A nova Ram Dakota marca o início de sua produção no Polo Industrial de Córdoba (Argentina), sendo a primeira picape média da marca após sua independência em 2009. O modelo, desenvolvido para o público sul-americano, estreia na versão Warlock e chega ao Brasil no início de 2026, reforçando o compromisso da marca com o mercado regional.
A Ram Dakota surge como um marco para a fabricante, representando sua expansão para o segmento das picapes médias, até então inédito na linha da marca fora da América do Norte. O modelo, que traz o nome de um sucesso dos anos 1990, chega com visual robusto e características que reforçam o DNA de força e sofisticação típicos da Ram.
De acordo com Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, o novo produto “mostra a capacidade de nossa engenharia e manufatura, levando a novos públicos o poder inigualável de uma Ram”. A picape se junta à Rampage, tornando-se o segundo modelo desenvolvido e fabricado fora da América do Norte.
O evento de lançamento, realizado em Córdoba, marcou também a estreia da versão Warlock, que combina design exclusivo e vocação off-road. O grafismo lateral na caçamba identifica o modelo, que aposta em uma aparência imponente e moderna.
No visual, a Ram Dakota Warlock apresenta faróis afilados totalmente em LED, tecnologia também aplicada às lanternas e aos faróis de neblina. A dianteira exibe uma grade ampla com o logo RAM integrado e um capô musculoso com o emblema RAM TURBO, referência direta ao motor turbodiesel que impulsiona o modelo.
As rodas de liga leve de 17 polegadas possuem acabamento preto com bordas diamantadas e calçam pneus de uso misto. Estribos laterais ampliam o conforto no acesso à cabine, enquanto a característica Rambar instalada na caçamba acrescenta estilo e praticidade, permitindo a fixação de cargas e acessórios.
Por dentro, o ambiente segue o padrão de luxo e tecnologia que distingue os veículos da marca. O interior da Dakota Warlock traz materiais macios ao toque, bancos dianteiros com ajuste elétrico e dois grandes displays integrados — um para o painel de instrumentos e outro de 12,3 polegadas para a central multimídia. Essa última oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de navegação embarcada.
O console central elevado é outro destaque, abrigando carregador por indução, portas USB tipo C de carregamento rápido e diversos porta-objetos. O conforto e a funcionalidade foram priorizados, criando um ambiente sofisticado e prático.
No quesito segurança, a picape oferece seis airbags e um amplo conjunto de recursos de condução semiautônoma, reforçando o compromisso da marca com a proteção e a tecnologia embarcada.
A nova Ram Dakota será equipada com o motor 2.2 turbodiesel, que entrega 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque. O propulsor será produzido na Argentina a partir de 2027 e está acoplado a uma transmissão automática de oito marchas, garantindo desempenho suave e eficiente.
O sistema de tração 4×4 automática inclui modo reduzido e opção 4×2, com comandos eletrônicos no console central. O bloqueio do diferencial traseiro pode ser acionado por botão, aumentando a capacidade off-road em terrenos desafiadores.
A capacidade de carga reforça o DNA da marca: a Dakota pode transportar mais de 1 tonelada na caçamba, que oferece 1.200 litros de volume e iluminação em LED. No reboque, o modelo impressiona ao poder puxar até 3,5 toneladas, tornando-se uma das mais capazes do segmento.
Com essa configuração, a nova Ram Dakota posiciona-se como concorrente direta de modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, oferecendo uma combinação de desempenho, design e tecnologia de ponta.
A Stellantis, responsável pela produção da nova picape, anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Polo Automotivo de Córdoba para viabilizar o projeto. O aporte gera 1.800 novos empregos, metade deles ocupados por mulheres, e 400 posições dedicadas exclusivamente à linha de montagem da Dakota.
O lançamento da Ram Dakota não apenas amplia a presença da marca no mercado sul-americano, mas também simboliza a consolidação da produção regional da Stellantis, fortalecendo a integração industrial e tecnológica da empresa no continente.
Com a promessa de reunir desempenho, força e sofisticação, a Ram Dakota chega para preencher uma lacuna no portfólio da marca e disputar de forma competitiva o segmento das picapes médias no Brasil e na América do Sul.
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Turbodiesel – Tipo de motor que utiliza compressão para inflamar o combustível, oferecendo maior torque e eficiência em relação aos motores a gasolina.
Tração 4×4 – Sistema que distribui a força do motor para as quatro rodas, melhorando a aderência em terrenos escorregadios ou acidentados.
Bloqueio do diferencial – Recurso que impede o diferencial de enviar força apenas à roda que escorrega, garantindo tração igual nas duas rodas do eixo.
Condução semiautônoma – Conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o motorista em tarefas como frenagem, aceleração e manutenção de faixa, aumentando a segurança e o conforto ao dirigir.