sexta-feira, 18 abril , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Estudo sobre o mercado de caminhões no Brasil prevê redução no número de marcas concorrentes até o fim da década

A MA8 Management Consulting, grupo de consultores especializados na indústria automobilística, desde carros de passeio até equipamentos de mineração e máquinas de construção, divulgou novo estudo sobre o setor de caminhões no Brasil, que confirma as projeções feitas pela empresa no início deste ano.
A novidade fica por conta da movimentação dos segmentos e da previsão de redução no número de empresas concorrentes até o final da década.
Em suas projeções a MA8 utiliza um critério exclusivo com análise dessazonalizada e leva em consideração fatores de influência como disponibilidade de crédito, estabilidade política, períodos eleitorais, legislações específicas, movimentações econômicas da China e dos EUA, balança comercial, PIB agrícola, serviços, investimento primário, endividamento, termos de troca e flutuações da economia local.
Segundo a consultoria, a indústria de caminhões somente recuperará os níveis de produção local que foram atingidos no Brasil em 2011, após o início da próxima década. Antes disso, o setor terá picos esporádicos de expansão seguidos por efeitos colaterais de mercado.
Os segmentos de caminhões semileves, leves e médios entre 2,8 e 15 toneladas de PBT voltarão a crescer em decorrência das restrições urbanas de circulação, acessibilidade em preço e modal de distribuição. Ainda de acordo com o estudo, as marcas tradicionais de caminhões presentes no Brasil deverão intensificar a concorrência no segmento de entrada semileve, principalmente devido à necessidade das redes de concessionárias por produtos de alto giro.
A tendência de crescimento médio anual dessazonalizado está mantida como divulgada anteriormente pela consultoria, abaixo de 4% ao ano até 2022.
A nova divulgação aponta para a redução de marcas concorrentes no setor até o final dessa década, sendo que as seis principais marcas de caminhões continuarão detendo mais de 80% do mercado.
“Atualmente o setor conta com 16 marcas de caminhões, embora nem todas apresentem volume de vendas significativo. Algumas marcas dificilmente resistirão até o final da década e entre os principais fatores negativos estão a perda de competitividade,  dificuldade em constituir uma rede de concessionárias no País, endividamento e  redução dos volumes do mercado,  que não sustentam os investimentos necessários para manter as operações no País”, explica Orlando Merluzzi, presidente da MA8 Consulting.
O segmento de caminhões pesados deverá recuar em participação na indústria, abaixo dos níveis que possuía no início desta década.
“Incertezas econômicas, restrições ao crédito, dificuldade de caixa das transportadoras e uma nova onda de consolidação entre as empresas de transportes no País, devem afetar o segmento mais profissional do setor, onde haverá pouco ou quase nenhum espaço para novas marcas se consolidarem”, diz o executivo.
Segundo a consultoria, o setor de caminhões deve encerrar a década com um volume anual 18% menor do que no início do decênio.
“Somente um plano nacional consistente de renovação da frota, que ofereça crédito ao autônomo e ao comprador dos caminhões usados, poderá reverter esse quadro. Não adianta os governos estaduais ofertarem planos isolados e sem coordenação, pois a demanda existe, mas precisa de crédito e de quem esteja disposto a assumir o risco. O BNDES e os bancos privados são naturalmente avessos a esse risco. Se houver disponibilidade de crédito o setor retomará rapidamente e poderá recuperar os volumes do início da década”, finaliza Merluzzi.
A MA8 considera o mercado de caminhões com a extensão da segmentação de entrada e inclui os modelos acima de 2,8 toneladas de PBT.
Sobre a MA8 Management Consulting
A MA8 é uma consultoria de gestão empresarial, suporte a investimentos, inteligência de mercado e estratégia de operações no Brasil e América Latina, composta por experientes consultores e conselheiros no setor automotivo on-road e off-road. A empresa foi criada em 2012 e tem como característica a exigência de uma experiência mínima de 30 anos para seus consultores.  www.ma8consulting.com
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Transportadora Contatto

Avaliação MecOn

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS