A Marcopolo atingiu a marca histórica de 5 mil unidades produzidas de sua linha de ônibus rodoviários Geração 8 (G8), celebrando o resultado durante a Busworld Europa 2025. O veículo que simboliza essa conquista é um Paradiso G8 1350, adquirido pela operadora mexicana ETN Turistar, do Grupo IAMSA, reforçando a vocação global da linha. Do total, 3,5 mil unidades foram destinadas ao mercado brasileiro e 1,5 mil a clientes internacionais, provando o sucesso da G8 em design, tecnologia e segurança.
A produção acumulada de 5 mil unidades da Geração 8 desde seu lançamento em 2021 demonstra o sucesso e a rápida aceitação da linha nos mercados onde a Marcopolo atua, mesmo diante de um cenário global desafiador.
O veículo que representa a marca de 5 mil unidades é um Paradiso G8 1350, um modelo de grande porte que foi adquirido pela ETN Turistar, uma operadora mexicana que é pioneira no transporte rodoviário de luxo no México.
Essa operadora, fundada em 1991, atende mais de 70 destinos em 23 estados do México e é reconhecida pelos altos padrões de segurança, pontualidade, conforto e qualidade em seus serviços.
A parceria entre as empresas é robusta: além da unidade comemorativa, a ETN Turistar adquiriu mais 120 ônibus Paradiso G8 1800 Double Decker, evidenciando a confiança na qualidade e inovação dos produtos Marcopolo.
A Geração 8 representou um avanço significativo em design, tecnologia, segurança e conforto desde sua introdução no mercado em 2021.
Atualmente, a linha de ônibus G8 possui uma produção descentralizada, sendo fabricada nas unidades da Marcopolo no Brasil, China, Colômbia e México, o que facilita o atendimento à demanda global.
O sucesso da linha se estende além das Américas; a Marcopolo recentemente apresentou a Geração 8 ao mercado australiano, ampliando sua presença para a Oceania e reforçando seu caráter global.
O diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo, José Luis Moraes Goes, afirma que a Geração 8 é um produto global, com volumes expressivos de vendas em países como Peru, Chile e Uruguai, além do Brasil.
A presença internacional da linha também se destaca na África, com entregas para África do Sul e Costa do Marfim, e na Ásia, com clientes nos Emirados Árabes Unidos e Catar.
O Paradiso G8 1350 em destaque tem 15.000 mm de comprimento, 3.995 mm de altura e 2.600 mm de largura, dimensões que garantem um amplo espaço interno para o conforto dos passageiros.
O modelo é montado sobre um chassi Scania K500C B6X2*4NI Euro VI, o que indica a utilização de um motor potente, de 500 cavalos, com configuração de três eixos e em conformidade com as rigorosas normas europeias de emissão Euro VI.
Voltado para o transporte premium, o interior conta com 27 poltronas leito, sendo 06 delas do tipo Next, um design exclusivo da Marcopolo com funcionalidades aprimoradas para maior conforto.
A configuração de luxo do modelo apresentado na feira inclui dois sanitários separados (feminino e masculino), um diferencial significativo em veículos do tipo single Decker (ônibus de um único piso).
Em termos de tecnologia e conectividade, o ônibus oferece monitores individuais de 13 polegadas em todas as poltronas, além de entradas USB tipo A e C compatíveis com diversos dispositivos eletrônicos.
O gerenciamento das funções internas é facilitado por um tablet de controle central no salão. Para otimizar o conforto térmico, o modelo conta com o Ducto Smart, um sistema que melhora a climatização e o fluxo de ar interno.
A segurança operacional é reforçada por sensores nas portas dos bagageiros, que fornecem maior controle e segurança durante as operações de embarque e desembarque de bagagens.
No campo da segurança ativa, o G8 1350 é equipado com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo Frenagem automática de emergência (AEB), que evita ou mitiga colisões.
O conjunto ADAS também integra o Alerta de saída de faixa (LDW), o Controle de cruzeiro adaptativo (AICC), que mantém a velocidade e distância seguras do veículo à frente, e o Sensor de ponto-cego.
Para auxiliar o condutor, o modelo dispõe de um sistema de visão 360° com quatro câmeras DVR, proporcionando monitoramento completo do entorno do ônibus.
A segurança passiva é garantida com sensor de cinto de segurança em todas as poltronas, enquanto a visibilidade é otimizada com Faróis Full LED e faróis de neblina dianteiros e traseiros.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Euro VI – Norma europeia de controle de emissões que estabelece limites rigorosos para poluentes emitidos por veículos comerciais, exigindo tecnologias avançadas para reduzir o impacto ambiental.
ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) – Sigla para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, um conjunto de tecnologias que ajudam o motorista na condução e segurança, como frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
Double Decker – Termo usado para designar ônibus de dois andares, que oferecem maior capacidade de passageiros ou configurações de luxo no piso superior.
B6X2*4NI – Configuração de chassi que indica um veículo com seis rodas e dois eixos de tração (o “6X2” padrão), sendo o *4NI uma especificação que pode indicar um eixo direcional adicional ou outras particularidades do chassi Scania para melhor manobrabilidade e capacidade de carga.