Versão inédita Laramie amplia a gama da nova Ram Dakota, que chega em 2026 com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, capacidade de carga de 1.020 kg, reboque de 3,5 t e pacote completo de tecnologia e segurança.
A Ram avança no competitivo segmento de picapes médias no Brasil e apresenta mais um capítulo da nova Dakota com a chegada da versão Laramie, inédita na linha. O modelo fará sua primeira aparição pública no país entre os dias 22 e 30 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, onde o Mecânica Online® é Media Partner, e também na Casa Ram Dakota, evento exclusivo realizado no Clube Esperia, com estrutura dedicada para test-drive.
A marca reforça que a estratégia de antecipar o contato do público com a Dakota é fundamental para solidificar sua entrada no segmento atualmente dominado por modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. A intenção é posicionar a picape de forma premium, mas mantendo robustez e capacidades voltadas ao trabalho pesado e ao uso recreativo.
O design da nova Ram Dakota Laramie aposta fortemente na identidade visual refinada. O grande destaque é a grade cromada com o nome RAM na porção superior, integrada a uma barra de led contínua, responsável por conectar visualmente os faróis full led com dois projetores e acendimento automático. O conjunto inclui ainda uma animação luminosa ao trancar e destrancar o veículo.
Todos os elementos cromados distribuídos pela carroceria reforçam o posicionamento da versão, enquanto as rodas diamantadas de 18” com pneus 265/60 aumentam a percepção de robustez. A cor de lançamento, Terra Sunrise, adiciona exclusividade ao conjunto.
Por dentro, a Dakota Laramie replica a atmosfera premium presente nas picapes maiores da marca. O interior traz bancos em couro marrom premium, materiais macios ao toque e acabamento sofisticado nos painéis. O console central é dividido em dois níveis, oferecendo porta-copos, ampla área de armazenamento, comandos integrados e portas USB/USB-C, além de tomada 12V.
No conjunto mecânico, a nova Dakota adota o moderno motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm (45,9 kgfm), combinado ao câmbio automático de oito marchas. Para enfrentar diferentes tipos de terreno, o modelo oferece tração 4×4 Auto, que distribui torque entre os eixos automaticamente, além dos modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, com seleção feita por comando eletrônico giratório.
O pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial traseiro com comando elétrico e assistente de descida, ampliando segurança em superfícies de baixa aderência.
Para o trabalho, a nova Dakota oferece 1.020 kg de capacidade de carga e caçamba com 1.210 litros, equipada com capota marítima, revestimento interno, iluminação em led e tampa traseira com amortecimento e trava elétrica. A capacidade de reboque de 3,5 toneladas coloca o modelo entre os mais fortes da categoria.
A lista de equipamentos de série é extensa, incluindo faróis e lanternas full led com indicadores dinâmicos, central multimídia de 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação integrada e páginas dedicadas ao uso fora de estrada. Há ainda câmeras 360°, visão tridimensional e função que torna a carroceria “transparente” para facilitar manobras.
Itens de conforto como ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução refrigerado, painel de instrumentos digital, freio de estacionamento eletrônico, bancos com ajustes elétricos e Keyless Enter’n Go reforçam o posicionamento premium.
Em segurança, a Dakota Laramie traz um pacote ADAS completo, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, além de 6 airbags, monitoramento de pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas.
A Ram Dakota Laramie, ao lado da versão Warlock, será uma das grandes atrações da marca no Salão e na Casa Ram, reforçando o início de uma nova fase da Ram no segmento de picapes médias no país. A chegada ao mercado está prevista para 2026, com promessa de mexer diretamente na estrutura competitiva da categoria.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Tração 4×4 Auto
O sistema distribui automaticamente o torque entre os eixos conforme as condições de aderência, sem necessidade de intervenção do motorista, garantindo tração ideal em qualquer superfície.
Bloqueio do diferencial traseiro
Recurso que trava as rodas do eixo traseiro para que girem juntas, melhorando drasticamente a capacidade de transpor terrenos com baixa tração, como lama ou cascalho.
Câmera 360° com carroceria transparente
Tecnologia que cria uma visualização virtual do entorno e do que está sob o veículo, facilitando manobras e trilhas ao evitar obstáculos não visíveis pelos retrovisores.
