A Mercedes-Benz do Brasil consolidou sua liderança em eletromobilidade ao superar a venda de 400 unidades do ônibus elétrico urbano eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até setembro deste ano. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil e produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, tem maior autonomia do segmento (270 km) e é crucial para a descarbonização. A marca reforça seu compromisso com a sustentabilidade e anuncia que o eO500UA articulado, também elétrico, iniciará testes internos em 2025 para circulação e exportação em 2026.
A Mercedes-Benz do Brasil segue avançando na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País, superando o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria.
Este volume considera o acumulado de vendas desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano, demonstrando a rápida adoção do veículo.
Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus, essas 400 unidades foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, com foco principal na capital.
A expansão na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo, é considerada muito significativa pela marca.
O sucesso na capital paulista reflete o compromisso da Mercedes-Benz, em alinhamento com a Daimler Buses, de buscar soluções de descarbonização e contribuir para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG.
Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, e funcionamento extremamente silencioso e sem vibração.
Essa ausência de ruído e vibração garante maior conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.
Em 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos, sendo que 80 unidades eram do modelo eO500U da Mercedes-Benz.
Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, que já acumula mais de 5 milhões de km rodados na cidade.
Entre os clientes da marca, destacam-se a Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto.
O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País, adaptado à realidade brasileira e latino-americana.
Sua produção em série começou no final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Atualmente, o eO500U vem sendo testado em demonstrações fora de São Paulo, em estados como Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com futuros testes no Rio de Janeiro.
O modelo é um Padron 4×2 de piso baixo, com chassi da consagrada linha O 500, e pode receber carrocerias de até 13,2 metros.
Um de seus principais diferenciais é a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos atualmente disponíveis no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.
A Mercedes-Benz também está expandindo a eletromobilidade com o ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024.
O eO500UA tem um programa de testes internos agendado para 2025 e deverá começar a circular em 2026, com planos de exportação para países da América Latina.
A expansão do eO500U já alcança outros mercados: Chile e Argentina já receberam o ônibus para demonstração, e o México fará o mesmo.
No Chile, o eO500U foi tecnicamente aprovado em operação regular, destacando-se no consumo de energia e na capacidade de passageiros.
A Mercedes-Benz utiliza no eO500U a nova geração de baterias NMC3, o mesmo tipo utilizado nos ônibus eCitaro da Mercedes-Benz na Europa.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CC2, padrão tecnológico adotado pela Daimler Buses, e leva até três horas para a recarga completa.
O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue os parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses, englobando baterias, direção elétrica e eixos.
Para que a eletromobilidade seja sustentável no Brasil, Walter Barbosa enfatiza o empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada.
Este empenho conjunto é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação da infraestrutura de recarga.
A Mercedes-Benz oferece suporte especializado através da equipe de eMobility, que apoia clientes, motoristas, oficinas, gestores e concessionários na transição para a tração elétrica.
A marca oferece serviços exclusivos para veículos elétricos, como consultoria especializada sobre funcionamento do veículo, infraestrutura de recarga e gestão de frota.
Focando em inovação, o eO500 U sai de fábrica com o sistema de telemetria FleetBus já ativado, eliminando etapas adicionais para o cliente.
O FleetBus é ideal para a gestão de frotas, permitindo acesso imediato a informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Eletromobilidade – Conceito amplo que engloba a utilização de veículos (carros, ônibus, caminhões) movidos total ou parcialmente por energia elétrica, visando a redução de poluentes e a maior eficiência energética no transporte.
Ônibus Padron 4×2 de Piso Baixo – Configuração de ônibus urbano (4×2 indica quatro rodas com duas de tração) que possui um piso mais baixo, geralmente sem degraus, facilitando o acesso e a saída de passageiros, especialmente pessoas com mobilidade reduzida.
Baterias NMC3 – Tipo de bateria de íons de lítio cuja composição química (Níquel, Manganês e Cobalto) representa a nova geração, oferecendo maior densidade de energia e, consequentemente, maior autonomia aos veículos elétricos.
Telemetria FleetBus – Sistema de monitoramento de frota da Mercedes-Benz que utiliza comunicação de dados (telemetria) para coletar informações em tempo real sobre a localização, performance e status dos ônibus, otimizando a gestão e a eficiência operacional.