quarta-feira, 19 novembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Hyundai apresenta o IONIQ 9 no Salão do Automóvel 2025

Marca coreana revela pela primeira vez na América Latina seu novo SUV elétrico de três fileiras, destacando design “Aerosthetic”, tecnologias de última geração, autonomia projetada de 620 km e soluções de conforto inéditas no segmento.

O IONIQ 9 chega ao Brasil em fase de testes e antecipa uma nova referência para SUVs elétricos familiares, combinando espaço, eficiência aerodinâmica e eletrônica avançada.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025 recebe um dos lançamentos mais aguardados da eletromobilidade global: o Hyundai IONIQ 9, SUV 100% elétrico de grande porte com três fileiras e foco no conforto, tecnologia e autonomia. A apresentação marca a estreia do modelo na América Latina, reforçando o compromisso da Hyundai em expandir sua linha IONIQ e consolidar sua presença entre os líderes em eletrificação mundial.

O modelo chega ao Brasil em fase de testes, permitindo que a marca avalie condições reais de uso e entenda as expectativas dos consumidores locais. Essa estratégia segue o plano global da Hyundai, que pretende disponibilizar uma gama completa de veículos elétricos até 2030.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com mais de cinco metros de comprimento e entre-eixos de 3.130 mm, o IONIQ 9 se destaca como o maior SUV elétrico já exibido pela marca no país. O projeto aposta em proporções generosas para atender famílias grandes e consumidores que desejam um veículo premium urbano e rodoviário, com espaço abundante e refinamento.

O interior, marcado por tons serenos e elementos elípticos, prioriza o ambiente relaxante e a sensação de lounge, potencializada pela iluminação ambiente e pelo grande teto solar panorâmico. Entre os destaques estão os Relaxation Seats, disponíveis para até quatro ocupantes, com reclinação total e o exclusivo sistema Dynamic Body Care, que utiliza massagem tátil para melhorar circulação e reduzir fadiga.

A segunda fileira pode ser configurada com banco inteiriço para três passageiros ou com assentos individuais giratórios, permitindo que os ocupantes das fileiras 2 e 3 conversem frente a frente — conceito inspirado em salas de estar. Conforme a configuração, o SUV pode oferecer até 1.899 mm de espaço livre e 2.050 mm de espaço para as pernas combinando segunda e terceira fileiras.

- Publicidade -

No porta-malas, o IONIQ 9 oferece 908 litros com a terceira fileira rebatida e 338 litros com todas as fileiras erguidas, além de porta-malas dianteiro com até 88 litros nas versões RWD. O modelo também incorpora o console deslizante Universal Island 2.0, ampliando armazenamento e praticidade.

O design segue a linguagem “Aerosthetic”, que combina eficiência aerodinâmica com estética futurista. Com coeficiente de arrasto de 0,259 Cd, o SUV adota soluções como rodas aerodinâmicas, cobertura inferior 3D e o novo flap de ar ativo de movimento duplo. O IONIQ 9 também é o primeiro Hyundai sem antena de teto, distribuindo os sensores entre diversas áreas da carroceria.

O modelo utiliza a plataforma E-GMP, agora evoluída com inversor de dois estágios e novos recursos de isolamento acústico. A bateria de 110,3 kWh oferece autonomia projetada de 620 km (WLTP) e pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 24 minutos com carregador ultra-rápido de 350 kW.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A gama mecânica inclui versões RWD com motor de 160 kW e configurações AWD com até 320 kW. Na variante Performance, o IONIQ 9 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com forte desempenho intermediário, ideal para ultrapassagens.

O modelo também inova com tecnologias como o Hyundai AI Assistant, o serviço Features on Demand, que permite comprar funções digitais pós-compra, e o painel curvo panorâmico que integra cluster e multimídia de 12 polegadas. Entre os recursos disponíveis estão carregamento por indução otimizado, portas USB-C de 100 W, V2L interno e externo e esterilizador UV-C para objetos pessoais.

A segurança segue reforçada com dez airbags, estrutura aprimorada para proteção da bateria e pacote completo de assistências ADAS, incluindo FCA, LKA, BCA, SEW, RCCA, ISLA, HBA e monitoramento traseiro ampliado.

Do ponto de vista de mercado, o IONIQ 9 entra em uma disputa estratégica com modelos como Volvo EX90, BMW iX, Mercedes EQS SUV e Tesla Model X. A Hyundai aposta em autonomia, espaço e tecnologia embarcada para se destacar em um segmento ainda restrito no Brasil, mas em acelerada expansão. Considerando a ausência de competidores diretos nacionais, o modelo desponta como vitrine tecnológica e como opção premium para famílias que priorizam espaço e eletrificação.

A exposição no Salão do Automóvel reforça o protagonismo da Hyundai no evento — realizado com o Mecânica Online® como Media Partner — e posiciona o IONIQ 9 como um marco na trajetória da marca, que evolui do impacto global do IONIQ 5 e do IONIQ 6 para um SUV de porte grande com ambições internacionais.

Com tecnologias centradas no condutor, itens inéditos no segmento e construção avançada em alumínio e materiais leves, o IONIQ 9 demonstra um salto significativo da Hyundai rumo a um futuro elétrico, sofisticado e altamente conectado. Seu lançamento oficial no Brasil dependerá dos resultados das avaliações locais, mas a apresentação antecipa uma das mais importantes apostas da marca para os próximos anos.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Coeficiente de arrasto (Cd)
Medida que indica o quanto um veículo enfrenta resistência do ar durante o deslocamento. Quanto menor o valor, maior a eficiência aerodinâmica e menor o consumo energético.

Arquitetura E-GMP
Plataforma dedicada a veículos elétricos, que permite piso plano, maior rigidez e distribuição otimizada de baterias e motores.

Recarga ultrarrápida 800V
Tecnologia que permite carregamentos significativamente mais rápidos, reduzindo o tempo de espera e ampliando a usabilidade do veículo elétrico no dia a dia.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Serviço Premiado Chevrolet

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn