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Rede de eletropostos de carga rápida alcança 31 mil km de rodovias brasileiras

Com 75 carregadores em 18 estados, a iniciativa de eletrificação já registrou mais de 300 mil recargas, injetando milhões de kWh na malha elétrica nacional.

Iniciada em maio de 2022, a expansão da rede de carregamento rápido no Brasil já totaliza 75 eletropostos em 18 estados, cobrindo mais de 31 mil km de rodovias. A infraestrutura, que recebeu um investimento de cerca de R$ 70 milhões, é celebrada por trazer segurança aos proprietários de carros elétricos, tendo registrado mais de 308 mil recargas por 50 mil usuários cadastrados.

A expansão da infraestrutura de carregamento rápido de veículos elétricos no Brasil atingiu um marco significativo, com a instalação de 75 eletropostos que cobrem mais de 31 mil km de rodovias nacionais. O projeto, iniciado em 8 de maio de 2022 pela Volvo Car Brasil, nasceu para conectar as capitais São Paulo e Curitiba (PR), com o primeiro ponto em Cajati (SP).

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Em pouco mais de dois anos, a rede se expandiu por 18 estados brasileiros, consolidando-se como um dos maiores investimentos em mobilidade elétrica do país. O aporte financeiro total realizado pela Volvo Car Brasil foi de cerca de R$ 70 milhões ao longo dos últimos três anos, auxiliando a movimentar a economia nas cinco regiões do país.

O sucesso do projeto é evidenciado pelos números de utilização do aplicativo Volvo Car Eletropostos, que já conta com 50 mil usuários cadastrados. Juntos, esses usuários já realizaram a impressionante marca de 308.399 recargas em toda a rede nacional da marca.

O total de energia consumida nesses carregamentos ultrapassou a marca de 4.043.766,65 kWh (quilowatt-hora), um volume robusto que atesta a escala da operação. O quilowatt-hora (kWh) é a unidade que mede a energia e é essencial para o carregamento dos veículos.

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Para se ter uma ideia mais clara da magnitude desse consumo, essa quantidade de energia seria suficiente para carregar 57.971 unidades do modelo EX30, considerando sua bateria de 69 kWh.

A mesma quantidade de energia daria conta de recarregar 48.780 unidades dos modelos EX40 e EC40 na versão Ultra, além de 36.036 do modelo EX90. Estes dados demonstram o volume de eletricidade injetado na frota de veículos elétricos em circulação.

Guilherme Galhardo, Head de eletrificação e diretor de digital da Volvo Car Brasil, comemorou o sucesso do projeto, intensificado nos últimos anos, e reforçou o principal objetivo. “O mais importante é saber que trazemos segurança para os donos de carros elétricos, ao cobrir mais de 31 mil km de estradas no Brasil“, conta.

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O executivo também citou a amplitude da interligação, conectando a maior rota possível para um veículo elétrico no país, ligando Pelotas (RS) a Jericoacoara (CE). Este trajeto, que percorre mais de 5.5431 km pelo litoral brasileiro, atesta a abrangência da infraestrutura.

Uma das grandes novidades implementadas para otimizar o uso foi a tecnologia Autocharge, que passou a funcionar na rede de eletropostos desde agosto. Este sistema é capaz de identificar o veículo assim que o plug é conectado.

Com o Autocharge, o motorista poupa etapas como a necessidade de localizar o carregador manualmente ou iniciar a recarga via aplicativo, otimizando o processo. A funcionalidade visa aprimorar a experiência do usuário e reduzir o tempo de espera.

Neste primeiro momento, a funcionalidade Autocharge está disponível de forma exclusiva para proprietários de veículos da Volvo. Em uma segunda fase de implementação, todos os donos de carros elétricos poderão utilizar a nova tecnologia nos eletropostos da marca.

Desde julho de 2024, os eletropostos da marca sueca passaram a ser gratuitos para proprietários de carros Volvo, um forte diferencial estratégico. Os 75 eletropostos somam um total de 145 conectores de carga rápida disponíveis.

O contexto brasileiro demonstra uma aceitação crescente da tecnologia, com o modelo EX30 figurando como o quarto carro elétrico mais vendido do país, reforçando a validade do investimento em infraestrutura.

Em uma análise estratégica, a Volvo Car Brasil não apenas investe em seu próprio segmento de mercado, mas também promove a eletrificação do país. O diretor da marca avalia que seu sonho é que “cada vez mais empresas invistam na infraestrutura de carregamento no Brasil“.

Para a utilização da rede, o aplicativo Volvo Car Eletropostos permite consultar a potência em kW dos carregadores, que indica a velocidade de recarga. O aplicativo também permite reservar os conectores de carga rápida por até 20 minutos antes da chegada ao local.

A extensa lista de eletropostos instalados abrange todas as cinco regiões do país, com pontos em locais estratégicos como hotéis, shoppings e postos de serviço, facilitando viagens de longa distância e o planejamento de rotas, como mostram os dados de recargas.

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Eletroposto – Estação de abastecimento projetada para fornecer energia elétrica a veículos elétricos ou híbridos plug-in, também chamada de ponto de recarga.

kWh (Quilowatt-hora) – Unidade de medida de energia. Um kWh equivale à energia consumida por um aparelho de 1.000 watts (1 kW) funcionando durante uma hora.

kW (Quilowatt) – Unidade de medida de potência. No contexto de carregamento, o kW indica a velocidade ou a taxa com que a energia é fornecida à bateria do veículo.

Autocharge – Tecnologia que permite ao veículo elétrico iniciar automaticamente a recarga e a comunicação com o eletroposto logo após a conexão do cabo, sem a necessidade de autenticação manual via aplicativo ou cartão.

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