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Linha Volvo FH 2026 estreia com I-Torque para mais força e até 3% de economia de combustível

A nova tecnologia da Volvo utiliza Inteligência Artificial (IA) aprimorada para gerenciar o torque de forma constante em toda a viagem, garantindo o máximo de força em subidas e reduzindo o consumo de diesel.

A Volvo Caminhões lança o I-Torque, uma evolução em sua tecnologia de Aceleração Inteligente que integra a linha Volvo FH 2026, o caminhão pesado mais vendido no Brasil há sete anos. O I-Torque utiliza algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para monitorar e entregar a força ideal ao longo do trajeto, o que garante mais desempenho em momentos críticos, como ultrapassagens e subidas, e pode gerar uma redução de até 3% no consumo de combustível, equilibrando a condução para o nível dos melhores motoristas.

A Volvo anuncia o lançamento do I-Torque, uma nova tecnologia que integra a linha Volvo FH 2026, prometendo aprimorar o desempenho e a economia de combustível de seus caminhões.

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O I-Torque é uma evolução da consagrada tecnologia de Aceleração Inteligente da marca e atua por meio do refinamento dos algoritmos de Inteligência Artificial (IA) dos veículos.

O sistema passa a atuar de forma constante em toda a viagem, entregando o torque de maneira inteligente e auxiliando o motorista a reduzir o consumo de diesel.

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, destaca que o aprimoramento da IA permitiu à engenharia extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens, ao mesmo tempo em que o consumo é reduzido.

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A tecnologia I-Torque, gerenciada pela IA Volvo, atua entregando a força de forma inteligente ao longo do trajeto, ajustando-se às necessidades da operação.

Torque é a força que move o caminhão, sendo essencial para iniciar o movimento e manter a velocidade, e o I-Torque o mantém em níveis ideais para uma condução econômica.

Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, explica que a IA monitora dados como a posição do pedal do acelerador, a topografia da estrada, o peso transportado e a velocidade do veículo.

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Em uma subida, por exemplo, o I-Torque aplica a força máxima para manter a velocidade, segurar a marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível, como garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.

O sistema opera automaticamente, o que facilita a condução e permite que o caminhão atinja o nível dos melhores motoristas, independentemente da experiência do condutor.

O I-Torque está disponível nas motorizações de 420, 460, 500 e 540 cv da linha Volvo FH 2026.

A nova tecnologia pode gerar uma redução de até 3% no consumo de combustível, com ganhos mais expressivos em composições maiores e em topografias mais desafiadoras.

Esse avanço representa mais um passo da Volvo na escalada de economia, que, na última década, já havia reduzido o consumo em mais de 15%, dependendo da operação e configuração do veículo.

Além do I-Torque, a linha Volvo 2026 traz outras novidades, como o aprimoramento da ergonomia para o motorista.

A ergonomia foi melhorada com a redução dos comandos na coluna de direção, trazendo apenas duas alavancas que reúnem funções como setas, piloto automático e freio motor.

Outro aprimoramento está na transmissão I-Shift, cujas engrenagens agora recebem um polimento como acabamento de superfície, o que garante maior suavidade no funcionamento e aumenta a durabilidade.

O sistema I-See, a inteligência artificial que utiliza dados de conectividade avançada para determinar as melhores marchas, também evoluiu.

O I-See agora apresenta uma tolerância para manter marchas 10 km/h maior, o que contribui para ganhos adicionais em economia de combustível.

No contexto do mercado, a introdução do I-Torque reforça a liderança tecnológica do Volvo FH, o caminhão pesado mais vendido no Brasil há sete anos consecutivos.

Em comparação com concorrentes, o Volvo FH 2026 se posiciona à frente, utilizando a Inteligência Artificial de forma mais integrada e constante para a otimização de performance e economia, um diferencial de tecnologia de vanguarda.

O foco contínuo da Volvo em redução de consumo é uma vantagem crucial, pois o custo do diesel é o principal fator de despesa na operação logística, tornando o FH uma opção de alta produtividade e rentabilidade.

Os aprimoramentos técnicos garantem ao Volvo FH a manutenção de sua reputação de robustez e segurança, consolidando-o como referência no segmento de caminhões pesados.

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Torque – Força de rotação gerada pelo motor. É o que faz o caminhão sair da inércia, subir ladeiras e manter a velocidade sob carga. O I-Torque gerencia essa força de forma inteligente.

Inteligência Artificial (IA) – Conjunto de algoritmos e softwares que permitem que um sistema, neste caso o caminhão, simule a inteligência humana, tomando decisões otimizadas de forma autônoma para a melhor performance e economia.

I-Shift – Transmissão automatizada desenvolvida pela Volvo que, por meio de eletrônica avançada, gerencia as trocas de marcha para maximizar a eficiência e o conforto do motorista.

I-See – Sistema inteligente da Volvo que utiliza conectividade avançada e dados de topografia (geografia) da rota para prever o caminho e engatar a marcha ideal, aproveitando a inércia do veículo para economizar combustível.

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