Os três degraus do pódio continuam sendo ocupados pelos hatches Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20.
O Jeep Renegade perdeu o título de SUV mais vendido do mês para o Hyundai Creta e, de quebra, ficou fora do top 10.
A Fiat se mantém no ranking com a picape Strada e o hatch Argo.
Pelo segundo mês consecutivo, o Renault Kwid atinge o 5º lugar no ranking. Já a alemã Volkswagen marca presença na lista com os irmãos Gol e Polo.
Chevrolet-A marca estadunidense se mantém firme no ranking e o 1º lugar do Onix parece estar longe de ser ameaçado.
Tanto que agosto foi o melhor mês de vendas em 2019 para o hatch, com 22.396 unidades emplacadas.
Além disso, o Prisma é o único sedan no top 10 e, também, o único a se manter firme na lista, além do trio da fabricante formado por Onix, HB20 e Ka.
Ford-A Ford se mantém no páreo com o Ka, que pela terceira vez ocupa a 2ª colocação neste ano. O modelo hatch tem revezado a posição privilegiada nos últimos meses com o rival Hyundai HB20.
Jeep e Hyundai-O jogo virou para o mercado de vendas de SUVs neste semestre. O Jeep Renegade – utilitário esportivo com maior número de vendas de janeiro a junho, ficou fora da lista dos 10 mais vendidos pelo segundo mês consecutivo.
O modelo da Jeep ainda perdeu sua antiga posição de SUV mais vendido para o Hyundai Creta, que conquistou o 8º lugar no ranking de vendas do mês, com 6.643 unidades comercializadas.
Outro ponto interessante é que em nenhum mês o veículo da Jeep alcançou este número. Até agora o melhor mês para o Renegade foi março, quando teve 6.184 emplacamentos.
Se o mês é de preocupação para a Jeep, que emplacou os irmãos Renegade e Compass várias vezes durante o ano no top 10, para a Hyundai o momento é de comemoração, com o Creta e o hatch HB20 no ranking.
Fiat-A Fiat também poderia estar mais satisfeita, já que chegou a emplacar até três modelos entre os 10 mais vendidos, como em fevereiro, com Argo (4º), Strada (5º) e Mobi (8º). Julho também foi um mês de destaque para a montadora, com Strada (7º), Argo (8º) e Toro (9º), todos eles com mais de 6 mil unidades vendidas.
No ranking atual, as únicas posições que a marca conseguiu garantir entre os 10 mais comercializados do país foi a 8ª com a Strada e 10º com o Argo.
Renault-Pelo segundo mês consecutivo o Renault Kwid está no 5º lugar. O carro chegou a ser questionado e ainda é criticado por ser apresentado com o SUV dos compactos.
Mas, o consumidor brasileiro gostou do modelo e só em agosto passou a ocupar 7.455 novas garagens.
Volkswagen-A Volkswagen tem provado que o Gol é bom de briga. Após oscilar entre o 7º e 5º lugar nos meses anteriores, o modelo finalmente chegou até a 4ª posição.
A marca também tem motivos para estar satisfeita com o Polo, pois o hatch teve seu melhor mês de vendas neste ano, com 6.815 emplacamentos.
Os 10 carros mais vendidos em agosto
1º Chevrolet Onix: 22.396
2º Ford Ka: 9.140
3º Hyundai HB20: 8.187
4º Volkswagen Gol: 7.848
5º Renault Kwid: 7.455
6º Chevrolet Prisma: 7.251
7º Volkswagen Polo: 6.815
8º Fiat Strada: 6.725
9º Hyundai Creta: 6.643
10º Fiat Argo: 6.560
Texto: Mobiauto (www.mobiauto.com.br)