BMW vence com motor 3.0 turbo MHEV, Porsche domina entre os híbridos com 495 cv e Zeekr leva o troféu elétrico com 544 cv. Renault Boreal garante o Carro do Ano 2026. Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, integra o júri da premiação.
A edição 2026 do prêmio Carro do Ano destacou não apenas os modelos de maior relevância, mas também os motores que se sobressaíram pelo desempenho, eficiência e inovação mecânica. Com participação de Tarcisio Dias, jornalista do Mecânica Online®, no corpo de jurados, a premiação reforçou a análise técnica e a relevância dos conjuntos motopropulsores avaliados.
Na categoria Motor do Ano Combustão 2026, o grande vencedor foi a BMW, com seu seis cilindros em linha de 3,0 litros, equipado com turbo e tecnologia MHEV. É um conjunto que entrega 389 cv e 55,1 kgfm, além de oferecer impulso extra de 18 cv e 20,4 kgfm por meio do sistema híbrido leve. Esse motor equipa modelos como o BMW X3 M50 xDrive, reforçando a tradição da marca em propulsores de alto refino mecânico.
Já entre os híbridos, o título de Motor do Ano Híbrido 2026 ficou com a Porsche, graças ao conjunto que une o motor a combustão de 495 cv e 58,1 kgfm ao motor elétrico integrado à famosa transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas. Esta solução equipa o Porsche 911 Carrera GTS, combinando desempenho esportivo clássico com eletrificação inteligente.
A categoria dos elétricos também apresentou um vencedor de destaque. O prêmio de Motor do Ano Elétrico 2026 foi para a Zeekr, com o conjunto de dois motores síncronos — um no eixo dianteiro e outro no traseiro — cada um com 272 cv e 35 kgfm. No total, são 544 cv e 70 kgfm, aplicados ao modelo Zeekr 001, que se destaca pela força contínua e pela eficiência energética.
Na principal categoria da premiação, o título de Carro do Ano 2026 foi conquistado pelo Renault Boreal, garantindo à marca francesa o bicampeonato. O SUV médio utiliza a plataforma RGMP, compartilhada com o Kardian, e é produzido no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O modelo é vendido em três versões, todas equipadas com o motor 1.3 TCe turbo flex de até 163 cv e 27,5 kgfm, associado ao câmbio automatizado EDC de dupla embreagem e seis marchas.
A vitória confirma a boa fase da Renault no Brasil, reforçando competitividade em um segmento dominado por modelos como Chevrolet Tracker, Volkswagen Taos, Jeep Compass e GWM Haval H6. O Boreal se destaca pelo conjunto eficiente, posicionamento competitivo e projeto atualizado para o mercado nacional.
O reconhecimento dos propulsores evidencia a importância crescente da eficiência energética, da performance equilibrada e das tecnologias de eletrificação — sejam leves, híbridas ou totalmente elétricas — no desempenho final dos veículos avaliados. A participação de especialistas, como Tarcisio Dias, fortalece o rigor técnico da premiação e o foco na mecânica aplicada ao uso real.
Vencedores do Carro e Motores do Ano 2026
- Carro do Ano: Renault Boreal
- Carro do Ano Premium: Audi A5
- Carro do Ano Superpremium: BMW X3
- Carro do Ano Luxo: Audi A6 e-tron
- Carro do Ano Esportivo: Porsche 911 GTS
- Picape do Ano: Ford Maverick Tremor
- Motor do Ano – Combustão: BMW 3.0
- Motor do Ano – Híbrido: Porsche 911 GTS (conjunto híbrido)
- Motor do Ano – Elétrico: Zeekr 001 (dois motores síncronos)
- Publicidade do Ano: Hyundai Kona Hybrid
- Pós-venda do Ano: Nissan
- Atendimento do Ano: Honda
- Hall da Fama: Henry Joseph Jr.
- Executivo do Ano: Emanuelle Cappellano
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MHEV (Híbrido Leve) – Sistema que adiciona um pequeno motor elétrico para auxiliar o motor a combustão, oferecendo mais torque e reduzindo consumo sem permitir rodagem 100% elétrica.
Motor síncrono elétrico – Tipo de motor que mantém sincronia entre rotação do rotor e frequência do campo magnético. Proporciona alta eficiência e torque imediato, ideal para veículos de alto desempenho.
Câmbio PDK – Transmissão automatizada de dupla embreagem da Porsche. Oferece trocas extremamente rápidas e reduz perdas de potência, combinando esportividade e eficiência.
