Os extrapesados mais potentes do portfólio da VW Caminhões e Ônibus trazem cabine a toda prova para encarar qualquer rodagem, utilizando o que há de mais inovador em termos de materiais, em linha com a evolução mundial no segmento de matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria automotiva, reunindo aços de alta resistência e menor espessura, além de plásticos de engenharia.
Por fora, a grade foi projetada com material que combina alta resistência, leveza, tecnologia e permite peças que refinam as linhas de design. Robustez, linhas marcantes e aerodinâmica são características neste projeto.
O para-choque é tripartido, com materiais resistentes às intempéries e à radiação ultravioleta e o resultado é um conjunto leve, comparando-se com um para-choque inteiriço, evidenciando um design elegante e aprimorado.
Além disso a parte central do para-choque apresenta um visual premium com barras horizontais cromadas, com formato aerodinâmico e direcionamento do fluxo de ar para o radiador, aumentando a eficiência do sistema de refrigeração, o que se traduz em redução no consumo de combustível.
Por dentro, mais inovação: todo o teto é projetado com material compósito feito no Brasil, propiciando redução de peso da ordem de 25% com relação ao similar metálico.
A combinação dos materiais, além de trazer leveza, reduz componentes, contribui para o conforto acústico e térmico. O tecido com acoplamento, aplicado diretamente e desenvolvido no Brasil especialmente para o modelo, remete a um toque macio e acabamento superior.
Para entrar na cabine do novo VW Meteor, o motorista conta com portas que abrem 90° e degraus devidamente posicionados, permitindo o acesso livre de obstáculos, fácil e seguro, com alças nas duas extremidades das portas.
Tudo está à mão – Dentro da cabine o motorista encontra com ergonomia desenvolvida sob medida. O volante tem ajustes de altura e profundidade, é multifuncional, com teclas de comandos posicionadas para serem acessadas de forma rápida e direta, sem necessidade de retirar as mãos do volante.
No painel de instrumentos destaca-se o conceito modular, que permite organizar dispositivos como rádio, multimídia, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. No painel ainda podem ser provisionadas até 50 teclas, dependendo da configuração do modelo, para que o motorista controle os mais diversos sistemas de modo fácil e rápido.
Até mesmo a operação do câmbio automatizado é feita por meio de tecla no centro do painel, posicionada de forma a não desviar a atenção do motorista.
Neste mesmo módulo encontra-se o comando do ar-condicionado digital: basta selecionar a temperatura desejada com o modo automático acionado para seguir viagem com todo o conforto, sendo que a cabine conta com saídas centrais, inferiores e superiores no para-brisa e adicionalmente nas janelas das portas, o que melhora a distribuição do ar e a climatização da cabine e é um diferencial em condições adversas, evitando o embaçamento dos vidros.
Todos os comandos do painel de instrumentos estão à vista e ao alcance das mãos. O mesmo acontece nas portas, com os botões dos vidros elétricos, com sistema de um toque, e dos retrovisores, inclusive com aquecimento, para os dias frios.
Além disso, o banco do motorista prima pela ergonomia: traz apoio para o braço de série, apoio para cabeça integrado, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao próprio banco, condição fundamental para evitar solavancos durante percursos em terrenos irregulares ou muito acidentados, de modo que a condução seja a mais confortável possível.
A suspensão no banco, o formato do assento e do encosto colaboram para um percurso com menos desgaste a bordo. Além disso, os tecidos trazem uma série de tecnologias premium, proporcionando toque macio, redução da sujidade, fácil limpeza e secagem rápida (dry fit), além da utilização de materiais ecologicamente corretos.
E nos bancos as novidades não param por aí: há ainda a opção de bancos em Courino Premium, com uma padronagem especial e desenvolvida especificamente para mercado brasileiro.
E na hora do descanso – Para o conforto na hora do repouso, o novo Meteor traz uma das maiores camas do mercado, completamente plana, cortinas para a cama e para todas as janelas e para-brisas, com sistema black out, para garantir a privacidade.
O tecido da cama conta com propriedades repelentes e antibacterianas, traduzindo-se em conforto com um tecido suave, agradável ao toque, fácil limpeza e que pode ser removível para lavagem, tudo pensado para o bem-estar do motorista e a higiene.
Sob a cama, que é basculável, há espaço para bagagens, além das caixas de ferramentas multiuso, com porta-objetos integrados e acesso por dentro da cabine.
A movimentação dentro da cabine e o acesso à cama são facilitados pela excelente área central, pela altura até o teto (uma das maiores da categoria) e com o assoalho completamente plano nesta região.
A área de descanso ainda conta com porta USB para conexão de aparelhos, relógio digital, iluminação especial e, para deixá-la mais completa, soma-se também um porta-objetos multifuncional retrátil, único na categoria. Durante a noite de sono, o climatizador instalado no teto permite os ajustes por controle remoto para um repouso agradável.
E se precisar, ainda dispõe de iluminação ambiente em LED. A cabine ainda oferece opcionalmente uma geladeira para complementar os atributos de conforto e comodidade.
O mais potente da VW Constellation – Com o maior espaço interno da categoria, a cabine da família Constellation já é reconhecida pelo conforto a bordo pelos clientes Brasil afora. E no novo extrapesado ela ficou ainda melhor: posição de dirigir, empunhadura do volante, novos bancos para motorista e passageiro, painel de instrumentos, porta-objetos, nova cama e espaço suficiente para transitar são destaques.
Ao chegar ao cockpit o motorista já vive uma experiência para lá de positiva: o banco do condutor prima pela ergonomia, traz apoio para o braço de série, apoio para cabeça integrado, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao próprio banco, condição fundamental para evitar solavancos durante percurso em terrenos irregulares ou muito acidentados, de modo que a condução seja a mais confortável possível. A suspensão nos bancos, o formato do assento e encosto colaboram para um percurso com menos desgaste a bordo.
No painel de instrumentos destaca-se o conceito modular, que permite ao operador organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação.
O sistema de ar-condicionado atende às mais rigorosas especificações. Graças à caixa de ar de rendimento superior, tem alta e rápida capacidade de resfriamento da cabine, que se soma à ventilação com fluxo de ar intenso.
Como o caminhão é muitas vezes a segunda casa do motorista, o momento de repouso a bordo também recebeu atenção: a nova cama em posição mais elevada e porta-objetos próximos e de fácil acesso para otimizar o espaço, além do guarda-volume sob a cama com aumento de 10% na capacidade de armazenamento.
Por fora, robustez a toda prova para encarar os terrenos mais acidentados. O novo modelo tem um maior ângulo de ataque e o para-choque agora é metálico, o que evita a deformação e quebras, preservando o design singular dos modelos Constellation.
Os faróis também contam com proteções extras, através das grades metálicas frontais incorporada ao modelo sem detrimento da beleza do design.
Os retrovisores são escamoteáveis e contam com sistema de amortecimento para recuo e fechamento, caso haja obstáculos no percurso e para aplicações que requerem o constante fechamento dos espelhos.
Alta tecnologia em materiais – O projeto do novo Constellation conta com materiais de alta tecnologia que agregam sustentabilidade e contribuem para a redução do peso do veículo e também para a segurança.
A estrutura da cabine é um dos destaques: o habitáculo conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29/2).