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Mercedes-Benz GLB: O SUV compacto que transforma o frio polar em conforto de casa

Com estreia mundial marcada para 8 de dezembro de 2025, a Mercedes-Benz submete o novíssimo GLB a testes extremos em túneis climáticos, garantindo conforto e performance em temperaturas de até -40 graus Celsius, além de revelar seu interior mais tecnológico e flexível com sete lugares.

O novo Mercedes-Benz GLB não é apenas uma reestilização, mas uma evolução completa que redefine o conforto térmico e a digitalização no segmento de SUVs compactos. O uso de tecnologia de ponta, como a bomba de calor VISION EQXX e o sistema operacional MB.OS, posiciona o modelo à frente de seus concorrentes diretos, garantindo que o motorista e os passageiros tenham uma experiência de “Bem-vindo ao lar”, mesmo em condições árticas. O que diferencia o conforto e a eficiência do GLB no disputado mercado de luxo?

A Mercedes-Benz está finalizando os testes do novo GLB no Centro de Tecnologia da Mercedes (MTC) em Sindelfingen, concentrando-se em avaliações intensivas em clima frio antes de seu lançamento. O SUV compacto, que oferece versões de cinco ou sete lugares, se consolida como um veículo ideal para famílias e aventureiros que buscam enfrentar condições climáticas extremas, como viagens a estações de esqui.

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A chave para esse desempenho está na utilização de dois túneis de vento climáticos de última geração, que simulam temperaturas que variam de -40 a +60 graus Celsius, cobrindo virtualmente qualquer clima do planeta. Canhões de neve avançados são capazes de gerar nevascas intensas, arremessando flocos a velocidades de até 200 km/h contra o veículo, testando a vedação e a tração do sistema 4MATIC.

Os túneis climáticos são um complexo tecnológico que permite testar componentes e funções de forma reproduzível. Por exemplo, os engenheiros da marca conseguiram comprovar que, com o sistema de aquecimento funcionando, leva apenas 15 minutos para que o para-brisa congelado do GLB esteja totalmente limpo, mesmo com a temperatura externa em -15 graus Celsius.

Em termos de eficiência e conforto, o novo GLB apresenta um avanço significativo em relação ao seu antecessor. Em um percurso de 20 minutos com temperatura externa de -7 graus Celsius, o novo modelo aquece o interior duas vezes mais rápido, superando até mesmo o tempo de aquecimento de um modelo a combustão.

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A maior eficiência é creditada à bomba de calor inovadora, adaptada do programa tecnológico VISION EQXX, que consegue utilizar três fontes de energia em paralelo: calor residual do motor elétrico, calor da bateria e calor ambiente. Essa bomba de calor consome cerca de metade da energia elétrica que um aquecedor auxiliar comparável precisaria, um fator crucial que tem impacto positivo na autonomia elétrica do modelo.

O sistema de aquecimento é inteligente, iniciando automaticamente ao se entrar no carro, priorizando o aquecimento da parte superior do corpo e das mãos, garantindo conforto térmico rápido. O sistema de climatização agora também é preditivo, regulando o aquecimento e resfriamento de forma integrada, seja durante o carregamento do carro ou mesmo quando os ocupantes estão parados.

No interior, a Mercedes-Benz adota um conceito minimalista, com foco em elementos icônicos e de alta tecnologia, substituindo o design escultural anterior. O grande destaque é a tela flutuante opcional MBUX Superscreen, que se estende por toda a largura do painel, criando um ambiente elegante e de vanguarda.

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As saídas de ar circulares nas extremidades da tela, com acabamento Silver Shadow, dão um toque esportivo, enquanto o console central flutuante e a porta com corpo principal côncavo reforçam a sensação de luxo e modernidade. O novo volante foi reprojetado para ser mais ergonômico, reintroduzindo os comandos físicos, como o interruptor basculante para o limitador de velocidade e o DISTRONIC, e o botão giratório para o volume, atendendo a pedidos de clientes por maior intuitividade.

