A MAHLE inaugurou a ampliação do seu Centro de Engenharia de Filtros das Américas, em Jundiaí (SP), com novos laboratórios e infraestrutura voltada ao desenvolvimento e validação de soluções de filtração e componentes de motores. O investimento fortalece o papel da unidade como um polo global de tecnologia e inovação do grupo, atendendo com mais agilidade as demandas das Américas.
Em 29 de setembro de 2025, a MAHLE oficializou a expansão das operações do Centro Tecnológico de Jundiaí, consolidando a unidade como uma referência no desenvolvimento de soluções de filtração e componentes de motores.
A nova estrutura inclui laboratórios de validação, bancadas de teste e áreas dedicadas ao desenvolvimento de sistemas de filtração, permitindo a execução mais rápida de programas de desenvolvimento completos.
Com essa ampliação, o Centro ganha capacidade adicional para atender os mercados das Américas, fortalecendo sua importância estratégica na América do Sul e sua integração às operações globais da companhia.
Segundo o Dr.-Ing. Roger Busch, Vice-Presidente Global de Vendas & Engenharia da MAHLE, a ampliação representa a aplicação prática da visão da empresa em se aproximar dos clientes e entregar soluções competitivas com mais rapidez.
Busch destacou que o reforço em Jundiaí conecta a expertise local às demandas globais, especialmente nas Américas, e sustenta a estratégia da MAHLE de desenvolver tecnologias aplicadas a múltiplas arquiteturas de propulsão, abrangendo desde motores a combustão até veículos elétricos.
Para Sergio Pancini de Sá, Presidente da MAHLE América do Sul, a unidade tem papel fundamental na estratégia global da marca, voltada à mobilidade sustentável. Ele destacou que o fortalecimento do Tech Center amplia a capacidade regional de desenvolver produtos alinhados às necessidades do mercado, aumentando a competitividade e relevância global da operação sul-americana.
O Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da MAHLE América do Sul, Everton Lopes, ressaltou que os novos laboratórios elevam a capacidade de desenvolvimento end-to-end, desde a formulação de materiais até a validação em condições reais de uso.
Essa evolução tecnológica permite maior autonomia local na criação de produtos globais, acelerando o ciclo de desenvolvimento e reduzindo a dependência de estruturas externas.
A ampliação também favorece o fortalecimento de parcerias com montadoras e fornecedores da região, acompanhada pela expansão das equipes locais de P&D especializadas em novos processos e tecnologias.
A estratégia da MAHLE está alinhada aos investimentos recentes na América do Sul, voltados ao avanço de soluções para mobilidade sustentável, englobando desde o uso de biocombustíveis até o desenvolvimento de veículos elétricos e movidos a célula de combustível.
Inaugurado em 2023, o Centro de Engenharia Américas para Filtros é responsável pelo desenvolvimento completo de sistemas de filtração de ar, coletores de admissão, tampas de válvulas, carbon canister, cárteres plásticos, além de filtros de ar, óleo e combustível.
A unidade também trabalha em tecnologias aplicadas a veículos elétricos e a células de combustível, demonstrando a versatilidade e a capacidade de inovação do grupo em múltiplos segmentos automotivos.
O Tech Center da MAHLE em Jundiaí é um dos maiores centros de desenvolvimento de motores da América do Sul, com foco em motores a combustão e também como Centro Global de Biomobilidade da empresa.
Entre as principais frentes de pesquisa estão as tecnologias para redução de emissões de CO₂, o desenvolvimento de biocombustíveis e biomateriais, viabilizando seu uso em larga escala em diversos mercados.
Nos últimos anos, o centro expandiu significativamente seus recursos técnicos e humanos, atendendo demandas globais do grupo MAHLE e reforçando o compromisso da empresa com a inovação sustentável e o avanço da engenharia automotiva na região.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Filtração – Processo de remoção de impurezas do ar, óleo ou combustível, essencial para garantir o desempenho e a durabilidade dos motores.
Validação – Etapa de testes que confirma se um produto atende aos requisitos de desempenho, segurança e durabilidade definidos no projeto.
End-to-end – Termo que descreve o desenvolvimento completo de um produto, desde a concepção e formulação até a validação final e aplicação no mercado.
Biocombustível – Combustível produzido a partir de fontes renováveis, como etanol ou biodiesel, que contribui para a redução das emissões de gases poluentes.