A chegada oficial da Leapmotor ao Brasil, no dia 4 de novembro, marca o início de uma nova fase para a mobilidade eletrificada no país. A marca estreia com uma gama 100% elétrica, suporte completo da Stellantis, e uma rede de 36 concessionárias estrategicamente distribuídas pelas principais cidades brasileiras.
“Estamos iniciando uma Nova Era na mobilidade eletrificada do país. Todos os nossos produtos oferecem uma experiência elétrica e conectada, com o suporte e a confiança da Stellantis”, afirmou Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.
A marca estreia com os SUVs C10 Elétrico (BEV) e C10 Ultra-Híbrido (REEV), que representam duas abordagens distintas dentro da eletrificação. Ambos contam com propulsão totalmente elétrica, mas o C10 Ultra-Híbrido REEV se diferencia por incorporar um gerador a combustão que recarrega as baterias, garantindo maior autonomia sem depender exclusivamente de pontos de recarga.
O Leapmotor C10 chega com preços a partir de R$ 189.990 (BEV) e R$ 199.990 (REEV), mirando o público familiar que valoriza conforto, espaço interno e tecnologia. O modelo se destaca pelo amplo porta-malas, sete airbags (incluindo um airbag central entre os bancos dianteiros) e o sistema Leap Pilot, um conjunto avançado de assistentes de condução semiautônoma.
A marca ainda promete o B10 Elétrico, SUV médio que será oferecido em pré-venda por R$ 172.990, com entregas previstas para janeiro de 2026. O modelo será a porta de entrada para o portfólio da Leapmotor no Brasil, oferecendo o mesmo padrão de conforto e conectividade do C10. O B10 já é um sucesso na China, onde vendeu mais de 15 mil unidades na primeira hora após o lançamento.
A versão REEV (Range Extended Electric Vehicle) é o grande diferencial da marca: o motor a combustão não move o carro, mas atua como gerador para recarregar as baterias, ampliando a autonomia — uma solução inteligente diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no país. Nenhum outro SUV elétrico ou híbrido vendido no Brasil atualmente oferece essa tecnologia.
Todos os modelos da marca compartilham design moderno, acabamento refinado e arquitetura eletrônica centralizada, que integra softwares e hardwares para oferecer melhor desempenho com menor peso. O diferencial da Leapmotor está em manter propulsão elétrica 100% do tempo, inclusive nas versões híbridas, o que a torna única no mercado nacional.
No segmento de SUVs eletrificados, o C10 e o B10 concorrem diretamente com modelos como BYD Song Plus DM-i, GWM Haval H6 PHEV e Volvo EX30, mas com a vantagem de oferecer preços mais competitivos e a estrutura da Stellantis no pós-venda.
Os consumidores poderão realizar test-drives estendidos e contar com processos de compra simplificados nas concessionárias, todas preparadas para atender veículos eletrificados com equipamentos específicos e técnicos treinados. A manutenção terá preços fixos e poderá ser adquirida antecipadamente, agregando valor de revenda.
A plataforma Leap+ e o aplicativo Leapmotor oferecem integração total entre o veículo e o smartphone. É possível trancar e destrancar as portas automaticamente, monitorar a autonomia, acionar o ar-condicionado à distância e até programar o aquecimento dos bancos e do volante. As atualizações de sistema são feitas via OTA (Over The Air), dispensando visitas à concessionária.
A rede de parceiros reforça o ecossistema da marca. A Ituran fornece o aplicativo Leap Drive para gestão de test-drives; a WEG e a GreenV cuidam da instalação e fornecimento de carregadores; a Zletric garante recargas gratuitas em sua rede para membros do programa de fidelidade; a VoltBras integra os pontos de recarga ao app Leap+; e a Zallpy é responsável pela otimização digital dos serviços de recarga.
A Mopar, divisão oficial da Stellantis, oferecerá acessórios homologados para todos os modelos Leapmotor, que poderão ser adquiridos e instalados diretamente nas concessionárias, mantendo a garantia de fábrica.
A chegada da Leapmotor ao Brasil reforça a estratégia global da Stellantis de ampliar sua presença no segmento de veículos elétricos e oferecer soluções completas de mobilidade sustentável. No mercado nacional, a marca promete se destacar pelo custo-benefício, ampla conectividade e pela qualidade de construção, atributos que podem atrair consumidores que buscam tecnologia e autonomia sem complicações.
Apesar do entusiasmo, a Leapmotor terá desafios consideráveis: concorrência acirrada, infraestrutura de recarga ainda limitada e a necessidade de firmar sua imagem de confiabilidade entre consumidores que ainda estão em processo de adaptação à eletrificação. No entanto, o apoio da Stellantis e a proposta de integração total entre produto e serviço indicam uma estreia sólida no mercado brasileiro.
O movimento da Stellantis em trazer a Leapmotor para o Brasil representa um contra-ataque direto às marcas chinesas já consolidadas, como BYD e GWM, que dominam o segmento de eletrificados.
Enquanto a BYD aposta em híbridos plug-in como o Song Plus DM-i (a partir de R$ 229.800) e o Seal U DM-i, e a GWM foca no Haval H6 PHEV (a partir de R$ 239.000), a Leapmotor promete entregar tecnologia e conectividade avançada a preços mais acessíveis, com o C10 BEV partindo de R$ 189.990 e o C10 Ultra-Híbrido (REEV) por R$ 199.990.
Logo abaixo na gama, o Leapmotor B10 chega como SUV médio e deve disputar diretamente com o BYD Yuan Plus, GWM Ora 03, Volvo EX30 e Jeep Compass 4xe. Com pré-venda por R$ 172.990 e entregas previstas para janeiro de 2026, o B10 busca atrair casais e famílias jovens que procuram eficiência, estilo e conectividade. O sucesso na China — mais de 15 mil unidades vendidas na primeira hora após o lançamento — indica o potencial da marca em mercados emergentes.
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REEV (Range Extended Electric Vehicle) – tipo de veículo elétrico que utiliza um pequeno motor a combustão apenas para gerar energia elétrica, sem mover as rodas diretamente.
Arquitetura eletrônica centralizada – sistema que integra todos os módulos eletrônicos do carro em um único processador principal, melhorando a comunicação e reduzindo peso e custo.
OTA (Over The Air) – tecnologia que permite atualizações remotas do software do veículo, sem a necessidade de ir até a concessionária.
