A fábrica de Taubaté (SP) alcançou o marco histórico de 8 milhões de unidades produzidas desde 1976, sendo responsável por mais de 30% de toda a produção da Volkswagen no Brasil em sete décadas.
O anúncio, feito em 18 de dezembro de 2025, coroa um ano de transformações para a planta, que se prepara para completar 50 anos em janeiro de 2026. O grande protagonista deste marco é o Volkswagen Tera, SUV desenvolvido integralmente no Brasil que já superou 70 mil unidades produzidas desde o início de sua fabricação, em abril deste ano.
O Tera rapidamente se tornou um fenômeno de mercado, liderando as vendas do segmento de SUVs nos meses de setembro, outubro e novembro. Além do sucesso doméstico, o modelo já é o segundo mais exportado pela marca, com envios para 18 mercados da América Latina.
A planta também divide com a unidade Anchieta a produção do Polo, o carro de passeio mais vendido do Brasil no acumulado de 2025. Juntas, as fábricas celebraram este ano a marca de 1 milhão de unidades do Polo produzidas em solo nacional.
Para viabilizar a produção do Tera, a Volkswagen investiu em uma readequação logística complexa, transferindo parte do volume do Polo Track para São Bernardo do Campo e do sedã Virtus para o Paraná.
Inovação Tecnológica e Impacto Econômico
A chegada do Tera demandou inovações profundas nos processos produtivos da unidade:
- Automação e Robótica: A área de Armação recebeu 347 novos robôs, totalizando 875 equipamentos que garantem a precisão na soldagem das carrocerias.
- Recursos ADAS: A linha de Montagem Final foi atualizada com tecnologias para comissionamento de sistemas de assistência ao condutor (Advanced Driver Assistance System), elevando o padrão de segurança ativa dos veículos.
- Sustentabilidade (Biometano): A fábrica é pioneira no uso de biometano em sua matriz energética, reduzindo em até 99% as emissões de $CO_2$ no processo de pintura.
- Cadeia de Suprimentos: O Tera possui 80% de nacionalização, movimentando R$ 3,23 bilhões em compras de autopeças apenas em 2025, envolvendo 241 fornecedores.
Liderança em Exportação e Futuro Eletrificado
A Volkswagen reafirma sua posição como a maior fabricante e exportadora do setor automotivo brasileiro. Com mais de 26,2 milhões de veículos produzidos em 72 anos de história no país, a empresa já embarcou 4,4 milhões de unidades para o exterior.
Como parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, a marca confirmou que, a partir de 2026, todos os novos modelos desenvolvidos na região terão versões eletrificadas, incluindo tecnologias híbridas leves, híbridas e híbridas plug-in (PHEV).
Pela ótica da Mecânica Online®, o sucesso de Taubaté reflete a maturidade da engenharia brasileira em criar produtos que atendem simultaneamente ao desejo do consumidor local e às exigências de mercados globais. O Tera não é apenas um SUV; é um mostruário de como a automação e a conectividade estão redefinindo o chão de fábrica nacional.
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Sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance System): Tecnologias eletrônicas que auxiliam o motorista na condução e no estacionamento, como frenagem autônoma, sensores de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, visando aumentar a segurança viária.
Índice de Nacionalização: Percentual que indica quanto das peças e componentes de um veículo são produzidos no próprio país em vez de importados. No Tera, o índice de 80% demonstra forte integração com a indústria local.
Plataforma MQB: Arquitetura modular da Volkswagen que permite compartilhar componentes e tecnologias entre diferentes modelos (como Polo, Virtus e Tera), reduzindo custos de desenvolvimento e aumentando a flexibilidade produtiva.
