A eletrificação segue como protagonista no planejamento das montadoras para 2026 e além. Stellantis prepara oito lançamentos eletrificados, Ford projeta 20 novidades até 2027, BYD bate recorde histórico e expande sua rede, Volvo registra o melhor ano de vendas no país e a BorgWarner amplia a nacionalização de turbocompressores. O mercado brasileiro vive um momento de transição acelerada, com investimentos robustos, novas plataformas e expansão industrial.
Por Lucia Camargo Nunes* – A Stellantis planeja lançar, em 2026, oito modelos eletrificados no mercado brasileiro, sendo seis de veículos híbridos. A fábrica de Goiana (PE) é a que terá mais novidades, com quatro novos híbridos e a montagem de modelos Leapmotor em kits CKD ou SKD, para 2026 ou início de 2027. Betim (MG) continuará com a produção de veículos eletrificados com mais uma novidade, enquanto Porto Real (RJ) receberá seu primeiro híbrido e uma ampliação na produção, com a chegada do Jeep Avenger.
A principal novidade para 2026 será um hatch baseado no Fiat Grande Panda europeu, que pode ter uma versão híbrida e fará parte das celebrações do cinquentenário da marca no Brasil.
Ford anuncia 20 lançamentos até 2027
A Ford celebra os resultados positivos do ano no Brasil: a marca chegou perto dos 49 mil emplacamentos até novembro, representando um aumento de 12,6%. A marca destacou a picape Ranger, que faz 30 anos de mercado, e receberá em 2027 uma inédita versão híbrida plug-in.
A F-150 teve crescimento de 140%, impulsionada pela versão Tremor, e Maverick passou por renovação. Os SUVs, como o Territory e o Bronco Sport, também atualizados, apresentaram bom desempenho, assim como o Mustang, que teve três versões diferentes lançadas.
A rede conta com 140 concessionários, que passam por modernização das lojas.
A marca planeja 20 novos produtos nos próximos dois anos. Além da versão eletrificada da Ranger, são esperados o Everest (SUV baseado na Ranger), variações da picape (de cabine simples) e o SUV Territory híbrido.
Chinesa bate recorde e inaugura concessionária
A BYD atingiu a venda de 100 mil veículos eletrificados no Brasil em 2025, um crescimento de mais de 30% em relação a 2024. Os modelos mais vendidos foram Dolphin Mini (mais de 50 mil unidades), Song Pro, Song Plus, King e Dolphin GS.
A expansão da rede de concessionárias já conta com mais de 200 lojas em todos os estados, com meta de chegar a 250 até meados de 2026.
Enquanto isso, a nova marca do grupo, Denza, inaugurou sua primeira concessionária em São Paulo, em parceria com o Grupo Dahruj. A marca, que surgiu de uma joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz em 2010 e foi completamente adquirida pela BYD em 2024. O primeiro modelo disponível é o SUV híbrido off-road Denza B5 de 677 cv de potência, que custa R$ 436 mil. Depois virão o Denza Z9 GT e a van de luxo D9.
Volvo tem o melhor ano de vendas no Brasil
A Volvo Car Brasil acaba de atingir seu recorde de vendas, e deve superar as 9 mil unidades no ano, superando a marca anterior de 8.684 de 2023. A boa performance foi impulsionada especialmente pelos modelos EX30 (elétrico) e XC60 (híbrido plug-in), que juntos venderam mais de 3 mil unidades em 2025.
A marca lidera em eletrificação, investindo mais de R$ 70 milhões na instalação de 75 eletropostos em todo o País, oferecendo também uma grande porcentagem de suas vendas (53,4%) de veículos 100% elétricos, totalizando 4.668 unidades vendidas no ano. Esse desempenho coloca a Volvo no terceiro lugar entre as montadoras premium brasileiras.
Fabricante expande nacionalização de turbocompressores
A BorgWarner, fabricante de turbocompressores e sistemas de transmissão, está ampliando a capacidade de sua planta em Itatiba (SP) para receber em 2027 uma nova linha de turbos que serão fornecidos a uma montadora que atualmente importa o componente.
A nacionalização de uma linha é um avanço para a BorgWarner, que passará a atender uma terceira montadora de veículos leves. A empresa conta com marcas do grupo Stellantis desde 2019, e também atende à Volkswagen. Além disso, a fabricante vende turbos e sistemas para veículos pesados, atendendo a marcas como Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Iveco, especialmente após a entrada em vigor do Euro 6.
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Eletrificação industrial A transição para híbridos e elétricos exige novas plataformas, fornecedores e processos produtivos, redefinindo o mapa industrial do país.
Híbridos plug-in (PHEV) Solução intermediária que combina autonomia elétrica urbana com alcance estendido pelo motor a combustão.
Nacionalização de componentes Reduz custos, melhora prazos de entrega e fortalece a cadeia automotiva brasileira, especialmente em itens críticos como turbocompressores.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]