O novo GLB oferece um interior mais espaçoso e flexível. Graças à linha do teto do SUV e ao teto panorâmico de série, há consideravelmente mais espaço para a cabeça nas duas primeiras fileiras. O conforto na segunda fileira foi aprimorado com mais espaço para as pernas e maior apoio para as coxas.

A segunda fileira de bancos com ajuste longitudinal é opcional na versão de cinco lugares e de série na de sete, permitindo maximizar o conforto ou aumentar o volume do porta-malas. O acesso à terceira fila opcional também foi facilitado com a função Easy-Entry, de ajuste ampliado.

Um luxo opcional inédito é o teto panorâmico comutável, que pode mudar a transparência, segmento por segmento, em apenas 10 a 20 milissegundos, alternando entre transparente e opaco (leitoso) para privacidade e proteção solar. O teto pode ser iluminado opcionalmente com um padrão de estrelas conectado à iluminação ambiente, criando um céu estrelado personalizado.

A espinha dorsal digital do veículo é o Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS), que opera a quarta geração do MBUX. Este supercérebro garante uma experiência digital intuitiva, incluindo a função avançada Zero Layer, aplicativos variados e o Assistente Virtual MBUX com avatares que respondem a emoções, alimentado por inteligência artificial generativa.

O MB.OS também possibilita sistemas de assistência ao condutor de última geração, como o controle de distância DISTRONIC de série na Europa. O hardware inclui oito câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos, com um computador de alto desempenho que permite futuras atualizações remotas e novas funcionalidades sob o nome MB.DRIVE.

O novo Mercedes-Benz GLB chega ao mercado como uma nova geração focada em tecnologia de propulsão e digitalização. Ele se situa no portfólio da marca como o SUV compacto familiar com a opção de sete lugares, um diferencial chave no segmento premium. Seu público-alvo são famílias de classe média-alta que valorizam tecnologia, segurança e a versatilidade de um veículo maior sem abrir mão do luxo da marca.

Seus principais concorrentes incluem o BMW X1/X3, o Audi Q3 e o Volvo XC40/XC60. O GLB se diferencia pela opção de sete lugares e pela introdução de tecnologias de ponta, como a bomba de calor VISION EQXX para eficiência térmica superior, e o sistema MB.OS, que promete ser um ecossistema digital mais intuitivo que os rivais.

Pontos Fortes: Conforto térmico superior e eficiência energética; Opção de sete lugares; Tecnologias de ponta, como o MBUX Superscreen e o MB.OS; Interior mais flexível e ergonômico.

Pontos Fracos: A complexidade do novo sistema operacional pode exigir um período de adaptação do usuário; O preço das tecnologias opcionais, como o teto panorâmico comutável, tende a ser elevado.

Perfil de Comprador: Famílias que precisam de espaço extra (terceira fila) e buscam a segurança e o conforto da Mercedes-Benz para viagens longas, inclusive em climas frios. O GLB é o equilíbrio entre o luxo de entrada e a funcionalidade familiar.

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Bomba de Calor – Tecnologia que transfere calor de um local para outro. No caso do GLB elétrico, ela usa o calor residual do motor e da bateria, além do calor externo, para aquecer a cabine de forma mais eficiente do que um aquecedor elétrico simples, economizando energia e aumentando a autonomia.

MBUX Superscreen – Uma grande tela digital que, opcionalmente, se estende por grande parte da largura do painel, atuando como um display central flutuante e totalmente integrado ao conceito minimalista do interior.

MB.OS (Sistema Operacional Mercedes-Benz) – O software central e “supercérebro” do carro, que integra todas as funções de infoentretenimento, assistência ao condutor e navegação, permitindo que o veículo pense, aprenda e receba atualizações remotas (Over-The-Air).

4MATIC – Sistema de tração integral permanente da Mercedes-Benz, que distribui a força do motor para as quatro rodas, oferecendo melhor aderência e controle em condições de baixa tração, como neve, gelo ou chuva intensa.

DISTRONIC – Sistema de controle de distância ativo (Controle de Cruzeiro Adaptativo) da Mercedes-Benz, que mantém automaticamente uma distância segura do veículo à frente, ajustando a velocidade do carro, sendo um recurso de assistência ao condutor.

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