A nova série especial Eclipse Cross Tarmac, limitada a apenas 120 unidades, chega ao mercado brasileiro com foco no uso urbano, trazendo uma proposta de design alinhada com as grandes metrópoles. O modelo se destaca pela cor exclusiva Azul Tarmac, contrastada com detalhes em preto brilhante, rodas aro 18″ com verniz fumê e um interior premium com bancos em couro e camurça. O conjunto mecânico é o já conhecido motor 4B40 MIVEC Turbo de 165 cv e câmbio CVT com simulação de oito velocidades.
A Mitsubishi Motors apresenta no mercado brasileiro a série especial Eclipse Cross Tarmac, limitada a apenas 120 unidades, com a proposta de conferir ao SUV uma aparência mais alinhada com o ambiente das grandes metrópoles.
O modelo será comercializado por R$ 197.990, seguindo a mesma estratégia de exclusividade e foco urbano adotada na recém-lançada Triton Tarmac, primeira série especial da nova geração da picape da marca.
O Eclipse Cross está posicionado no segmento de SUVs médios e é um pilar de vendas da marca no país, representando cerca de 40% do total de emplacamentos da Mitsubishi Motors.
O sucesso do modelo é evidenciado pelo crescimento de suas vendas, que duplicaram nos últimos dois anos, saltando de 3.988 unidades em 2023 para 8.300 em 2024, atingindo um recorde mensal de cerca de 1.100 vendas em julho de 2025.
Em termos de design, o Eclipse Cross Tarmac aposta no visual arrojado e esportivo com contrastes bem definidos, destacando-se pela cor exclusiva da carroceria, o Azul Tarmac.
Essa tonalidade única é contrastada por diversos elementos pintados em preto brilhante, como o Dynamic Shield (grade frontal), os skidplates dianteiro e traseiro, o teto, os retrovisores e as maçanetas.
A moldura da caixa de rodas, os para-choques e a moldura inferior das portas recebem a cor da carroceria, o que contribui para um visual diferenciado e de forte impacto.
O modelo é complementado pelas rodas aro 18″ com verniz fumê, que reforçam a aparência imponente e esportiva da série especial.
Para carimbar a exclusividade, a série especial traz o emblema “Tarmac” nas portas dianteiras e um projetor de luz com o mesmo logotipo que se projeta no solo ao abrir as portas.
No interior, o Eclipse Cross Tarmac visa uma experiência premium para os até cinco ocupantes, com acabamento pensado em cada detalhe.
Os bancos trazem revestimento em couro preto, similar ao das versões HPE e HPE-S, mas com um acabamento central em camurça e costuras na cor cinza, acentuando a esportividade.
Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e sistema de aquecimento para motorista e passageiro, enquanto os bancos traseiros são reclináveis, otimizando o conforto.
O forro do teto e as colunas receberam um acabamento escuro, reforçando o ar esportivo da cabine nesta edição limitada.
O volante, com revestimento em couro especial e costura cinza, mantém a excelente ergonomia com ajustes de altura e profundidade e traz os comandos do sistema de entretenimento.
O sistema de som é um dos destaques, projetado pela renomada JBL para oferecer uma imersão sonora de alta qualidade, com um amplificador dedicado, dois tweeters, quatro alto-falantes e um subwoofer.
O SUV é equipado com uma tela multimídia flutuante de 12,3 polegadas, que oferece conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, complementada pelo carregador wireless.
O sistema de ar-condicionado dual-zone garante maior conforto térmico para todos os ocupantes.
Sob o capô, o Eclipse Cross Tarmac mantém o conjunto mecânico da linha 2026, composto pelo motor 4B40 MIVEC Turbo com injeção eletrônica direta multiponto semi-sequencial.
Este propulsor, desenvolvido sob o conceito de downsizing, entrega 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque máximo em baixas rotações.
Essa característica garante maior eficiência energética, desempenho e menor consumo de combustível, proporcionando uma dirigibilidade equilibrada tanto na cidade quanto nas rodovias.
O powertrain é acoplado à transmissão CVT com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir do motorista e simula oito velocidades quando no Sport Mode.
Para reforçar o apelo esportivo, o modelo conta com Paddle-Shifters na coluna de direção, que permitem trocas manuais de marcha.
O Eclipse Cross Tarmac é produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO) e mantém a garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros, o que reforça sua confiabilidade no mercado.
A série especial é uma excelente opção para o consumidor que busca um SUV médio com histórico de confiabilidade, mas que deseja exclusividade, design arrojado e um nível de acabamento premium focado no uso urbano.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Dynamic Shield – Conceito de design frontal da Mitsubishi Motors que integra visualmente os faróis e a grade, oferecendo proteção e estética marcante.
Downsizing – Estratégia de engenharia que utiliza motores de menor cilindrada, mas com tecnologias como turbo, para entregar potência e torque equivalentes ou superiores a motores maiores, resultando em mais eficiência e menos consumo.
MIVEC – Sigla para Mitsubishi Innovative Valve Timing Electronic Control System, sistema de controle eletrônico de abertura de válvulas que otimiza o desempenho do motor em diferentes regimes de rotação.
INVECS III – Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Veículos (Intelligent & Innovative Vehicle Electronic Control System) da Mitsubishi, que controla a transmissão CVT e se adapta ao modo de dirigir do motorista.
Paddle-Shifters – Alavancas localizadas atrás do volante que permitem ao motorista realizar a troca manual das marchas, mesmo em transmissões automáticas ou CVT, para uma condução mais esportiva.
