O novo Volvo XC70 é o primeiro SUV híbrido plug-in da marca a superar os 200 km de autonomia em modo totalmente elétrico (ciclo CLTC), sendo lançado exclusivamente na China. Construído na nova plataforma SMA, o modelo combina um eficiente motor a combustão para viagens de até 1.200 km com tecnologia de carregamento rápido (0 a 80% em 23 minutos) e bidirecional. A Volvo Car Brasil demonstrou forte interesse em incluí-lo no seu portfólio, caso o modelo seja globalizado, reforçando a estratégia da marca como “ponte” para a eletrificação total.
A Volvo Cars apresentou o novo XC70, um SUV híbrido plug-in de longo alcance que se destaca por oferecer uma autonomia totalmente elétrica de mais de 200 km, a maior já alcançada em um modelo híbrido plug-in da marca, de acordo com o ciclo de testes CLTC.
O modelo representa uma adição significativa à linha de produtos da empresa, sendo construído sobre a nova plataforma Scalable Modular Architecture (SMA), desenvolvida especificamente para híbridos plug-in de longo alcance.
O XC70 foi lançado com exclusividade para o mercado da China, onde a produção já está em andamento e os clientes podem fazer encomendas, mas a Volvo Cars planeja levá-lo à Europa posteriormente.
A principal novidade do XC70 é sua capacidade de ser um “pilar” no portfólio eletrificado e atuar como uma “ponte para carros totalmente elétricos” para clientes que buscam os benefícios da condução elétrica sem abrir mão da flexibilidade.
Essa flexibilidade é garantida pelo eficiente motor de combustão, que adiciona o alcance necessário para que o veículo possa percorrer cerca de 1.200 km no total, sem a necessidade de recarga ou reabastecimento.
O SUV é equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo que a bateria carregue de 0 a 80% em apenas 23 minutos.
Além disso, a bateria do XC70 possui capacidade de carregamento bidirecional, podendo ser usada como um carregador portátil para alimentar outros dispositivos elétricos, como equipamentos de camping.
O Volvo Car Brasil já manifestou interesse em adicionar o XC70 ao seu portfólio atual, ao lado dos híbridos XC60 e XC90 e dos totalmente elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, caso a montadora o transforme em um produto global.
O design do XC70 reflete a herança escandinava, buscando transmitir confiança serena e simplicidade racional com linhas bem definidas e uma postura firme.
Na dianteira, o veículo conta com uma grade fechada em forma de escudo, que remete aos modelos totalmente elétricos da Volvo, e uma grade de proteção ativa.
A grade de proteção ativa se ajusta automaticamente para otimizar a aerodinâmica e a climatização, ajudando a aumentar a eficiência energética e ampliar a autonomia.
O XC70 promete conforto e versatilidade premium a bordo, com uma cabine espaçosa e materiais de alta qualidade, além de um chassi bem equilibrado e tração integral para estradas desafiadoras.
Em termos de conectividade, o SUV conta com um sistema multimídia rápido e inteligente, incluindo um assistente de voz com inteligência artificial.
O cockpit digital é composto por uma tela à frente do motorista de 12,3 polegadas e um display central horizontal de 15,4 polegadas, otimizado para navegação e multitarefa.
Para uma experiência mais imersiva, o XC70 pode contar com um head-up display de realidade aumentada de 92 polegadas virtuais.
A segurança é garantida pela Tecnologia Safe Space, que utiliza radares, câmeras e sensores para monitorar o ambiente e auxiliar o motorista a evitar colisões.
Um recurso de destaque da Tecnologia Safe Space é o alerta de abertura de porta, projetado para ajudar a evitar acidentes com ciclistas em ambientes urbanos movimentados.
O XC70 também oferece suporte inteligente ao motorista, como assistente automático de mudança de faixa e Park Pilot Assist para estacionamento.
O interesse do Brasil no XC70 reforça a liderança da Volvo no mercado de eletrificados, onde o EX30 já é o elétrico premium mais vendido e o XC60 lidera entre os híbridos (dados de 2024).
O lançamento do XC70 se posiciona estrategicamente no segmento premium como uma opção de híbrido plug-in de ultralongo alcance, oferecendo uma vantagem competitiva significativa contra concorrentes elétricos puros ao eliminar a ansiedade de autonomia em viagens longas, mantendo o apelo de emissão zero no uso diário.
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Híbrido Plug-in (PHEV) – Veículo que combina um motor a combustão e um motor elétrico, cuja bateria é grande o suficiente para ser recarregada em uma tomada (plug-in), permitindo longas distâncias (mais de 200 km) apenas com eletricidade.
CLTC – (China Light-Duty Vehicle Test Cycle) Ciclo de testes chinês que mede a autonomia e o consumo de veículos, resultando em valores de autonomia elétrica.
Scalable Modular Architecture (SMA) – Plataforma modular da Volvo Cars projetada para a eletrificação, otimizando o layout e a integração de baterias e componentes elétricos de grande capacidade.
Carregamento Bidirecional – Tecnologia que permite que a energia armazenada na bateria do carro seja usada para alimentar dispositivos externos, transformando o veículo em uma fonte de energia móvel.