A Ford lançou uma evolução de sua plataforma de serviços conectados, que agora se chama simplesmente “aplicativo Ford”, abandonando o antigo nome FordPass. A mudança marca a introdução de uma plataforma tecnológica mais robusta, que facilita futuras atualizações e novos serviços. Desenvolvido com base no feedback dos clientes, o novo aplicativo apresenta um visual redesenhado, mais limpo e intuitivo, além de reforçar a oferta de conectividade de série e gratuita em todos os veículos da marca. As funções mais usadas, como comandos remotos e localização do veículo, agora são exibidas em destaque na tela inicial, simplificando a experiência do usuário.
A Ford lançou uma evolução do seu aplicativo de conectividade, que ganhou um visual totalmente redesenhado e novos recursos.
A atualização torna o uso do aplicativo mais simples e intuitivo, e o novo nome adotado é simplesmente aplicativo Ford, substituindo o antigo FordPass.
Essa mudança no nome ajuda a reforçar que a Ford oferece a conectividade de série gratuitamente aos clientes em todos os seus veículos.
O aplicativo recebeu também uma plataforma tecnológica mais robusta, que facilitará futuras atualizações e a introdução de novos serviços conectados.
Segundo a Ford América do Sul, o novo aplicativo foi desenvolvido a partir dos comentários e sugestões dos clientes, visando facilitar a vida dos usuários.
A atualização para o novo aplicativo será feita de forma padrão, sem a necessidade de o cliente baixar o aplicativo novamente ou realizar um novo login.
O novo design é mais limpo e minimalista, utilizando uma paleta de cores moderna.
A nova paleta de cores do aplicativo Ford se adapta automaticamente aos modos claro ou escuro do smartphone, otimizando a legibilidade em qualquer condição de luz.
O acesso às funções também foi simplificado, com os recursos mais utilizados exibidos em destaque na tela inicial.
As funções de destaque incluem localização do veículo, comandos remotos e informações do veículo, eliminando a necessidade de navegar por menus diferentes.
Os usuários podem adicionar um widget do aplicativo Ford à tela inicial do telefone, permitindo a checagem rápida do status do veículo e a configuração de atalhos para ações frequentes, como travar e destravar portas.
A compatibilidade com smartwatches (Apple Watch e Wear OS da Google) também foi reforçada, permitindo o uso de comandos remotos diretamente no pulso.
A seção de serviços foi completamente redesenhada para uma melhor experiência do usuário.
O agendamento do Serviço Leva e Traz e do Serviço Móvel agora utiliza distâncias calculadas pelo Google Maps, aumentando a precisão e a qualidade do agendamento.
O aplicativo também ganhou um assistente inteligente focado na manutenção do veículo.
Quando o veículo não requer atenção, a tela principal exibe a mensagem: “Nenhum Alerta Ativo”.
Caso o veículo precise de algum tipo de atenção, a informação é destacada na parte superior da tela, oferecendo orientações para a solução do problema ou o agendamento de revisão.
A interface da climatização remota foi simplificada para permitir um ajuste mais rápido da temperatura da cabine, dos bancos e do volante (em veículos que possuem esses recursos).
Para os veículos elétricos, a aba “Energia” conta com um novo controle deslizante que facilita a checagem do status da carga e do carregamento.
O aplicativo Ford exibe de modo mais claro as informações e benefícios para o usuário, com botões de acesso à caixa de mensagens, configurações pessoais e contato direto com os Guias Ford.
A seção “Minhas Experiências Ford” reúne os benefícios e as experiências exclusivas oferecidas pela marca, como o agendamento de serviços e o rastreamento personalizado (Concierge).
Outros serviços exclusivos presentes nessa seção incluem os Ranger & Mach-E Experts e o monitoramento preventivo inteligente.
A estratégia da Ford de aprimorar a conectividade e torná-la gratuita e de série é um diferencial em relação a concorrentes que podem cobrar por esses serviços ou restringi-los a versões de topo.
O foco no desenvolvimento contínuo e no feedback do cliente, evidenciado no novo aplicativo, garante que a Ford mantenha a competitividade no segmento de serviços conectados.
A nova plataforma tecnológica robusta da Ford indica que a empresa está preparada para introduzir novos serviços e tecnologias, mantendo-se atualizada no mercado de mobilidade inteligente.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Conectividade de Série – Recurso ou tecnologia que já vem instalado e ativado em todos os veículos de uma determinada marca ou modelo, sem custo adicional para o cliente, permitindo a comunicação remota com o veículo.
Comandos Remotos – Funções do veículo que podem ser ativadas à distância por meio de um aplicativo de smartphone ou smartwatch, como travar e destravar portas, dar partida no motor ou acionar a climatização.
Widget – Pequena aplicação interativa que pode ser adicionada à tela inicial de um smartphone, permitindo acesso rápido a informações e funções do aplicativo principal sem a necessidade de abri-lo.
Serviço Leva e Traz – Tipo de agendamento de manutenção em que a concessionária ou oficina busca o veículo na casa ou local de trabalho do cliente e o devolve após a realização do serviço, oferecendo maior conveniência.