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PSA e FCA planejam unir forças

Discussões abriram caminho para a criação de um novo grupo com escala e recursos globais, de propriedade dos acionistas do Groupe PSA (50%) e da FCA (50%). Em um ambiente em rápida mudança, com novos desafios em mobilidade conectada, eletrificada, compartilhada e autônoma, a companhia combinada vai alavancar sua forte presença em Pesquisa & Desenvolvimento e ecossistemas globais para estimular a inovação e vencer esses desafios com rapidez e eficiência de capital.

– A combinação cria o quarto maior fabricante global de veículos em termos de vendas anuais (8,7 milhões de unidades)
– A combinação une as forças das marcas de cada grupo nos segmentos de luxo, premium, carros de passeio, SUVs, picapes e comerciais leves – tornando-as mais fortes em conjunto
– A companhia combinada agrega as capacidades extensivas e crescentes das empresas em termos de tecnologias que estão criando uma nova era da mobilidade sustentável, incluindo motorização elétrica, direção autônoma e conectividade digital
– Aproximadamente 3,7 bilhões de euros estimados em sinergias anuais, sem que a transação resulte em fechamentos de plantas
– Executivos altamente respeitados e reconhecidos por sua excepcional capacidade de criação de valor e comprovado sucesso em associações entre fabricantes de veículos
– A empresa controladora será holandesa e terá Conselho de Administração com representação equitativa e maioria de diretores independentes. John Elkann será o Presidente do Conselho e Carlos Tavares será o CEO e membro do Conselho

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Londres e Rueil-Malmaison, 31 de outubro de 2019 – O Conselho de Supervisão da Peugeot S.A. e o Conselho de Administração da Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) (NYSE: FCAU / MTA: FCA) concordaram de forma unânime em trabalhar numa combinação completa de seus respectivos negócios na forma de uma fusão 50/50. Ambos os Conselhos outorgaram poderes a seus respectivos times para concluir as discussões e para firmar um memorando de entendimento vinculativo nas próximas semanas.

O plano para combinar os negócios do Groupe PSA e da FCA resulta de intensas discussões entre a alta gestão das duas companhias. Ambas compartilham a convicção de que há lógica convincente para esse movimento ousado e decisivo, que criará um líder na indústria com a escala, capacidades e recursos suficientes para capturar com sucesso as oportunidades e gerenciar de forma efetiva os desafios da nova era em mobilidade.

A combinação proposta cria o quarto maior fabricante global de veículos em termos de unidades vendidas (8,7 milhões de veículos), com receitas combinadas de aproximadamente 170 bilhões de euros¹ e lucro operacional recorrente acima de 11 bilhões de euros² em uma base agregada simples dos resultados de 2018, excluindo Magneti Marelli e Faurecia. O significativo acréscimo de valor resultante da transação é estimado na ordem de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais, derivadas principalmente de maior eficiência na alocação de recursos para investimentos de larga escala em plataformas de veículos, motores e transmissões e novas tecnologias, além da melhoria da capacidade de compras resultante da nova escala combinada do grupo. Essas sinergias estimadas não são baseadas em qualquer fechamento de plantas.

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Projeta-se que 80% das sinergias sejam alcançadas após quatro anos. O custo total único para que essa sinergia seja alcançada é estimado em 2,8 bilhões de euros.

Os acionistas de cada companhia deterão 50% do patrimônio do grupo recém-formado e, portanto, os benefícios decorrentes da combinação serão compartilhados igualmente entre eles. A transação será efetivada por meio de uma fusão sob controle de uma companhia holandesa e a estrutura de governança da nova companhia será equitativa entre os acionistas das empresas, com a maioria do Conselho de Administração composta por membros independentes. O Conselho de Administração será composto de 11 membros. Cinco membros serão nomeados pela FCA (incluindo John Elkann como presidente) e cinco serão nomeados pelo Groupe PSA (incluindo o diretor sênior independente e o vice-presidente)³. O CEO será Carlos Tavares para o mandato inicial de cinco anos. Ele também será membro do Conselho de Administração.

Carlos Tavares afirmou: “Essa convergência traz valor significativo para todas as partes envolvidas e abre um futuro brilhante para a entidade combinada. Estou satisfeito com o trabalho já feito em conjunto com Mike e ficarei muito feliz em trabalhar com ele para construirmos uma grande companhia.”

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Mike Manley afirmou: “Estou muito feliz com a oportunidade de trabalhar com Carlos e seu time nessa combinação com potencial para mudar a indústria. Temos uma longa história de cooperação bem-sucedida com o Groupe PSA e estou convencido de que juntos com nossos grandes times podemos criar uma companhia de mobilidade global de nível mundial.”

A empresa controladora do novo grupo, localizada na Holanda, será listada na Bolsa Italiana (Milão), Euronext (Paris) e na Bolsa de Valores de Nova York, e continuará a manter presenças significativas nos atuais escritórios centrais da França, Itália e Estados Unidos.

Propõe-se que o estatuto da nova empresa estabeleça que o loyalty voting program não possibilite a qualquer acionista individual ter mais de 30%4 dos direitos de votos nas Assembleias Gerais. Também está previsto que não haverá transferência dos direitos de voto duplo existentes, mas que novos direitos de voto duplo serão concedidos após três anos da fusão.

Um standstill em relação às participações acionárias de EXOR N.V., Bpifrance Participations SA, DFG e da Família Peugeot será aplicado por um período de sete anos, seguindo a conclusão da fusão. EXOR, Bpifrance Participations e Família Peugeot estarão sujeitos a um bloqueio de três anos em relação às suas participações acionárias, exceto que a Família Peugeot terá permissão para aumentar sua participação acionária em até 2,5% durante os primeiros três anos após o fechamento apenas por meio da aquisição de ações da Bpifrance Participations e da DFG.

Antes do fechamento da transação, a FCA vai distribuir aos seus acionistas um dividendo especial de 5,5 bilhões de euros, assim como sua participação acionária na Comau. Adicionalmente, antes da conclusão, a Peugeot vai distribuir a seus acionistas a sua parcela de 46% na Faurecia. Isso permitirá que os acionistas dos grupos combinados compartilhem igualmente as sinergias e benefícios que resultarão de uma fusão, reconhecendo o valor significativo da diferenciada plataforma da FCA na América do Norte e sua forte posição na América Latina, incluindo sua liderança e participações de mercados nessas regiões. Também refletirá o valor agregado que Alfa Romeo e Maserati, marcas premium e de luxo da FCA, trazem devido ao seu substancial potencial de desenvolvimento.

O portfólio estendido vai cobrir todos os segmentos de mercado com marcas icônicas e produtos fortes, baseados em plataformas racionalizadas e na otimização de investimentos.

A proposta será submetida ao processo de informação e consulta aos órgãos representantes dos empregados e estará sujeita às condições habituais de fechamento da operação, incluindo aprovações finais do Memorando de Entendimentos pelos Conselhos de Administração e acordo sobre documentação definitiva.

(1) Representa a receita líquida da FCA, excluindo Magneti Marelli, e a receita do Groupe PSA, excluindo a receita da Faurecia para terceiros
(2) Representa o EBIT ajustado da FCA, excluindo Magneti Marelli, e a receita operacional recorrente do Groupe PSA, excluindo Faurecia
(3) Os representantes dos funcionários seriam definidos com base em requisitos legais em todos os níveis
(4) Não haverá minoria de bloqueio na entidade holandesa ; todas as decisões tomadas por maioria simples dos votos em caso de quorum >50%

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