A Honda Motor Co., Ltd. anunciou planos para desenvolver um sistema em um chip (SoC) voltado para seus veículos definidos por software (SDVs), em parceria com a Mythic, empresa de tecnologia sediada no Texas, EUA. A iniciativa busca aprimorar o desempenho computacional de IA e a eficiência energética em direção automatizada e outras funcionalidades de próxima geração.
A Honda R&D Co., Ltd., subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da marca, será responsável pelo projeto em conjunto com a Mythic, que possui histórico comprovado em semicondutores e tecnologias originais de computação analógica. O objetivo é acelerar a criação de SoCs automotivos de alto desempenho, fundamentais para enfrentar desafios ambientais e de segurança, além de sustentar a estratégia global da Honda de oferecer a “alegria e liberdade da mobilidade” de forma sustentável.
A Honda destaca que a aplicação ampliada de tecnologias inteligentes será essencial para aumentar a segurança veicular. Nesse contexto, o avanço de SoCs neuromórficos, inspirados no funcionamento do cérebro humano, é visto como caminho estratégico para integrar computação e memória, reduzindo atrasos e ampliando a eficiência energética.
A Mythic se diferencia por sua expertise em computação analógica na memória (CiM), tecnologia que minimiza a movimentação de dados durante o processamento, resultando em maior desempenho aliado a baixo consumo de energia. Além disso, a empresa oferece ferramentas de desenvolvimento como SDKs, que facilitam a implementação de software em plataformas específicas.
Com o investimento realizado, a Honda pretende acompanhar de perto as tecnologias originais da Mythic e responder com flexibilidade às mudanças do ambiente tecnológico e às tendências da sociedade. A integração dessas soluções permitirá que a Honda R&D utilize sua experiência em modelos proprietários de IA e no desenvolvimento de unidades de controle eletrônico, acelerando a criação de SoCs para SDVs de próxima geração.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
SoC (System on a Chip): Circuito integrado que reúne múltiplos componentes de processamento em um único chip, otimizando espaço, desempenho e eficiência energética.
Computação neuromórfica: Tecnologia inspirada no funcionamento do cérebro humano, que integra memória e processamento para reduzir atrasos e aumentar a eficiência em aplicações de IA.
Computação de borda (edge computing): Processamento de dados realizado próximo à origem, reduzindo latência e aumentando a eficiência em sistemas conectados.
