sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Onix Turbo foi o escolhido para estrear versão RS no Brasil

Dentro da linha de séries especiais, a versão RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, pelo fato de agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo ao veículo e dão um toque ainda mais marcante para o interior.

Inicialmente presente apenas em carros icônicos da marca, seu conceito vem se expandindo para diversos modelos recém-lançados do portifólio. No Brasil, o Onix foi o escolhido para estrear a versão RS, justamente por alcançar diversos perfis de clientes com seu grande volume de vendas.

- Publicidade -

O Onix RS se destaca pelos diversos itens exclusivos. A dianteira traz uma nova grade tipo colmeia, spoilers mais pronunciados esculpidos nas extremidades do próprio para-choque e um imponente conjunto luminoso, com faróis tipo projetor com máscara negra e luz DRL com moldura em preto brilhante, além do exclusivo emblema RS e da gravata Chevrolet “black bow tie”.

Na lateral, o modelo traz os retrovisores pintados em preto metálico, combinando com as novas rodas em alumínio de 16 polegadas e uma saia lateral na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo.

Na traseira, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS traz um aerofólio que parece “flutuar” sobre a tampa do porta malas. Outra: o emblema com o nome do veículo traz acabamento escurecido. Já o teto é pintado na cor preta.

- Publicidade -

“O exterior é caracterizado pelos diversos acabamentos em tons de preto. A grade, as rodas e o logo ‘Onix’ ganham um tom preto brilhante, já os retrovisores, o teto e o aerofólio são pintados com uma tinta metálica, enquanto as máscaras dos faróis e os adesivos de coluna são foscos para que criem um efeito interessante com qualquer uma das três opções de cores para a carroceria: Branco Summit, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Na parte externa os detalhes estão em preto, na cabine, a cor escolhida para levar a esportividade foi a vermelha.

A cor está presente nas costuras pespontadas da forração do volante esportivo de base reta, iguais às que decoram os bancos inteiriços envolventes, inspirados em carros de competição.

- Publicidade -

Já as saídas de ar trazem molduras com um toque vermelho acetinado que combina com o grafismo do quadro de instrumentos projetado especialmente para esse carro. Os ponteiros são iluminados em LED.

Vale destacar que este modelo é o único da linha a trazer cabine com revestimento de teto e colunas escurecidos, o que cria uma atmosfera única aos ocupantes.

“O Onix RS conecta a paixão do consumidor por carros especiais unindo design esportivo com a eficiência do motor turbo e o acerto de direção e de suspensão já específicos do hatch. Numa combinação singular de estilo, performance e prazer ao dirigir”, diz Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia da GM América do Sul.

A transmissão é automática, de seis marchas, que garante ao carro a agilidade da opção manual nas arrancadas de 0 a 100 km/h, por exemplo, em até 10,1 segundos.

Na comparação com outros compactos de apelo esportivo, o Onix RS aposta na vantagem principalmente pelo menor consumo de combustível, que chega a ser 30% melhor.

De acordo com os dados do Inmetro, o carro percorre com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade.

Com etanol, os números são: 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente. Contribuem também o baixo peso (1.085 kg) e a excelente aerodinâmica do Chevrolet.

Outra novidade está relacionada a conectividade. O Onix RS traz uma tela maior, de oito polegadas, para o MyLink compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Seguem os principais diferenciais e equipamentos do veículo:

Acabamentos exclusivos
• Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
• Kit aerodinâmico com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral e aerofólio
• Faróis tipo projetor com máscara negra
• Luz de condução diurna em LED com moldura em preto brilhante
• Rodas de 16 polegadas com design esportivo
• Retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico
• Logo Onix em preto fosco
• Revestimento interno de teto e coluna escurecidos
• Volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida
• Acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas
• Padronagem de banco RS
Conectividade, conforto e segurança
• MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas
• Sistema de áudio com seis alto-falantes
• Ar-condicionado
• Direção com assistência elétrica
• Travas e vidros elétricos com controle remoto na chave
• Sensor de estacionamento traseiro
• Computado de bordo
• Controlador de limite de velocidade
• Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
• Regulagem de altura e profundidade para o volante
• Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
• Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
• Controle eletrônico de estabilidade e tração
• Assistente de partida em aclive
Mecânica
• Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética
• Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro
• Acerto dinâmico de direção e de suspensão específicos do hatch

O consumidor ainda pode personalizar o veículo com diversos acessórios, como tapetes de carpete com borda vermelha e logo “RS”, pedaleiras esportivas, tapete de bandeja de porta-malas, ponteira do escapamento cromada com dupla saída e antena de teto mais curta.

Constante evolução – A chegada da segunda geração do Onix, no ano passado, reforçou este posicionamento e inaugurou no segmento um patamar ainda mais elevado em relação a segurança, performance, nível de equipamentos e design.

Aliás, o novo visual do produto é o quesito que mais encanta os clientes, e num grau similar apenas ao de carros de categoria superior, apontam pesquisas da marca.

E o Onix quer surpreender novamente em estilo, só que desta vez com dois modelos especiais.

O primeiro deles é o Onix RS, que une um design esportivo inédito com a eficiência do motor turbo e o acerto dinâmico tão particular do hatch.

A outra novidade é estreia mundial do Onix Plus Midnight, que marca o lançamento do acabamento todo preto da grife global da Chevrolet para agregar sofisticação com um toque de atitude incomuns em sedãs.

“Apesar de focar em públicos distintos, o Onix RS e o Onix Plus Midnight foram concebidas para atender consumidores que fazem questão de expressar sua personalidade, sua atitude e até seu estilo de vida através de produtos com um estilo realmente diferenciado. Tudo dentro de um posicionamento bem interessante, já que os dois novos modelos estão na mesma faixa de preço de outras versões do Onix com nível de equipamento semelhante”, explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.

A versão RS traz um apelo mais arrojado e esportivo, enquanto o Midnight mescla ousadia e elegância. Em relação à configuração, essas duas novidades da linha Onix reúnem os equipamentos considerados essenciais pelos seus respectivos clientes, como a eficiência do motor turbo, o conforto da transmissão automática, a segurança dos seis airbags e a conectividade do sistema MyLink, agora com tela maior, de 8 polegadas.

“Onix RS e o Onix Plus Midnight estreiam apenas um ano após o lançamento da nova geração. Nossa motivação deve-se à rápida resposta do mercado ao nosso planejamento estratégico. O Novo Onix já se mostrou ser um sucesso, tendo dobrado a participação das versões mais sofisticadas, que já representam metade de todo volume de vendas do modelo, o que mostra a força da marca. Além disso, enriquecemos o mix com a maior participação do sedã, o que contribuiu ainda para que o Onix Plus ampliasse sua liderança na categoria”, conta Mahnke.

A versão RS do hatch a série Midnight do sedã começam a chegar às concessionárias Chevrolet a partir de outubro também para ampliar a diversidade de versões do Onix, modelo que se transformou no compacto mais vendido da Chevrolet no mundo.

No Brasil, o Onix é ofertado em duas opções de carrocerias (hatch e sedã), três pacotes mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e, a partir de agora, em mais dois níveis de acabamentos (MT, LT, LTZ, RS, Midnight e Premier)

 

Preços – Novo Onix RS 2021 tem preço sugerido de R$ 75.590 e o Onix Plus Midnight sai por R$ 81.390.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn