A Volvo Cars lançou uma iniciativa de recarga gratuita na Suécia, em parceria com a Vattenfall, para incentivar a migração para veículos totalmente elétricos. A partir de fevereiro de 2026, novos clientes de elétricos que aderirem a um contrato com a Vattenfall e utilizarem o recurso de recarga inteligente da Volvo terão a eletricidade de casa para carregar seus veículos coberta por um ano, com limite para até 25.000 km de condução. A ação busca reduzir os custos iniciais e a incerteza dos consumidores com a transição energética.
A Volvo Cars está lançando uma nova e atraente iniciativa na Suécia, oferecendo aos compradores de seus carros totalmente elétricos um ano de eletricidade gratuita para recarregar em casa.
Esta oferta faz parte de uma parceria estratégica com a Vattenfall, uma empresa sueca de energia, e tem como objetivo tornar a mudança para veículos elétricos mais acessível.
A partir de fevereiro de 2026, os novos clientes particulares de carros totalmente elétricos na Suécia se beneficiarão da recarga gratuita em casa, que será fornecida por energia sem combustíveis fósseis.
A gratuidade da recarga é limitada a um uso que equivale a até 25.000 km de condução totalmente elétrica por ano.
A oferta se aplica imediatamente a clientes particulares, independentemente de optarem pela compra ou pelo aluguel dos seus novos carros totalmente elétricos.
Para se beneficiarem, os clientes precisam ter um contrato de eletricidade ativo com a Vattenfall e utilizar o recurso de recarga inteligente disponível no aplicativo Volvo Cars.
O carregamento inteligente tem uma função importante no ecossistema energético, pois apoia ativamente o sistema de energia.
Ele faz isso transferindo a recarga do veículo para horários de menor custo e, geralmente, de emissões de CO2 mais baixas.
O aplicativo Volvo Cars rastreará o consumo de energia do veículo, permitindo que os proprietários monitorem o status de carga da bateria de seus carros.
Os custos de eletricidade usados para carregar o carro serão calculados e deduzidos da conta mensal da Vattenfall.
A Volvo Cars cobrirá até 5.150 kWh por ano, o que corresponde aos 25.000 km de condução, baseando-se no ciclo de condução WLTP do modelo EX90.
A cobertura tem um limite máximo de consumo médio de 1,5 coroas suecas/kWh por mês, e a recarga gratuita começará em fevereiro de 2026 para clientes elegíveis.
Alejandro Castro Pérez, vice-presidente de Soluções de Energia da Volvo Cars, destacou que a iniciativa ouve os clientes e visa “acelerar nossa jornada coletiva rumo a uma sociedade mais inteligente e verde”.
A primeira fase desta iniciativa na Suécia servirá como base para uma futura implementação global mais ampla pela Volvo Cars.
O plano da montadora é expandir e adaptar a iniciativa na Europa e em outras regiões do mundo, desenvolvendo parcerias com outros fornecedores de energia sustentável.
Essa iniciativa demonstra a visão da Volvo Cars sobre como os veículos podem ter um papel ativo no futuro ecossistema energético, algo conhecido como V2X (Vehicle-to-Everything).
Quando a tecnologia V2X estiver disponível em 2026, a Volvo Cars expandirá o programa para incluir uma oferta especial para carros com capacidade bidirecional, como o EX90.
Os clientes de carros habilitados para recarga bidirecional poderão usar a bateria do carro como uma fonte de energia extra, por exemplo, para abastecer suas casas ou até vender energia de volta para a rede.
A Volvo Cars e a Vattenfall têm um longo histórico de colaboração em mobilidade sustentável.
Juntas, elas desenvolveram o primeiro híbrido plug-in a diesel do mundo, o Volvo V60, lançado em 2012.
A Vattenfall também fornece energia sem combustíveis fósseis para a fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia.
Branislav Slavic, Diretor de Clientes e Soluções da Vattenfall Nordics, afirmou que a iniciativa impulsiona um futuro onde todos podem escolher meios de transporte livres de combustíveis fósseis.
A Volvo Cars já possui cinco modelos totalmente elétricos em circulação e tem o lançamento do novo EX60 previsto para janeiro do próximo ano.
Além dos elétricos puros, a marca oferece uma linha de híbridos plug-in e híbridos leves para clientes que ainda não estão prontos para a transição completa.
Esta estratégia da Volvo de absorver o custo da recarga doméstica por um período é um forte diferencial competitivo em relação aos rivais, ajudando a mitigar a ansiedade de alcance e o custo de propriedade de um carro elétrico.
Enquanto outras montadoras focam apenas na infraestrutura pública ou no preço, a Volvo ataca o custo operacional, um fator decisivo na compra de um BEV (Battery Electric Vehicle).
O uso do carregamento inteligente no aplicativo Volvo Cars mostra a integração da tecnologia do veículo com o sistema de energia residencial, o que é um avanço estratégico importante no setor.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Recarga Inteligente – Sistema que permite ao veículo ou ao carregador se comunicar com a rede elétrica para otimizar o carregamento para horários de menor custo, menor demanda ou menor emissão de carbono.
V2X (Vehicle-to-Everything) – Tecnologia de comunicação que permite que um veículo se conecte com outros veículos, a infraestrutura, a rede elétrica e outros dispositivos, facilitando a recarga bidirecional e a segurança.
Veículo Bidirecional – Um carro elétrico cuja bateria pode não apenas receber energia da rede, mas também devolvê-la para a casa do proprietário ou para a rede elétrica (Vehicle-to-Home ou Vehicle-to-Grid).
Emissões de CO2 Mais Baixas – Redução na liberação de dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, frequentemente alcançada ao utilizar eletricidade gerada por fontes renováveis ou em momentos de menor demanda da rede.