A Cocal, uma das principais produtoras de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil, passou a contar recentemente com um importante e inédito reforço na frota de caminhões da safra de cana-de-açúcar de 2020. Trata-se de um Scania G 410 XT 6×4 movido a gás.
Assim como os demais caminhões que atuam em operações da Cocal, o inédito off-road movido a gás será gerenciado pela Lots Group, empresa independente do Grupo Scania e que possui um contrato com a empresa de energia que prevê o transporte de 1,5 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.
“Essa parceria entre a Cocal e Scania é construída por nós compartilharmos os mesmos valores, as mesmas bases e o mesmo propósito. Nós acreditamos que devemos transformar as nossas indústrias para se tornarem mais sustentáveis”, destacou Henrik Henriksson, CEO do Grupo Scania, durante a entrega do caminhão.
Scania entrega modelo G 410 XT movido a gás para operações de transporte de cana-de-açúcar
Uma das grandes vantagens do inédito Scania off-road movido a gás é a grande compatibilidade com o sistema produtivo da Cocal, que atualmente conta um projeto de geração de biometano, combustível que garante uma redução de até 90% nas emissões de CO2.
“Eu tenho altas expectativas que este projeto com o ponto de vista da sustentabilidade, usando os resíduos da produção de cana-de-açúcar, criando biogás e depois sendo possível abastecer nossos caminhões é um verdadeiro “ganha-ganha”. Será bom para os negócios, para a sustentabilidade e para o meio ambiente”, completou Henriksson.
O Scania G 410 XT 6×4 movido a gás é mais um passo da montadora sueca na produção de caminhões movidos a combustíveis alternativos, que a partir do primeiro trimestre deste ano estarão disponíveis para comercialização no mercado brasileiro.
“É um marco quiçá se torne o novo normal para o transporte de matéria orgânica até a usina. Nós estamos nesse momento criando história”, destacou Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin América.
Colaboração: Lucas Gonçalves Duarte