A automatização das transmissões de caminhões ganha força no Brasil, com destaque para a linha Advantor da Eaton, que promete eficiência, conforto e sustentabilidade em diferentes categorias de veículos comerciais.
A automatização de transmissões substitui o câmbio manual por sistemas eletronicamente assistidos e já é realidade no mercado brasileiro.
Segundo a Eaton, empresa global de gerenciamento de energia e fabricante de transmissões, a tendência está consolidada entre caminhões pesados e avança nos segmentos médios e leves.
Os ganhos incluem maior eficiência, durabilidade, redução de custos e sustentabilidade, fatores cada vez mais valorizados por frotistas.
De acordo com Alexandre Albacete, gerente de Estratégia de Produtos da Eaton, a economia de combustível pode superar 10%, além de reduzir a fadiga do motorista.
Nos caminhões extrapesados, cerca de 90% dos modelos vendidos já utilizam transmissões automatizadas como padrão de fábrica.
Entre os semipesados, há uma fase de transição, com previsão de predominância em três a cinco anos.
Nos caminhões leves, a penetração ainda é menor, mas projeções indicam que o câmbio automatizado poderá se tornar padrão em até uma década.
As barreiras atuais incluem o custo inicial e o perfil de frotistas menores, mais sensíveis ao preço de compra.
Com o avanço tecnológico e a escala de produção, os custos tendem a cair, tornando a escolha pelo câmbio automatizado cada vez mais natural.
A expansão é impulsionada por fatores como eficiência de combustível, redução de custos operacionais, conforto e segurança dos motoristas.
Ainda existem desafios, como capacitação técnica das oficinas e adaptação às condições das estradas brasileiras.
Para atender essa demanda, a Eaton lançou em 2024 a linha Advantor, desenvolvida e produzida no Brasil.
A família conta com três versões: Advantor-6 para caminhões leves, Advantor-8 para ônibus médios e Advantor-10 para semipesados.
Entre os diferenciais estão economia de combustível acima de 10%, robustez mecânica, atuadores pneumáticos de alta precisão e recursos como assistente de partida em rampa.
Com a linha Advantor, o Brasil se aproxima dos padrões globais de eficiência e conforto no transporte comercial.
No mercado, as soluções da Eaton competem com transmissões automatizadas de fabricantes como ZF e Allison, que também oferecem opções para caminhões médios e pesados.
Essas concorrentes disputam espaço pelo preço, tecnologia e disponibilidade de peças, ampliando as alternativas para frotistas.
A evolução da automatização representa uma transição irreversível, unindo produtividade, sustentabilidade e menor custo operacional.
Adicione o Mecânica Online® como seu site favorito e nos encontre no Instagram @tarcisio_mecanica_online e @mecanicaonlinepe. Acompanhe também os vídeos no canal do YouTube @autoespecialista para ter uma informação mais completa, com conteúdo técnico que ajuda na melhor tomada de decisão sobre produtos, reparação e tecnologias.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
AMT (Automated Manual Transmission) – Transmissão manual automatizada que combina robustez mecânica com controle eletrônico.
Embreagem integrada – Sistema que une controle eletrônico e mecânico para maior durabilidade e conforto.
Assistente de partida em rampa – Tecnologia que evita o recuo do veículo em aclives, aumentando a segurança.
