A GWM revelou durante a COP30, em Belém (PA), o Explorer H1 — o primeiro barco da América Latina alimentado por hidrogênio, capaz de gerar energia elétrica limpa para todos os sistemas de bordo e operar sem emissões de carbono.
A GWM apresentou, durante a COP30 em Belém (PA), o primeiro barco da América Latina movido a hidrogênio, capaz de produzir eletricidade para alimentar todos os sistemas de bordo sem emitir carbono. O projeto, chamado Explorer H1, foi desenvolvido em parceria com Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM Hydrogen powered by FTXT, e está atracado na região turística do Cais do Porto.
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades nacionais e representantes da COP30, como o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito de Recife, João Campos, reforçando o protagonismo do Brasil nas discussões sobre energia limpa e transição sustentável.
O Explorer H1 foi concebido como uma plataforma de demonstração tecnológica e experiência imersiva. Todos os sistemas a bordo — iluminação, climatização, cozinha e entretenimento — são alimentados por energia elétrica gerada a partir de hidrogênio, o que garante zero emissões de carbono durante a operação. Durante a COP30, o barco funcionará com baterias recarregadas pelo sistema de hidrogênio, e, na sequência, será comissionado para testes completos com o combustível, etapa que validará o uso contínuo da tecnologia.
Segundo Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, o projeto “pode ser um marco na redução de emissões de carbono na navegação e na geração de energia em regiões remotas”. Ele destaca o potencial do país em liderar essa transição: “O Brasil possui uma das matrizes mais renováveis do planeta e grande capacidade para produzir hidrogênio a partir de fontes limpas como solar, eólica e biomassa.”
O Explorer H1 é apenas a primeira fase de um plano mais amplo. Em 2026, a embarcação receberá propulsão híbrida com hidrogênio, e, em 2027, entrará em operação o Explorer H2, que contará com produção própria de H₂ a bordo, tornando o sistema totalmente autossuficiente.
A tecnologia central do projeto é baseada em células a combustível de hidrogênio, que geram eletricidade por meio de uma reação eletroquímica, liberando apenas vapor d’água como subproduto. Essa configuração combina alto desempenho e eficiência energética, representando uma solução promissora para o futuro da navegação sustentável e para a geração de energia limpa em regiões isoladas.
O barco está atracado em frente ao Lounge JAQ Hidrogênio, um espaço de 540 m² construído para integrar inovação, sustentabilidade e tecnologia. O local será o ponto de encontro das empresas parceiras durante a conferência, sediando eventos, reuniões e ativações temáticas voltadas à economia verde.
No interior do lounge, há uma área de convivência com sala de reunião, maquetes dos projetos H1 e H2 e conexão direta com o Explorer H1, formando um ambiente integrado de experiências. O espaço abriga ainda um auditório para 50 pessoas, onde serão realizados painéis e apresentações técnicas ao longo da COP30.
Com o Explorer H1, a GWM expande sua atuação no campo do hidrogênio verde e reforça o compromisso de desenvolver soluções sustentáveis para múltiplos modais de transporte, alinhadas às metas globais de descarbonização.
Além do projeto náutico, a GWM Brasil participa da COP30 como parceira estratégica, disponibilizando 100 veículos eletrificados para o transporte de autoridades, delegações internacionais e organizadores. Presente em mais de 150 países, a marca é referência global em eletrificação e mobilidade sustentável, unindo inovação, tecnologia e responsabilidade ambiental.
Com essa iniciativa pioneira, a GWM consolida seu papel como uma das principais impulsionadoras da transição energética na América Latina, demonstrando, na prática, o potencial do hidrogênio como vetor limpo e versátil para o futuro da mobilidade.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Hidrogênio verde – gás obtido a partir da eletrólise da água utilizando energia renovável, que não emite carbono durante sua produção nem em seu uso.
Célula a combustível – dispositivo que transforma energia química em eletricidade por meio de uma reação entre hidrogênio e oxigênio, liberando apenas vapor d’água como subproduto.
Propulsão híbrida a hidrogênio – sistema que combina motores elétricos e célula a combustível para movimentar embarcações ou veículos, ampliando autonomia e reduzindo emissões.

