sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Por que os pára-quedas de automóveis têm muito frequentemente aquele furo central?

Olá! Tudo bem na volta às aulas? Grandes novidades e novos projetos, imagino. Por aqui, estamos caminhando também. Escrever esta coluna tem sido muito interessante e, confesso, que minha maior dificuldade tem sido escolher a pergunta do mês.

Claro, além do tempo. Há muitas coisas que gostaria de discutir com vocês e fico me perguntando qual é a mais interessante para alunos e interessados em engenharia mecânica. Talvez daqui a uns anos, a escolha do tema passe a ser uma dificuldade pela falta de assunto mas felizmente, não hoje. Mas vamos trabalhar.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Como tenho feito, começo comentando a pergunta do mês passado: Por que os pára-quedas de automóveis têm muito frequentemente aquele furo central?
Sei que esta é uma questão dificil, confirmada pelo fato de eu não ter recebido nenhuma resposta de vocês. Ou vocês a acharam muito fácil ou muito difícil, não sei. Espero, contudo, que a explicação que se segue seja convincente.

Na edição do mês anterior (Ciência da Mecânica – nº 02), comentei aqui a formação de uma bolha de circulação atrás dos ônibus e caminhões, que resulta na acumulação de sujeira no vidro traseiro. É por esta razão que os automóveis hatch têm saído de fábrica com um limpador de parabrisas na traseira e os sedans não, pelo fato dos limpadores não serem úteis neste tipo de carro. Por que?

Vamos imaginar agora uma esfera em escoamento horizontal cruzado. Devido à simetria, serão duas as regiões de separação: uma na parte superior e outra na parte inferior. Em cada uma destas regiões, teremos fluido circulando, definindo dois vértices.

- Publicidade -

Em baixas velocidades, os dois vértices ficam presos à traseira da esfera e nenhum efeito transversal aparece. Ou seja, a esfera permanece na sua posição. Entretanto, com o aumento da velocidade, a instabilidade do escoamento aumenta e eventualmente, um destes dois vértices se destaca, provocando um desequilíbrio na força vertical e fazendo com que a esfera se desloque, ao longo da vertical, para uma nova posição de equilíbrio.

Entretanto, como o efeito da viscosidade permanece, gradualmente uma nova bolha cresce e aos poucos, a pressão é reestabelecida, fazendo com que a esfera volte à posição inicial. Neste ponto, a outra bolha se separa, provocando um outro desbalanceamento, agora em sentido contrário. Resumo da ópera, quero dizer, da bolha: a esfera fica oscilando para cima e para baixo!

Para aqueles que têm persianas em casa, é muito fácil observar esta oscilação: basta abrir a janela em um dia de vento, abaixar a persiana deixando as lâminas horizontais, notar o barulho que as lâminas da persiana fazem e concluir com atenção que o barulho é provocado pelo bater de uma lâmina com as adjacentes, isto é, com aquelas colocadas acima ou abaixo. Isto é, o movimento das lâminas é no sentido transversal do escoamento.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Uma outra situação também comum é o balançar dos paraquedistas. No próximo show, procure observar como os paraquedistas oscilam ao descer de volta ao solo. O principio é o mesmo: separação alternada dos vértices devido às instabilidades do escoamento. Neste ponto, imagino que alguns de vocês já tenham percebido a ligação entre os pára-quedas.

Imagine um carro de corrida que está sendo freiado por meio deles. Se a oscilação for grande, a condução do automóvel será impossível, com o carro ora indo para um lado e ora para o outro, em oscilações perigosas. A solução é então, diminuir as oscilações, o que é feito pelo furo no centro do paraquedas. Isto acontece pois agora parte do escoamento é dirigido para a região de separação, causando maior agitação no fluido, estabilizando-o e acabando com o problema. Que tal esta explicação?

Para o próximo mês, vou propor algo diferente e imagino bastante popular também:
Na pia ou na banheira, para qual lado a água gira no hemisfério norte, se comparada com o hemisfério sul?

Lembrem-se: as duas melhores respostas ganham cada uma, um kit gratuito com 3 treinamentos da Mecânica Online! Abraços e até o próximo mês.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil