Mais de duas décadas após a saída de linha da lendária CB600F Hornet, a Honda resgata o nome com uma família completa, sendo a agressiva CB750 Hornet a mais nova adição. Desenvolvida para reinventar a experiência de pilotagem cheia de adrenalina, a CB750 Hornet traz um novíssimo motor bicilíndrico paralelo de 755 cc que entrega 69,3 cv de potência e 7,04 kgf.m de torque. A motocicleta combina um design marcadamente agressivo criado no centro de P&D em Roma com um chassi Diamond de aço leve e suspensões Showa de alto nível, com preço sugerido de R$ 53.694,00.
No final dos anos 1990, a CB600F Hornet redefiniu o que uma motocicleta naked deveria ser, ganhando fama por ser compacta, potente e ágil.
O nome Hornet saiu de linha, mas entrou para a história como uma das Honda mais excitantes e queridas pelos motociclistas.
Mais de duas décadas depois, a Honda resgata a nomenclatura, não com um único modelo, mas com uma família completa, inaugurada com a Honda CB500 Hornet.
A mais recente integrante é a agressiva CB750 Hornet, que visa atender aos fãs das naked e incorporar tecnologia contemporânea sem perder o significativo legado do nome.
A Honda CB750 Hornet representa uma novidade especial no diversificado segmento naked, combinando herança e reinvenção moderna da pilotagem com adrenalina e diversão.
O design foi criado no centro de R&D da Honda em Roma, na Itália, buscando um estilo marcadamente agressivo e diferenciado.
O visual minimalista, com superfícies afiladas e bem definidas, confere à CB750 Hornet grande personalidade.
O motor novíssimo, um bicilíndrico paralelo, oferece desempenho de referência e torque consistente desde os regimes mais baixos.
O conjunto de suspensões assinado pela Showa e um moderno chassi de aço tipo Diamond garantem a característica maneabilidade das Hornet.
O resultado é uma motocicleta homogênea e equilibrada, na qual a agilidade e a maneabilidade são o ponto central da pilotagem.
O motor da CB750 Hornet incorpora o avançado estágio da engenharia Honda em um pacote compacto.
O bicilíndrico paralelo de 755 cc entrega uma potência máxima de 69,3 cv a 7.000 rpm e 7,04 kgf.m de torque também a 7.000 rpm.
Essas cifras são otimizadas por um elaborado sistema de gestão eletrônica que oferece cinco modos de pilotagem selecionáveis pelo condutor.
O motor utiliza o sistema Unicam de 8 válvulas, popularizado nas CRF450 de competição, que usa dutos de aspiração por vórtice (Vortex Flow Duct) para garantir a combustão ideal.
O virabrequim com ângulo de 270° proporciona excelentes sensações de pilotagem e uma sonoridade única, conferindo personalidade.
A caixa de câmbio de 6 velocidades conta com embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço na alavanca e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
A eletrônica embarcada utiliza o comando de acelerador TBW – Throttle-By-Wire (acelerador eletrônico) para habilitar os sistemas de assistência.
Os cinco modos de pilotagem (SPORT, RAIN, STANDARD e USER 1 e 2) combinam três níveis de ajuste para o HSTC – Honda Selectable Torque Control, o Whellie Control (antiempinada), a potência (P) e o freio-motor (EB).
O chassi de aço tipo Diamond tem apenas 16,6 kg (contra 18,5 kg da CB650R) e se destaca pela leveza, com rigidez otimizada para máximo feedback ao piloto.
A suspensão dianteira é invertida Showa SFF-BP™ Ø 41 mm, com 130 mm de curso, oferecendo excelente resposta devido à separação das funções de suspensão e amortecimento.
Na traseira, o monoamortecedor Showa é vinculado ao sistema Pro-Link (articulação progressiva), com sete níveis de ajuste de pré-carga da mola, também com 130 mm de curso.
A frenagem é garantida por pinças duplas de quatro pistões com montagem radial e dois discos dianteiros Ø 296 mm, garantindo alto poder de frenagem e modulação.
As dimensões dos pneus favorecem a agilidade: dianteiro 120/70-ZR17 e traseiro 160/60-ZR17, uma escolha que exalta a agilidade e maneabilidade.
O grupo óptico frontal utiliza um farol único full-LED com projetor duplo, emoldurado por uma carenagem agressiva.
O tanque tem seu formato inspirado na asa da vespa (Hornet em inglês), unindo a parte frontal angulosa com uma rabeta essencial.
O painel TFT colorido de 5 polegadas utiliza uma tecnologia com resina especial para reduzir reflexos e melhorar a visibilidade em ambientes com muita luz.
O sistema elétrico foi simplificado usando a tecnologia de cabeamento CAN – Controller Area Network em paralelo com a BCU – Body Control Unit.
Os indicadores de direção são equipados com ESS – Emergency Stop System, que aciona as luzes de emergência em caso de frenagem brusca acima de 56 km/h e desaceleração de 6,0 m/s².
Os indicadores de direção também são desativados automaticamente por meio de sensores que reconhecem curvas e a mudança no sentido de direção, de forma mais inteligente que um simples temporizador.
Com peso a seco de apenas 180 kg, a CB750 Hornet tem a posição de pilotagem ereta, com o assento a 795 mm de altura, facilitando o uso por diversos perfis de motociclistas.
A Honda CB750 Hornet chega à rede de concessionários a partir de novembro, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, e Honda Assistance gratuita com cobertura internacional.
As opções de cores são Branco Perolizado e Preto Metálico, com preço público sugerido, base São Paulo/SP, de R$ 53.694,00.
No mercado de nakeds de média cilindrada, a CB750 Hornet entra com uma vantagem clara no pacote tecnológico, especialmente pelo motor Unicam e o chassi leve, que priorizam a agilidade e o prazer de pilotagem. Concorrentes no mesmo segmento de preço muitas vezes não oferecem o nível de eletrônica embarcada (modos de pilotagem e HSTC) e componentes de suspensão Showa SFF-BP de série. A desvantagem pode ser o status de motor bicilíndrico em relação aos tetracilíndricos de modelos anteriores ou de concorrentes, mas a Honda compensa com o torque em baixa e a maneabilidade superior. O preço a coloca em um patamar competitivo, considerando a garantia estendida e a cobertura de assistência.
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Motor Unicam – Tipo de motor de cabeçote único de comando de válvulas (OHC) que usa um único eixo de cames para acionar tanto as válvulas de admissão (diretamente) quanto as de escape (por meio de balancins), resultando em um cabeçote mais compacto e leve.
HSTC (Honda Selectable Torque Control) – Sistema de controle de tração da Honda que monitora e ajusta o torque do motor para evitar o deslizamento da roda traseira em pisos de baixa aderência, aumentando a segurança.
Throttle-By-Wire (TBW) – Acelerador eletrônico que não utiliza cabos mecânicos para conectar o punho do acelerador à borboleta de admissão. Em vez disso, envia sinais eletrônicos para a ECU (Unidade de Controle Eletrônico), permitindo maior precisão e a integração de sistemas de assistência à pilotagem.
Showa SFF-BP™ – Sigla para Separate Function Fork Big Piston, um tipo de garfo dianteiro invertido desenvolvido pela Showa, que separa as funções de amortecimento e mola, dedicando uma função a cada lado do garfo, resultando em desempenho aprimorado, menor peso e melhor feedback para o piloto.
