico e que a nova rede beneficiará diretamente o recém-lançado ônibus intermunicipal da marca.
O novo modelo em questão é o Mercedes-Benz eIntouro, o primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria da Daimler Buses.
O eIntouro teve sua estreia mundial celebrada na Busworld 2025 em Bruxelas, no dia 3 de outubro.
Este veículo intermunicipal pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros (a Daimler Buses considera 500 km um dado de referência).
O eIntouro é adequado para viagens mais curtas e conexões entre cidades e áreas rurais, sendo uma das aplicações mais práticas para ônibus elétricos fora do transporte público urbano.
A Daimler Buses acredita que, para viagens de longa distância, é necessária uma rede abrangente para que os operadores possam usar ônibus elétricos de forma econômica e sem comprometer o conforto dos passageiros.
A subsidiária Daimler Buses Solutions trabalha com empresas experientes e financia tanto as estações de recarga quanto sua operação.
O refinanciamento é feito por meio da venda de energia elétrica, o que permite que os proprietários se beneficiem de uma infraestrutura pronta para uso de uma única fonte.
Essa solução elimina a necessidade de investimento ou grande esforço por parte dos operadores de ônibus.
O projeto-piloto em Colônia ocorrerá no estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, um local central que serve a ônibus intermunicipais que levam turistas à cidade.
Diferentemente dos ônibus urbanos, que recarregam durante a noite com 50 a 80 kW para rotas mais curtas, os interurbanos exigem soluções mais potentes.
As quatro novas estações de recarga rápida em Colônia fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma, e estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os operadores de ônibus poderão recarregar rapidamente seus veículos elétricos no local, independentemente da marca do ônibus, utilizando eletricidade verde.
Ascan Egerer, vice-prefeito de Mobilidade de Colônia, afirmou que o projeto é um passo importante para o turismo sustentável na cidade, suportando a mudança para ônibus com emissão zero.
A cidade de Colônia usará o projeto-piloto para avaliar a aceitação da nova infraestrutura pública para ônibus intermunicipais elétricos.
A Daimler Buses também oferece, sob solicitação e em colaboração com a Daimler Buses Solutions GmbH, um ecossistema completo de mobilidade elétrica pronto para uso e a partir de uma única fonte.
Esse ecossistema inclui ônibus elétricos personalizados, estudos de viabilidade, infraestrutura completa para garagens – incluindo obras, instalações elétricas, carregadores, armazenamento de baterias e gestão de recarga.
O modelo Mercedes-Benz eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico à bateria em produção desde 2018, também faz parte da estratégia.
Desde 2023, o eCitaro é oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia.
A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com a chegada de ônibus com célula de combustível na próxima etapa, alinhando a oferta de produtos à infraestrutura.
A expansão da infraestrutura pública da Daimler Buses Solutions é complementar à oferta da Milence, uma joint venture com Daimler Truck, GRUPO TRATON e Grupo Volvo.
A Milence foca em estações de recarga pública de alto desempenho para veículos pesados ao longo de rodovias e rotas principais na Europa, enquanto a Daimler Buses Solutions concentra-se em destinos urbanos e turísticos.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Baterias de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP) – Um tipo de bateria de íon-lítio que utiliza fosfato de ferro-lítio como material catódico. É conhecida pela alta segurança, longa vida útil e estabilidade térmica.
Extensor de Autonomia – Um sistema auxiliar, como uma pequena célula de combustível (hidrogênio) ou um motor a combustão, que gera eletricidade para recarregar as baterias, prolongando o alcance de um veículo elétrico.
Potência Nominal (em kW) – A quantidade de energia que uma estação de recarga pode fornecer de forma contínua e segura. Potências elevadas, como 400 kW, garantem o carregamento rápido de baterias grandes.
Joint Venture – Uma parceria ou empreendimento comercial estabelecido por duas ou mais empresas que concordam em compartilhar o controle, os riscos e os lucros de um projeto ou negócio.