A Stellantis anunciou uma parceria estratégica com a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn para desenvolver e implantar veículos autônomos de Nível 4 (sem motorista) para serviços de robotáxi em todo o mundo. A colaboração irá combinar a experiência em engenharia da Stellantis com o software NVIDIA DRIVE AV, a liderança da Uber em operações de transporte por aplicativo e a expertise da Foxconn em eletrônica avançada e manufatura. A iniciativa utilizará as plataformas AV-Ready da Stellantis, como a K0 Light Commercial Vehicle e STLA Small, com Início de Produção (SOP) previsto para 2028, começando com 5.000 unidades nos Estados Unidos.
A Stellantis anunciou uma nova e significativa parceria global com a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn.
O objetivo da colaboração é explorar o desenvolvimento conjunto e a futura implantação de veículos autônomos de Nível 4 (sem motorista) para serviços de robotáxi em todo o mundo.
Esta iniciativa marca um progresso significativo na estratégia global de robotáxi da Stellantis, complementando o acordo recente com a Pony.ai para testes de veículos autônomos na Europa.
A união dessas quatro empresas visa acelerar o futuro da mobilidade autônoma, posicionando a Stellantis para liderar a transição para um transporte mais seguro e eficiente.
A Stellantis entra com sua expertise global em engenharia e manufatura automotiva, e será responsável por projetar, desenvolver e fabricar os veículos.
A NVIDIA contribuirá com seu software de direção autônoma e a computação de IA, fornecendo o NVIDIA DRIVE AV, que inclui recursos L4 Parking e L4 Driving.
O software da NVIDIA será baseado na arquitetura NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10, que integra o sistema operacional NVIDIA DriveOS com certificação de segurança.
A Foxconn colaborará com a Stellantis na integração de hardware e sistemas, aplicando sua expertise em eletrônica e manufatura avançada.
Já a Uber será responsável pela operação dos serviços de robotáxi, utilizando sua liderança em operações de transporte por aplicativo e expandindo sua frota.
A colaboração será baseada nas plataformas AV-Ready (Prontas para Veículos Autônomos) da Stellantis: especificamente o K0 Light Commercial Vehicle (LCV) e a STLA Small.
Essas plataformas AV-Ready são projetadas para oferecer flexibilidade máxima e suportar funcionalidades de Nível 4 através de atualizações de tecnologia.
Elas integram eficientemente os principais componentes, incluindo sistemas de redundância, conjuntos avançados de sensores e computação de alto desempenho, em uma arquitetura flexível e escalável.
A Stellantis destaca que o resultado será uma das plataformas mais competitivas da indústria, otimizada em segurança, confiabilidade e custo total de propriedade.
A Uber planeja iniciar a implantação de veículos autônomos da Stellantis nos Estados Unidos, com uma frota inicial de 5.000 unidades em cidades selecionadas.
Programas-piloto e testes intensos aumentarão nos próximos anos, com o Início da Produção (SOP) em larga escala previsto para 2028.
O CEO da Stellantis, Antonio Filosa, afirmou que a mobilidade autônoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes.
O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, comparou o veículo a um robô que “enxerga, percebe, planeja e dirige com precisão sobre-humana”, classificando a autonomia de Nível 4 como um salto na capacidade de IA.
O Memorando de Entendimento (MoU) não é vinculativo, mas estabelece a estrutura para futuros acordos de desenvolvimento, licenciamento, produção e aquisição de veículos.
A entrada da Foxconn assegura o fornecimento de HPC (Computação de Alto Desempenho) e a integração de sensores, acelerando o lançamento global.
Essa parceria demonstra uma abordagem pragmática da Stellantis no mercado de robotáxis: ao invés de desenvolver todos os componentes internamente, ela se associa aos líderes em suas respectivas áreas.
A combinação da engenharia e escala da Stellantis com o software de IA da NVIDIA e a plataforma de mercado da Uber posiciona a nova frota de robotáxis como uma solução competitiva e pronta para a escala global, atendendo à demanda por mobilidade mais segura e econômica.
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Robotáxi – Veículo autônomo projetado para operar como um táxi ou serviço de transporte por aplicativo, sem a necessidade de um motorista humano a bordo.
Nível 4 (Autonomia) – Nível de direção autônoma que permite ao veículo realizar todas as funções de condução sob certas condições e em áreas limitadas, sem a necessidade de intervenção humana. O veículo pode operar sem motorista.
NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10 – Plataforma de hardware e software da NVIDIA que atua como o computador central de um veículo autônomo, processando dados de sensores para permitir a autonomia de Nível 4.
Plataformas AV-Ready – Plataformas veiculares (neste caso, K0 LCV e STLA Small da Stellantis) projetadas com a arquitetura, redundância e interfaces necessárias para acomodar, de forma eficiente e escalável, sistemas avançados de direção autônoma.
