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Pernambuco tem os veículos usados mais baratos do país

O dado é do IBV Auto, um novo índice lançado pelo banco BV que acompanha de perto a variação de preços de veículos leves usados no mercado brasileiro, revelando as dinâmicas regionais do setor.

Lançado neste mês, o IBV Auto utiliza dados reais de transações financiadas pelo banco BV para medir a variação de preços de veículos usados, permitindo análises segmentadas por região. O índice destacou que, em agosto, Pernambuco registrou a terceira menor variação de preço mensal, e sua valorização acumulada em 12 meses também ficou abaixo da média do país, o que reforça a influência de fatores locais na formação de preços.

O IBV Auto, novo indicador do Banco BV, aponta Pernambuco como o estado com os veículos leves usados mais acessíveis do país.

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Considerando os dados de agosto, os preços dos veículos usados em Pernambuco estão aproximadamente 4% abaixo da média registrada no agregado nacional.

O diretor de Negócios de Varejo do Banco BV, Jamil Ganan, ressaltou que o IBV Auto é fundamental para entender a dinâmica do mercado de usados no país.

Segundo Ganan, o índice mostra de forma clara como diferentes modelos e regiões se comportam mês a mês, permitindo a compreensão das especificidades de cada mercado.

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Em agosto, Pernambuco apresentou uma variação de apenas 0,11% no preço dos veículos leves usados em relação a julho.

Essa foi a terceira menor taxa mensal de variação observada entre os estados, ficando atrás apenas de Mato Grosso (MT), que teve queda de 0,64%, e do Maranhão (MA), com estabilidade em 0,02%.

Em contraste com os estados de menor variação, a média nacional registrou um avanço no preço dos usados de 0,92% no mês de agosto.

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No acumulado de 12 meses, a valorização dos veículos usados em Pernambuco foi de 5,1%, um número que também se manteve abaixo da média nacional, que foi de 6,0%.

O economista-chefe do banco BV, Roberto Padovani, explicou que esses números evidenciam que os mercados regionais possuem dinâmicas próprias de formação de preços.

Essas dinâmicas são determinadas por fatores locais como renda média, composição da frota e a intensidade das transações comerciais na região.

Segundo Padovani, essas particularidades ajudam a explicar por que alguns estados, como Pernambuco, apresentam valores tão distintos da média nacional.

O IBV Auto foi desenvolvido para medir a variação de preços de veículos leves usados com uma base metodológica robusta e precisão, tanto no nível nacional quanto regional.

A metodologia utiliza dados reais de transações financiadas pelo banco BV, o que garante que o índice reflita o verdadeiro valor de mercado dos veículos.

O cálculo incorpora critérios rigorosos de amostragem, ajustes por depreciação e agrupamento técnico de modelos, permitindo um acompanhamento mensal da dinâmica dos preços.

A ponderação do índice é realizada com base no valor total das negociações (volume x preço), de modo que modelos mais caros e mais comercializados têm um peso maior no indicador.

A base histórica inicial utilizada pelo índice é o ano de 2019, com o indicador nacional fixado em 100, o que facilita as comparações da evolução dos preços ao longo do tempo.

Nos índices regionais, a base é ajustada para refletir a diferença média de preços em relação ao mercado nacional em 2019, garantindo que a série mostre com precisão as diferenças regionais.

Um dos objetivos do IBV Auto é medir a evolução das taxas de desvalorização de cestas comparáveis de automóveis híbridos (HEV), elétricos (BEV) e a combustão (ICE) mensalmente.

A meta é permitir a comparação da desvalorização entre veículos com diferentes tipos de propulsão, tomando como base automóveis de mesma idade e características gerais comparáveis (preço quando novo, tamanho, categoria, etc.).

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IBV Auto – Índice desenvolvido pelo banco BV para medir, com base em dados reais de transações financiadas, a variação de preços e a dinâmica de valorização ou desvalorização de veículos leves usados no Brasil.

Veículos Leves Usados – Categoria que engloba automóveis de passeio e comerciais leves (como picapes pequenas e furgões) que já foram emplacados e comercializados após o primeiro uso.

Depreciação – A perda de valor de um veículo ao longo do tempo, causada pelo uso, desgaste, obsolescência da tecnologia e pela quilometragem, sendo um fator chave no preço dos usados.

Agregado Nacional – O valor médio ou o indicador consolidado que representa o conjunto de dados de todas as regiões ou estados do país, usado como referência para comparação de mercados regionais.

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