quarta-feira, 12 novembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

BMW Série 3 completa 50 anos: a história de sete gerações do modelo premium mais vendido no Brasil

No Brasil, ele se destaca como o carro premium mais produzido e vendido da história, com produção na planta de Araquari (SC).

Desde a introdução do motor seis cilindros em linha na primeira geração (E21) até a autonomia elétrica de mais de 100 km na atual geração (G20), o BMW Série 3 inovou constantemente. Como o modelo se tornou um ícone no Brasil, sendo o primeiro carro do mundo com motor turbo e tecnologia flex, e quais foram os marcos de design mais significativos ao longo das sete gerações?

O BMW Série 3, apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) em 1975, completa cinco décadas de sucesso.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O modelo não apenas se tornou o mais bem-sucedido da BMW, mas também um líder de vendas internacional e um embaixador global dos atributos da marca.

Sua história é um testemunho dos avanços da fabricante alemã em áreas como dirigibilidade esportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade.

No Brasil, o BMW Série 3 é um sonho de consumo, sendo o carro premium mais produzido e vendido da história do país.

- Publicidade -

O modelo foi pioneiro globalmente, sendo o primeiro carro do mundo equipado com motor turbo e tecnologia flex de combustível.

Sua produção é realizada na planta de Araquari (SC), com um processo produtivo completo no Brasil, incluindo soldagem e pintura da carroceria.

As Sete Gerações do BMW Série 3

GeraçãoPeríodoFoco e Inovação Principal
E211975-1983Lançamento do motor de seis cilindros em linha na classe; Design de Paul Bracq; 1,36 milhão de unidades produzidas.
E301982-1994Introdução de sete estilos de carroceria (incluindo sedã 4 portas, Conversível e Touring); Lançamento do lendário M3 de 1ª geração; Introdução da tração integral e motor a diesel.
E361990-2000Avanço significativo no design, com estilo cupê evidente (para-brisa mais inclinado); Aerodinâmica aprimorada; Primeira vitória de um carro a diesel (320d) nas 24 Horas de Nürburgring; Primeiro Série 3 vendido oficialmente no Brasil.
E461997-2006Reinterpretação do design de três volumes; Sucesso absoluto de vendas com 3,26 milhões de unidades, tornando-se o modelo BMW mais vendido de todos os tempos até então.
E902006-2011Introdução da tecnologia BMW EfficientDynamics (redução de emissões); Motores BMW TwinPower Turbo (começando pelo 335i); Versões M3 com motor V8 de alto desempenho.
F302011-2018Diferenciação de Coupé e Cabriolet (dando origem ao BMW Série 4); Primeiras versões híbridas; Produção iniciada em Araquari e lançamento do motor turbo flex (inédito mundialmente).
G20A partir de 2019Redefinição da linguagem de design (grade rim maior); BMW iDrive 8 com visor curvo; Versão híbrida plug-in com autonomia elétrica de mais de 100 km.

Destaques e Inovações Tecnológicas

  • 1ª Geração (E21): Foi o primeiro carro de sua classe a oferecer um motor de seis cilindros em linha, estabelecendo a base para o legado esportivo do modelo.
  • 2ª Geração (E30): Ampliação da linha de modelos, incluindo o lendário BMW M3 e as primeiras versões com tração integral e motorização diesel.
  • 5ª Geração (E90): Implementação do programa BMW EfficientDynamics, focado na redução de emissões sem sacrificar o desempenho premium, e a introdução dos motores TwinPower Turbo.
  • 6ª Geração (F30): Separação de Coupé e Cabriolet no Série 4 e o marco da produção nacional no Brasil com o pioneirismo do motor turbo flex.
  • 7ª Geração (G20): Inovação em conectividade com o assistente ativado por voz (“Olá BMW”) e a recente expansão da capacidade de bateria da variante híbrida plug-in para mais de 100 km de autonomia elétrica.

O BMW Série 3 continua a ser um líder de mercado e tecnológico, com a produção da sétima geração superando 2,5 milhões de unidades em meados de 2025.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Série 3 – Segmento de sedãs médios premium onde o modelo da BMW é o principal expoente, caracterizado por dirigibilidade esportiva e tecnologia de ponta.

Motor de Seis Cilindros em Linha – Configuração de motor onde os seis cilindros são dispostos em uma única linha reta, conhecido por sua suavidade de funcionamento, equilíbrio e excelente som, uma marca registrada da BMW.

Câmbio Automático EDC – Transmissão Efficient Dual Clutch de dupla embreagem da Renault, que proporciona trocas de marcha extremamente rápidas e eficientes, garantindo desempenho esportivo e conforto.

BMW EfficientDynamics – Estratégia tecnológica da BMW focada em aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ do veículo, combinando aerodinâmica avançada e tecnologias de motorização inovadoras.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn